Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
É inegável que a tecnologia vem transformando a realidade do trabalho em todos os setores. E para acompanhar essa movimentação é preciso não apenas investir em tecnologia, mas também desenvolver pessoas. Por enxergar a importância das pessoas em sua estratégia, a Suzano criou uma estratégia de Empoderamento Digital alinhada aos objetivos de negócio. E hoje, depois de mais de 200 pessoas capacitadas, não apenas vê os resultados positivos de seu investimento, como pensa em expandir seus projetos.
Maior produtora de celulose de eucalipto e referência global em uso sustentável de recursos naturais, a Suzano vislumbrou o poder da tecnologia mesmo em um mercado tradicional. E entendeu a necessidade de um plano que trouxesse aprendizado, experimentação e desenvolvimento.
Era preciso criar uma cultura de aprendizagem e engajamento em Tech.
Para isso, contou com a parceria da Alura Para Empresas, através de acompanhamento consultivo, encontros de mentoria e palestras. Isto sem falar na construção de trilhas de estudo através dos mais de 1300 cursos disponíveis.
O projeto de Academia Digital que, começou com a formação de Cientistas de Dados, hoje conta com 6 pilares:
Entre os projetos desenvolvidos, alguns trouxeram resultados surpreendentes, inclusive com retorno de mais de R$ 3 milhões em apenas um dos projetos. Veja, então, alguns exemplos:
Um dos projetos implementados pela Suzano visava detectar avarias em fardos de celulose para reduzir perdas de produção. A proposta era fazer essa identificação através da visão computacional e de técnicas de Machine Learning.
O produto começou a ser desenvolvido pelo time de Manutenção e Confiabilidade da Unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Para execução do projeto, todas as pessoas participantes passaram pelas seguintes trilhas de aprendizagem da Alura Para Empresas:
O objetivo era ter uma Inteligência Artificial que identificasse, em tempo real, avarias nos fardos de celulose em linha de produção.
A integração do código, desenvolvido em Python, com o sistema de controle das linhas de enfardamento, garantiu a automação total da solução e uma rápida resposta de parada.
Além dos ganhos em produtividade e de evitar perdas de produto nas etapas finais, esta melhoria também ajudou na segurança do trabalho. Isto porque, a remoção de fardos avariados e o desmonte dos agrupamentos de fardos também gera riscos aos envolvidos.
Segundo Juliano Batista Aguiar, Fabiano Almeida de Castro e Pedro Henrique Moreira, formandos da Academia de Ciência de Dados da Suzano de 2021:
“... o desenvolvimento do MVP foi um grande desafio para o nosso time devido nenhum dos profissionais serem da área de desenvolvimento. A academia digital de ciência de dados da Suzano foi uma grande oportunidade para aprendermos sobre o mundo dos dados e somarmos isto ao nosso conhecimento prévio sobre processos e manutenção. Além disso, conseguimos criar um MVP com grande acurácia. O conhecimento adquirido também nos abriu uma janela de oportunidades que nos faz evoluir com agilidade nos processos do dia-a-dia.”
Desenvolver pessoas, assim, mostrou que talentos com grande conhecimento do negócio podem alavancar soluções também através do conhecimento em tecnologia de ponta.
O objetivo deste projeto era facilitar o acompanhamento dos químicos de maior impacto no custo variável da Regional Norte. Isto impactaria, desse modo, o acesso à informação e a tomada de decisão.
Desenvolver pessoas com a Academia Digital de Agilidade permitiu construir painéis específicos através do Power BI. Assim, uniram-se diversas fontes de informação de uma visão. E desde o primeiro dia, a Suzano viu a entrega de valor real ao negócio e às pessoas.
O projeto possibilitou:
Thais Simões, formanda da Academia Digital de Agilidade de 2021, anteriormente Engenheira de Processos Industriais e atual Tech Partner do time de DigitalTech, fala sobre sua participação no projeto:
“Participando da academia tivemos a mentoria de um agilista sênior que nos orientou em relação ao scrum, metodologia que mais se encaixava para condução e desenvolvimento do nosso entregável.
O produto que desenvolvemos foi um dashboard em PowerBI com atualização diária. Além das visões do dia, conseguimos consultar a visão mensal e anual, sempre em relação à meta orçada dos químicos da unidade.
Ter esse dashboard facilitou muito nossa rotina, pois os engenheiros de processos tinham que abrir diversas planilhas e atualizá-las com cálculos muitas vezes demorados, já depois do projeto tínhamos que apenas abrir uma página web. Isso acelerou nossa tomada avaliação em caso de algum desvio e tomada de decisão para correções necessárias.”
Além disso, a metodologia ágil nos ajudou a organizar as atividades e entregas, pois o engenheiro de cada fábrica teve um grande trabalho para organizar e validar os cálculos que foram automatizados na ferramenta.”
Este projeto ressalta um valor importante da Academia Digital para a Suzano: o redeployment. Evidencia, dessa maneira, como pessoas de áreas diferentes podem também atuar com tecnologia.
O projeto de otimização da estufagem de veículos na Suzano buscou desenvolver pessoas no time de logística da UNPE (Unidade de Negócios de Papéis e Embalagens).
A estufagem de veículos é a maneira como cada material é adicionado ao veículo ou container. Sendo assim, são importantes:
Com a otimização dos espaços disponíveis, o carregamento de cargas foi realizado de forma mais estratégica. Os espaços foram melhor ocupados. E dessa maneira, aumentou-se o KPI que mede a quantidade de toneladas por carro. Tudo isso resultou em uma economia de R$ 3 milhões por ano.
Nesse projeto, foram conduzidas as seguintes trilhas de aprendizagem junto à Alura Para Empresas:
Para Letícia Strini, formada na Academia Digital de Ciência de Dados e atual líder logística da Suzano:
“Ter participado da Academia de Ciência de Dados e traduzir um problema de negócio para um software foi, com certeza, uma experiência única e desafiadora. Sair de um conhecimento bem básico em programação e hoje entender sobre modelagem matemática e técnicas de otimização, com certeza, agrega muito para o meu dia a dia. Incentivo todas as pessoas do meu time a também participarem da Academia Digital e se desenvolverem ainda mais em competências Digitais”
A estrutura de Engajamento Digital da Suzano e seus projetos para desenvolver pessoas em tecnologia mostram resultados positivos. Além de um impacto financeiro de R$ 3 milhões de reais, houve uma mudança na percepção da liderança sobre a importância da tecnologia.
E não para por aí. Com novos projetos e mais pessoas desenvolvidas, a ideia, segundo Nathan Lara, consultor de engajamento digital da Suzano, é ampliar o movimento.
“Sabemos que a sociedade é carente desse conhecimento digital, as universidades são carentes desse conhecimento e a gente precisa treinar, empoderar e capacitar justamente pra gente trazer essas pessoas já com esse mindset e ter o onboarding também mais facilitado, numa aceleração também de entregas ‘’
A estimativa é de que, até 2024, mil pessoas sejam desenvolvidas com a parceria entre a Suzano e a Alura Para Empresas.
Quer saber mais sobre a história da Suzano e o desenvolvimento de pessoas em tecnologia? Acesse o case completo e veja por dentro como foi esse projeto.
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.