Data Driven: o que é esse termo e o que isso significa para os profissionais

Data Driven: o que é esse termo e o que isso significa para os profissionais
Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Compartilhe

Atualmente é possível observar uma onda de novas demandas vindas do mercado de trabalho. Novas tecnologias e avanços têm feito os profissionais atuantes se preocuparem cada vez mais com as próprias habilidades e competências.

Um termo que está ganhando espaço dentro das exigências das vagas de emprego é o “Data Driven”, ou “orientado à dados” em português. Mas apesar dessa popularidade, muitas pessoas ainda desconhecem o seu significado e importância dentro dos ambientes empresariais.

O que é "Data Driven"?

Ilustração de uma tela mostrando a representação três tipos de gráficos: um de barra, um de pizza e um último de linha

Você já viu reportagens, notícias ou artigos sobre pesquisas? É comum que na maioria delas tenha a presença de um grupo de pessoas que foram convidadas para participar do experimento, foram estudadas dentro de um contexto e que geraram resultados, para a partir disso analisar e chegar a uma conclusão. Basicamente, esse processo usa dados reais para tomar decisões ou confirmar algo.

Essa é a base da lógica usada na metodologia “Data Driven”!

Data Driven, ou “orientado à dados”, é uma metodologia que tem como princípio a utilização, interpretação e análise de dados como base de todos os processos dentro do ambiente de negócios. Então, por exemplo, se a empresa quer abrir uma nova franquia e após um estudo os dados apontarem que não é o momento certo, todo o projeto é revisto com base nas informações levantadas.

O que faz uma Cientista de Dados? com Mikaeri Ohana #HipstersPontoTube

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Qual é a importância dessa metodologia no mercado?

Imagem de um homem sentado de frente para uma mesa utilizando um notebook, com uma pasta, uma calculadora e um caderno ao redor do aparelho.

Com o crescimento da concorrência e muitas incertezas no mercado, há uma necessidade maior de ideias inovadoras e com riscos calculados. Então é preciso estudar todas as possibilidades, conhecer o meio em que o negócio atua e agir com sabedoria.

A criação de uma estratégia assertiva só é possível se antes houver um conhecimento igualmente assertivo sobre a situação a ser resolvida. Por isso, a utilização de dados vindos através de pesquisas e documentações será a solução que a empresa terá para adquirir conhecimentos confiáveis e mais compatíveis com a realidade, porque eles são os resultados obtidos através do contato direto com as pessoas e/ou fatos reais.

Ou seja, a forma de pensar estabelecida pela metodologia Data Driven oferece maior segurança para as empresas até mesmo nos momentos de tomar as decisões mais difíceis.

Qual é o impacto dessa metodologia na atuação profissional das pessoas?

Imagem de duas mulheres sentadas sobre um sofá. Uma delas está segurando um caderno e um lápis enquanto a outra faz anotações em um notebook.

A metodologia Data Driven tem crescido muito no mercado por conta de suas vantagens, mas com isso também aumenta a necessidade de conseguir profissionais que sejam dirigidos(as) à dados e disseminem essa cultura no ambiente empresarial que forem inseridos(as).

Uma grande curiosidade sobre uma pessoa profissional Data Driven é que essa metodologia se aplica em qualquer área de atuação, não apenas aquelas que são ligadas à tecnologia ou pesquisa. Qualquer especialidade pode usar dados como base para tomar decisões ou estruturar estratégias de negócios. Por exemplo: para que uma doença seja declarada uma pandemia, são analisadas a quantidade de pessoas que estão doentes e os locais em que os casos estão aparecendo.

Por conta dessa importância e flexibilidade, a necessidade das pessoas profissionais desenvolverem essa habilidade de interpretação e análise de dados virou uma nova demanda crescente no mercado. E que tem como previsão se tornar cada vez maior ao longo do tempo.

Design e Dados - Layers ponto tech #71

Case: Banda Metallica

Imagem de um homem tocando sua guitarra e vestido com uma blusa com o nome “Metallica” impresso na frente.

Um case muito interessante sobre o uso da metodologia Data Driven em outras áreas aconteceu com o Metallica, uma banda famosa internacional de heavy metal, que utilizou os dados do Spotify de cada região para definir as músicas que tocaram nos locais que fizeram shows.

A notícia saiu por volta de 2018 e a declaração foi feita pelo CEO do Spotify Daniel Ek, que informou que a banda analisa as informações de quais são as suas músicas mais populares na região que farão os shows e então montaram apresentações que oferecem experiências incríveis ao público.

Esse é um exemplo prático de como o bom uso de dados pode gerar estratégias assertivas, melhorar a tomada de decisões e ajudar na adaptação da oferta de serviços para o público que será atendido.

Conclusão

Imagem de um homem sentado de frente para uma mesa utilizando headphones e um notebook

Como vimos ao longo do artigo, os dados são muito mais do que apenas números: são contadores de fatos. Se soubermos utilizá-los e interpretá-los bem, podemos ter conhecimentos úteis que nos ajudarão a tomar decisões assertivas em torno de algum produto e/ou serviço.

Algo que você precisa manter em mente é que ser um profissional Data Driven exige prática, pois nem sempre ficará facilmente esclarecido como essa metodologia pode se encaixar na sua atuação profissional. Caso esteja sentindo como se estivesse em atraso, lembre-se: o termo Data Driven está em constante evolução no mercado, assim como você também, então é possível crescer juntos(as) com o passar do tempo.

Revisando

Ilustração da tela de um computador exibindo uma planilha repleta de gráficos e tabelas

Neste artigo, conversamos sobre vários tópicos, entre eles:

  • O significado do termo Data Driven, ou Dirigido(a) à Dados;
  • A relação entre a metodologia Data Driven e o mercado;
  • O impacto do crescimento da metodologia na atuação de outros(as) profissionais;
  • O estudo de caso da Banda Metallica.

Curtiu a nossa conversa? Aqui na Escola de Tecnologia Alura temos muitos outros conteúdos para te ajudar no seu desenvolvimento profissional! Vamos deixar algumas sugestões para que você saiba por onde começar:

Bora mergulhar em tecnologia? Venha estudar conosco!


Créditos:

Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

Veja outros artigos sobre UX & Design