Artigo

A importância do Mindset Digital no mundo corporativo

Redação Alura

Todos os dias, novas soluções digitais são lançadas e difundidas pelo mundo, simplificando até mesmo as nossas ações mais corriqueiras. No entanto, a existência desses facilitadores não implica, necessariamente, que todas as pessoas estejam aderindo a eles. Afinal, a orientação a essa maior receptividade a tudo o que é novo, é própria de gerações consideradas “nativas digitais”, ou seja: as gerações Millennial e Gen-Z.

Por terem crescido em meio a um contexto de rápida evolução tecnológica, essas pessoas possuem uma tendência natural a uma mentalidade guiada por soluções mais ágeis e práticas.

No meio corporativo, essa mentalidade é chamada de Mindset Digital, e a seguir falaremos sobre os motivos pelos quais essa expressão é associada à evolução do próprio mercado, e por que as empresas deveriam incorporar esse conceito às suas realidades.

Programadores e programadoras sentados a mesa, com seus notebooks e conversando.

O que é Mindset Digital e por que é importante?

Embora tenhamos associado o conceito a uma condição geracional em um primeiro momento, é importante deixar claro que a inclinação a essa maneira de pensar não é exclusiva das gerações mais jovens. Afinal, ter familiaridade com facilitadores digitais é diferente de ter uma visão estratégica sobre um negócio do ponto de vista da inovação, que é justamente o que caracteriza um Mindset Digital.

No entanto, é evidente que o mundo passa por um momento de transição. Muito embora estejamos inseridos em um contexto no qual a tecnologia já foi incorporada ao nosso dia a dia, devemos lembrar de que essa é uma condição relativamente nova. Vinte anos atrás, as soluções digitais estavam apenas começando, e não eram tão acessíveis à população como são hoje.

Por isso, é natural que ainda exista uma certa resistência de parte das empresas em incorporar conceitos inovadores aos seus processos e à sua própria cultura organizacional. Afinal, tudo o que é novo pode gerar dúvida, e muitas vezes algo que é capaz de simplificar e otimizar processos, acaba sendo visto como demasiadamente incerto e arriscado.

Mas o fato é que, cada vez mais, a tecnologia aparece como um elemento indissociável dos comportamentos e hábitos de consumo da população, e da evolução do próprio mercado. Portanto, desenvolver um Mindset Digital — ou seja: uma reconfiguração da mentalidade corporativa, mais pautada pela incorporação estratégica de soluções inovadoras aos processos e interações entre equipes — é algo fundamental para que as empresas se mantenham relevantes e competitivas.

Como incorporar um Mindset Digital à realidade da sua empresa

A Transformação Digital é um processo que já vem sendo incorporado a empresas de diversas áreas há alguns anos. No entanto, nem todas realmente compreendiam o que essa transformação poderia proporcionar até pouco tempo atrás.

É claro que, como todo processo de adaptação, este também depende de uma curva de aprendizagem orgânica, no qual os resultados das estratégias digitais — tanto negativos como positivos — podem ensinar muito sobre os melhores caminhos de gestão para o futuro.

Desde o início de 2020, quando o distanciamento social se tornou uma regra para toda a população mundial, o processo de digitalização deixou de ser uma consequência da evolução tecnológica e passou a ser uma regra de sobrevivência para os negócios. Neste momento, empresas que já tinham um Mindset Digital, foram capazes de encontrar os melhores caminhos para manter suas operações.

Essa mentalidade orientada pela tecnologia é refletida por uma série de ações estratégicas, tais como o investimento em soluções automatizadas, a incorporação de metodologias ágeis ao dia a dia das equipes e, sobretudo, a contratação de profissionais de desenvolvimento de software para otimizar sites, aplicações e outros sistemas importantes.

Em muitos casos, a digitalização e desburocratização de processos foi capaz de aumentar a produtividade dessas empresas, assim como alcançar diferentes públicos e, consequentemente, aumentar seus lucros. Afinal, os meios digitais abrem portas para o diálogo com pessoas e potenciais clientes jamais imaginados em um contexto analógico.

Se você possui um pensamento orientado pela tecnologia e gostaria de desenvolvê-lo através de ações estratégicas para impulsionar os resultados da sua empresa, fale conosco! Podemos desenvolver, juntos, uma solução personalizada para o futuro dos negócios.

Nós sabemos que tecnologia é pra todo mundo

Essas empresas acreditam nisso também: