Relembre as mais importantes atualizações do Google nos algoritmos de busca

Relembre as mais importantes atualizações do Google nos algoritmos de busca
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Você está de olho nas atualizações do Google, não é mesmo? A sua maior vontade é conseguir entender quais são os desejos da empresa para poder adequar suas páginas.

Ao final do artigo, você entenderá quais são os principais desejos da empresa para que suas produções possam se adaptar a ela.

Boa leitura!

1. Panda

O Google Panda foi criado pela empresa para melhorar a avaliação sobre a relevância e qualidade das páginas na internet.

Panda 1.0

Essa atualização visava encontrar sites que contratavam redatores que criavam conteúdos fracos.

O único objetivo existente era posicionar o site entre os dez primeiros. A ação, que foi pensada primeiramente para os EUA, afetou cerca de 12% dos resultados de busca.

O problema não estava na contratação de redatores, mas não na qualidade do conteúdo entregue.

Panda 3.0

Essa atualização, utilizada a partir de outubro de 2011, ajudou grandes sites, como a FoxNews, a melhorar seu posicionamento nas buscas.

Nessa etapa, algumas recomendações feitas para auxiliar os profissionais foram:

  • dar força aos conteúdos antigos e permanecer com tudo quanto é valioso;
  • adicionar sistematicamente novo conteúdo. Prezar principalmente pela originalidade e evitar duplicar material já existente;
  • utilizar dados com fontes confiáveis;
  • prezar pela escrita fluída e gramaticalmente correta.

Panda 4.2

Após o lançamento dessa atualização, a empresa confirmou que 2 a 3% das buscas realizadas em inglês foram afetadas.

De acordo com o Google, as mudanças foram pequenas, porém as principais ressaltaram algumas modificações importantes. Podemos citar a necessidade de atualização frequente do blog.

O mais importante é que aqueles que sofreram impacto com a atualização puderam recuperar o tempo perdido e voltar a se posicionar como antes.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

2. Payday Loan

Lançada em 2013, a versão Payday Loan teria inicialmente um impacto próximo a 0,3% nas buscas efetuadas nos EUA.

O principal objetivo era deixar as buscas mais limpas em mercados que tradicionalmente eram conhecidos pelo uso de spam, como pornografia e empréstimo bancário.

Assim, os principais impactados com a Payday Loan foram os sites que estavam ranqueados em buscas com alto volume, mas possuíam conteúdo com spam e recebiam links de práticas não naturais.

A principal ação para profissionais de SEO e blogueiros era (e ainda é) conseguir links de forma natural. Além disso, preparar conteúdo para auxiliar, de fato, seus usuários.

3. RankBrain

Podemos dizer que o RankBrain é uma experiência de inteligência artificial, para ajudar tanto o processamento de buscas quanto o ranqueamento das páginas.

O grande diferencial dele é a possibilidade de aprender sobre o comportamento de páginas e diferenciar as formas com que lida com os resultados de forma dinâmica.

Isso significa que o RankBrain é capaz de identificar sinônimos, plurais e coletivos dos termos utilizados pelos usuários na ferramenta de busca.

Além disso, ele consegue entender melhor o funcionamento de buscas com mais de uma palavra-chave (palavra-chave de cauda longa).

Dessa maneira, podemos dizer que com esse algoritmo o Google consegue interpretar melhor os termos buscados.

Também entende de forma mais eficaz qual foi a intenção do internauta para fazer a busca. Assim, os resultados podem ser refinados para o usuário.

Diferentemente do que se pode imaginar, o RankBrain não substitui os sistemas anteriores, mas auxilia na interpretação das intenções de busca do usuário, obtendo a eficiência.

Para os blogueiros ou aqueles que trabalham com SEO, um ponto positivo é a possibilidade de utilizar variações das palavras-chave sem ser penalizado na classificação.

4. Quality Update

O Quality Uptade modifica a forma como a empresa identifica quais são as páginas com maior qualidade quando comparadas a concorrentes.

A principal mudança está nos sinais que identificam qualidade em uma página. De acordo com testes, a atualização proporcionou maior credibilidade às páginas e aos blogs informativos, tutoriais e páginas de passo a passo.

Destaca-se que apenas a forma como o Quality Uptade entende que o conteúdo de qualidade sofreu modificações.

Assim, todos os produtores ainda devem focar na criação de conteúdo útil para o público-alvo.

5. Mobile Update (Mobilegeddon)

Diferentemente das outras atualizações que eram mais pontuais, a Mobile Update proporcionou mudanças na forma de ranquear os sites.

A principal diferença estava na preferência do algoritmo por páginas amigáveis a dispositivos móveis.

Assim, sites que proporcionam uma experiência agradável para seus usuários (como utilizar a responsividade) teriam maiores benefícios na classificação.

Embora a expectativa geral dos profissionais e donos de blogs fosse de uma grande reviravolta, os resultados gerados não trouxeram o impacto esperado.

A principal preocupação do Google com o Mobile Update está em trazer uma melhor experiência para os usuários de dispositivos móveis. Dessa maneira, os internautas não se frustram com os resultados das buscas efetuadas.

O maior problema das páginas que não estão otimizadas para essas tecnologias são para leituras e navegação: os visitantes não conseguem acessar a informação desejada com facilidade.

Melhorar a forma com que esse usuário navega em seu site é muito mais do que utilizar um tema responsivo.

Pense em criar um site considerando essas plataformas, ou aprimore seus conteúdos, chamadas, slides, etc.

Se você tem dúvidas se sua página está adequada, o Google possui um teste para ajudá-lo a encontrar pontos negativos e aponta eventuais mudanças e ajustes.

Para não ter medo de nenhuma atualização

Provavelmente você tem medo de que alguma atualização mine todo trabalho que você teve até aqui.

Para a sua alegria, temos boas notícias! Se você deseja melhorar a forma por meio da qual seu site é compreendido pelos buscadores, pense nas ambições e desejos de quem está fazendo as pesquisas em que você deseja aparecer.

As principais modificações nos algoritmos visam melhorar a experiência dos usuários. E o objetivo é bem simples: levá-lo ao encontro do que ele busca.

Dessa maneira, as suas principais ações devem ser melhorar seu conteúdo e a usabilidade do site como um todo.

Caso você seguir essas instruções, fique tranquilo! As atualizações do Google serão tomadas para que os sites como o seu sejam mais bem classificados e recebam maior tráfego.

Por outro lado, se você sempre procura alguma forma de obter visitas sem melhorar o que é entregue para os visitantes, a qualquer momento, uma nova atualização pode diminuir drasticamente suas visitas.

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