Três passos para calcular o ROI em Marketing Digital

Três passos para calcular o ROI em Marketing Digital
Giulia Losnak
Giulia Losnak

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Uma empresa que vende roupas e acessórios criou dois novos modelos de saia e a equipe de marketing deles decidiu realizar uma campanha de um mês no Facebook Ads e Anúncios do Instagram com o objetivo de vender esses modelos.

Após o fim da campanha, a empresa queria saber qual retorno obteve dessas campanhas, ou seja, quantas saias, efetivamente venderam. Ou seja, descobrir quanto desse investimento retornou para eles.

Dentro do Marketing, existe uma maneira de calcular esse retorno, utilizando os dados investidos e o quanto a empresa adquiriu depois de uma campanha. A fórmula é a seguinte:

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Ela tem o nome de Retorno sobre Investimento, o ROI. A equipe de Marketing conhecia essa fórmula, mas como a campanha foi no ambiente digital, eles não sabiam muito bem como calcular o retorno.

Como uma das integrantes da equipe era minha amiga, ela me perguntou. Então, eu lhe disse que podemos utilizar a mesma fórmula do ROI do Marketing Tradicional e aplicá-la ao Marketing Digital, analisando e calculando o retorno de uma campanha com um objetivo específico.

Para aplicar a fórmula mais corretamente ao Marketing Digital, pode-se seguir três passos.

Primeiro: Veja qual resultado a empresa quer calcular

Como vai se tratar somente do ambiente digital, deve-se procurar saber qual campanha ou retorno a empresa quer saber. Ela gostaria de saber o retorno de uma campanha feita com um objetivo específico?

Ela gostaria de saber o retorno, após um certo tempo, do marketing de conteúdo feito pela equipe? Ela gostaria de saber o retorno geral, para avaliar se está compensando investir em Marketing Digital?

Assim, você deve perguntar ao seu supervisor ou contratante qual métrica ou campanha ele gostaria de avaliar ou, então, cálculos como retorno geral são ótimos para valorizar o seu trabalho para a empresa e mostrar que, sim, o Marketing Digital traz um retorno bom e monetário para a empresa.

No caso dessa empresa, eles sabem que querem calcular o retorno que obtiveram no investimento feito nas campanhas no Facebook Ads e Anúncios do Instagram para a venda dos dois novos modelos de saias.

Segundo: Junte os valores de retorno e do investimento feito

Agora que você definiu o que quer calcular, chegou a hora de juntar os valores.

Pegue tudo aquilo que foi investido desde quanto foi pago em cada campanha feita em cada plataforma digital até pagamentos de hospedagem de site, entre outras coisas.

Na empresa que fabrica roupas e acessórios, ao final da campanha, eles investiram 100 reais, em cada uma das plataformas (Facebook Ads e Anuncios do Instagram). Além do investimento em hospedagem do site e domínio.

Então, o total de investimento da empresa nessa campanha foi R$ 300,00.

Do início até o fim da campanha, eles venderam 40 saias, 20 de cada modelo, e cada uma a R$ 50,00. Assim, eles conseguiram um total de R$ 2.000,00 a mais do que eles tinham anteriormente.

Terceiro: Use a fórmula do ROI e avaliar quais foram os resultados

Com esses valores, o próximo passo é pegar a fórmula do ROI e colocar os dados nela.

Assim, no caso da empresa que vendeu as saias, a fórmula ficaria assim:

R$ 2.000,00 foi o total das vendas dos dois modelos das saias e R$ 300,00 foi o total investido na campanha.

Então, continuando a conta:

Então, o ROI da campanha para vender mais saias foi de 566,66%. Convertendo para reais (dividindo o valor em porcentagem por 100), dá 5,66, o que significa que a cada 1 real investido, a empresa obteve R$ 5,60 reais de retorno. Como é um resultado positivo, a campanha gerou lucro para a empresa.

Por fim, para o cálculo do ROI no Marketing Digital é só utilizar a mesma fórmula do Marketing tradicional, porém, focando em um período ou campanha específica, e colocar no investimento tudo que foi gasto em plataformas digitais, o total gasto com anúncios nas redes sociais, em domínio e hospedagem de site. E o retorno obtido após durante o período ou campanha escolhido.

Se quiser saber um pouco mais de ROI e como ele pode ser aplicado em outros investimentos, este post te ensina a como calcular o ROI dos treinamentos online realizados na sua empresa.

Caso também queira saber mais sobre como divulgar sua empresa nas redes sociais, aqui na Alura temos uma Formação em Social Media. Nela você vai ver como trabalhar, divulgar e impulsionar sua marcas nas redes sociais.

Giulia Losnak
Giulia Losnak

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