Artigo

A importância do e-learning no ambiente corporativo

Redação Alura

O ano de 2020 foi um ano em que o digital teve uma importância inenarrável. A necessidade por tecnologia foi tanta que diversos fluxos passaram pelo processo de digitalização. De forma geral, o ser humano e a tecnologia nunca estiveram tão próximos. E, com o passar do anos, é de se observar que essa tendência fique ainda maior.

Nesse último ano, o termo e-learning, com certeza, deve ter passado por você. Devido à impossibilidade de aglomerações, espaços como salas de aula tiveram que ser substituídos por opções não-presenciais. Nesse contexto, escolas, universidades, espaços de cursos técnicos e livres, tiveram que olhar para o ensino à distância para sobreviver.

 e-learning

O que é e-learning?

Como “e-mail”, termo já bastante difundido no Brasil, o conceito de “e-learning” se utiliza da mesma abreviação para sintetizar o que seria o “eletronic learning”, ou, em português, o aprendizado eletrônico. Basicamente, o e-learning é uma modalidade de aprendizado oferecida de forma completamente virtual.

O e-learning pode ocorrer através de computadores, tablets, ou, até mesmo, celulares. A principal estratégia por trás dessa tática é ter a internet como um forte aliado. Ao mover o aprendizado para o campo digital, o aluno e o professor se dispõe a um modelo mais flexibilizado de ensino. Afinal, o e-learning não depende de um lugar ou horário fixo.

Nesse artigo, nós vamos explorar os benefícios do e-learning e como ele pode ser incrivelmente útil dentro do ambiente corporativo.

E-learning síncrono vs. assíncrono

Antes de entender os benefícios do e-learning, vale analisar os dois grandes meios de como ocorre esse método na prática. São eles: o e-learning síncrono e o e-learning assíncrono.

  • Síncrono

A grande diferença entre esse meio e o outro diz respeito, principalmente, ao espaço-tempo em que a aula ocorre. O e-learning síncrono ocorre quando o professor e o aluno estão em aula ao mesmo tempo. Esse tipo de aula ocorre, geralmente, através de vídeo conferências.

As vantagens do meio síncrono é a praticidade envolvida quando o professor e o aluno estão ao vivo no mesmo espaço de tempo.

Nesse cenário, o professor pode realizar perguntas que devem ser respondidas ao vivo, aumentando o engajamento do aluno com a aula. E, o aluno, caso apresente dúvidas, pode saná-las imediatamente, contribuindo para um fluxo de aula mais dinâmico.

  • Assíncrono

O espaço-tempo da aula assíncrona é outro. Ao invés de ser realizada ao vivo, essa modalidade ocorre quando aluno e professor não se encontram online ao mesmo tempo. Esse tipo de aula costuma ocorrer através de vídeo-aulas ou, até mesmo, posts em blogs ou áudios, como podcasts.

Nessa modalidade, para compensar a falta de interação ao vivo, é possível criar ambientes virtuais de comunicação.

Fóruns online, por exemplo, conseguem ser uma ótima opção para solucionar a necessidade de contato. Além de ser um canal em que o professor pode passar, por escrito, uma quantidade maior de materiais de estudo que complementam a aula oferecida, os fóruns também podem ser um ambiente de troca constante entre o professor e o aluno e entre o aluno e seus colegas de classe.

estudando no computador

As vantagens do e-learning no ambiente corporativo

O e-learning pode aparecer no ambiente corporativo como uma solução para duas grandes necessidades empresariais: o treinamento e a capacitação contínua.

Treinamento corporativo de novos talentos

Em diversas empresas é bem comum que, após uma contratação, haja um período de treinamento para que os novos colaboradores consigam se adequar à cultura da mesma. Através do treinamento corporativo, empresas conseguem alinhar seus objetivos e necessidades de forma estratégica com seus funcionários.

As vantagens de promover um treinamento através do e-learning são diversas.

Primeiro, o horário flexível da aula permite que o aluno estude entre uma obrigação e outra. Segundo, o método de video-aula possibilita uma padronização do conteúdo. Sem contar que, uma vez realizado, o conteúdo pode ser replicado para o maior nível de pessoas possível. E, finalmente, o e-learning oferece um custo baixo para a empresa que necessita apenas fazer um investimento inicial.

Capacitação constante e autodesenvolvimento profissional

Outra forma de usufruir do e-learning dentro do ambiente corporativo é através da promoção de uma capacitação constante para os colaboradores.

Há vários métodos para que essa ideia seja colocada em prática: cursos de capacitação podem ser realizados através de seminários, conversas, eventos, webinars e, claro, e-learning.

O benefício do e-learning, nesse caso, é oferecer flexibilidade para o colaborador e incentivá-lo a sempre continuar aprendendo.

O microlearning, por exemplo, é uma forma de aplicar o e-learning no dia a dia de todos os funcionários de forma simples. Ao invés de se dedicar a treinos mais extensos, o colaborador pode se dedicar diariamente e por um curto período de tempo. Essa estratégia oferece conteúdo constante e pode ser mais eficaz para o desenvolvimento profissional de colaboradores.

Através do e-learning, você permite o autodesenvolvimento de todos os seus funcionários, que conseguem se manter continuamente atualizados, tão rapidamente quanto ocorre mudanças no mercado.

A capacitação constante promove uma empresa mais moderna e mantém o colaborador mais engajado. São benefícios para ambos os lados.

Se interessou pelo e-learning e quer inserir esse método na sua empresa?

Conte com a gente! Aqui, na Alura Para Empresas, nós te ajudamos a implementar o e-learning na sua empresa de forma dinâmica e profissional. Promova um aprendizado personalizado com o apoio da nossa equipe capacitada. Entre em contato com a gente para saber mais!

Nós sabemos que tecnologia é pra todo mundo

Essas empresas acreditam nisso também: