Peça um orçamento Login
Artigo

Como funciona o Mobile Learning na capacitação de equipes

Athena Bastos

Athena Bastos


Neste artigo, falaremos sobre Mobile Learning: características, como funciona em EAD e principais benefícios para empresas e para equipes.

Praticidade, flexibilidade, adaptabilidade. Todos esses são termos cada vez mais presentes quando falamos em tecnologia e em seu poder no dia-a-dia. Em nossos bolsos, em nossas bolsas, hoje temos acesso a uma gama de possibilidades, conteúdos que nos aproximam mesmo diante das barreiras físicas. E apesar dos contras que eventualmente decorrem de todas as ferramentas humanas, a comodidade da tecnologia abre espaços para o desenvolvimento das pessoas, motivo pelo qual conquistou as empresas em suas estratégias de aprendizado corporativo.

Como aponta um relatório elaborado pela The Josh Bersin Company, em conjunto à NIIT, o mobile learning é uma tendência que aproxima a educação corporativa das experiências cotidianas de colaboradores e colaboradoras. E contribui para a eficácia de um aprendizado tão adaptativo quantos as organizações, o que ele traduz através da figura das ALOs - Adaptative Learning Organizations.

“A maior parte dos funcionários de grandes organizações globais trabalham em ambientes altamente conectados e viabilizados pelo digital. O ecossistema de aprendizado dessas organizações replica o seu ambiente de trabalho. É multimodal, combinado e a qualquer hora, em qualquer lugar. Confiamos fortemente em ferramentas digitais, independentemente de nossas funções. Nossas plataformas sociais, dispositivos móveis e ferramentas online desempenham um papel vital em nossos trabalhos diários. [...] Ter um modelo ágil de entrega de serviços permite que os ALOs antecipem e façam a transição mais facilmente para essas novas formas de fornecer aprendizado."

mobile learning

O que é mobile learning?

Também conhecido como M-learning, o Mobile Learning é uma forma de aprendizado por meio de dispositivos móveis e uma nova maneira para treinar e capacitar equipes de todas as áreas.

Muitas organizações ainda enxergam o smartphone como um inimigo para a produtividade. Porém, esse dispositivo pode ser um grande aliado na hora de capacitar seus funcionários.

VEJA TAMBÉM:

O Mobile Learning é um método de ensino que utiliza dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para treinamentos e cursos a distância. Isto é, o aluno aprende a qualquer hora, em qualquer lugar e de maneira individual.

Checklist Desenvolvimento de pessoas em tecnologia - baixe agora

Quais as características do mobile learning?

Todas as atividades de aprendizado realizadas em um ambiente virtual (eletrônico), com a disponibilização de vídeos, animações e outros recursos, além do apoio da internet, chamam-se e-learning.

Quando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) roda em aplicativo para smartphones, chamamos mobile learning.

De modo geral, as principais características do mobile learning são:

  • Multifuncionalidade;
  • Conectividade;
  • Personalização;
  • Diversidades;
  • Flexibilidade;
  • Acessibilidade

Como é utilizado o m-learning na EAD

Como vimos antes, o mobile learning tem crescido dentro das estratégias de educação corporativa, porque permite aproximar o aprendizado ao cotidiano de colaboradores e colaboradoras.

Sobretudo após 2020 e o advento da pandemia da COVID-19, que exigiu a migração de inúmeras empresas para o formato de trabalho remoto, o m-learning, assim como as demais ações de e-learning, tiveram papel fundamental. Afinal, permitiram o desenvolvimento mesmo fora do ambiente físico corporativo: a educação à distância (EAD).

Pensando, também, que o trabalho remoto permite a contratação de pessoas em qualquer lugar do mundo, utilizar esses recursos viabiliza a capacitação de funcionários e funcionárias, ao seu tempo e em seus espaços.

Mas como utilizar esse formato de fato?

O formato mobile learning pode ser utilizado em conjunto às estratégias de universidade corporativa. Porém, recomenda-se que se pense em uma estrutura adaptável ao formato mobile, senão em formato próprio, ainda que com os mesmos conteúdos.

Soluções de educação corporativa terceirizadas também podem oferecer versões em aplicativo, o que facilita o processo para as empresas. Assim, além dos cursos e treinamentos oferecidos, a estrutura da versão mobile fica sob responsabilidade da solução contratada.

É importante observar também se há dados disponíveis sobre a experiência dos usuários e usuárias no mobile, para acompanhamento de métricas de engajamento e insights sobre novas oportunidades.

M-learning e microlearning

Em outro artigo, já comentamos os benefícios do microlearning e como ele se encaixa em um mundo que exige a rápida e constante adaptação.

E nada melhor do que a possibilidade de ter formatos de aprendizado curtos, focados e também disponíveis em aparelhos móveis.

De modo geral, as estratégias de mobile learning já seguem a linha do microlearning, pois são estratégias que se complementam e oferecem oportunidades de desenvolvimento diferenciadas. Isto significa que os alunos e as alunas, os colaboradores e as colaboradoras, possuem maior autonomia sobre quando, onde e como aprendem.

Em uma viagem, em um Uber, em um ônibus, em um espaço de tempo entre as atividades, basta acessar o celular e assistir a um vídeo para crescer continuamente.

Sistemas de aprendizagem: o e-learning e o impulso do aprendizado contínuo

Desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo é uma tarefa que exige comprometimento, mas também a compreensão da experiência do colaborador e da colaboradora (Employee Experience).

O conhecimento que se tem hoje nem sempre é suficiente para atender as demandas do futuro. É preciso ir além, enxergar o não óbvio e se permitir conhecer mais, aprender de novo.

Para isso, as empresas precisam entender como se encaixam, também, na experiência de aprendizado de cada pessoa, com sistemas de aprendizagem que permitam autonomia e personalização.

E-learning, mobile learning, LMS (Learning Management System), LXP (Learning Experience) são estratégias que despontaram e não por acaso: elas permitem o desenvolvimento contínuo e a agilidade necessária para negócios do futuro.

Maior escola de tecnologia do país - saiba mais

Vantagens do mobile learning para as empresas

Esse modelo de aprendizagem traz diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores, pois ambos ganham com o aproveitamento da mobilidade.

Mas afinal, quais são esses benefícios de implementação do Mobile Learning dentro de uma cultura empresarial?

Motivação da equipe

O mobile learning contribui para equipes mais motivadas.

Em treinamentos corporativos convencionais, é frequente vermos uma sensação de obrigação por parte dos funcionários para realizá-los, enquanto que, com o Mobile Learning, essa sensação diminui por conta da flexibilidade.

Rápida capacitação

O tempo é otimizado com treinamentos à distância, pois o funcionário não precisa necessariamente estar na empresa para se capacitar.

Além disso, os cursos de curta duração e disponíveis em aparelhos móveis contribuem para a flexibilidade do aprendizado. Dessa maneira, a pessoa pode se desenvolver de acordo com a sua rotina.

Diminuição de gastos

Embora possa haver alguns custos de desenvolvimento, caso a empresa queira uma versão mobile mais otimizada de sua universidade corporativa, o mobile learning dispensa materiais ou espaços físicos antes necessários para realização de treinamento in company.

No caso de soluções terceirizadas, é ainda mais prático para a empresa, pois essa estrutura já existe.

Desse modo, o colaborador ou a colaboradora pode aprender acessando a plataforma direto de seu próprio celular, de qualquer lugar.

Vantagens do mobile learning para as equipes

Agora, vejamos as vantagens pelo ponto de vista das equipes.

Liberdade de aprendizado

“Aprenda onde quiser”. Situações que antes eram improdutivas, como esperar em uma fila de banco ou o trajeto entre casa e trabalho, tornam-se grandes oportunidades de aprendizagem com o Mobile Learning.

Dinamismo

Com o M-learning, o colaborador tem uma participação ativa e desafiadora, enquanto que, em treinamentos corporativos tradicionais, eles ficam passivos diante das informações que recebem.

Personalização

Individualidade e personalização são palavras-chave quando falamos de mobile learning.

Este método se adapta a qualquer estilo de vida, servindo às mais variadas rotinas e dispensando planejamentos especiais para a realização dos cursos.

Quer implementar essa cultura em sua empresa? Aqui na Alura para Empresas, temos um time focado nessas estratégias de capacitação e engajamento de times inteiros, em qualquer hora e lugar. Quer saber mais? Entre em contato com a gente! :)

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=