Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Power BI: publicando na web com uma conta pessoal

David  Neves
David Neves

Compartilhe

Ao iniciar meus estudos sobre o Power BI Desktop, me entusiasmei com a criação do meu primeiro relatório. Após muitas horas de estudo e ajustes necessários para deixá-lo da forma que eu idealizava, decidi lançar para o mundo o meu projeto, publicando-o na web através do Power BI Service.

Em meio a este processo, descobri que seria necessária uma conta corporativa ou de estudante para que fosse possível entrar no Power BI Service e assim, realizar a tão desejada publicação. Como eu não possuía nenhum dos dois tipos de conta necessários, tive que buscar outras formas de alcançar meu objetivo.

Lendo a documentação do Power BI visando uma solução, encontrei um paliativo proposto pela Microsoft, que me instruiu passo a passo, como tornar minha conta pessoal em uma conta Microsoft e, finalmente, me possibilitou realizar a inscrição no Power BI.

Obtendo uma avaliação no Office 365

Acessando o link disponibilizado na documentação, criei uma conta no Office 365 experimentando gratuitamente através da minha conta pessoal.

pagina inicial do office 365

Para configurar a conta é necessário preencher os campos de acordo com as informações solicitadas.

pagina inicial do office 365 para a configuração da conta

Entrando no Power BI Service

Criada a conta, é preciso entrar no Power BI Service para realizar o login e nessa mesma etapa existe uma opção de convidar outras pessoas que estão no mesmo domínio. No meu caso, optei por não fazê-la.

pagina inicial do office 365 para a configuração da conta, onde o autor escolhe não convidar outras pessoas

pagina inicial do office 365 para a configuração da conta, onde o autor escolhe não convidar outras pessoas

Com o login realizado corretamente, apenas abri o Power BI Desktop e publiquei o relatório no Power BI Service.

Publicando na Web

Ao acessar o relatório no Power BI Service, clica-se na opção Publicar na Web:

menu do power bi com a opção publicar na web selecionada

No meu caso, entretanto, me deparei com o seguinte imprevisto:

imagem de um erro com solicitação para contatar o administrador

Foi necessário criar a conta no Office 365, por padrão, para que eu me tornasse administrador do meu domínio. A partir disso, precisei somente realizar algumas alterações nas configurações do Power BI para que eu finalmente pudesse publicar meu relatório na web.

imagem do portal do adm e publicação

Finalmente, meu relatório foi publicado com êxito! Após a publicação, é criado um código de inserção e gerado um link de compartilhamento, que eu, por exemplo, utilizei para compartilhar com meus alunos e colegas de trabalho.

imagem do portal e com o botão de criar código de inserção selecionado

imagem do portal criando o código de inserção selecionado

Gostou deste artigo e quer conhecer ainda mais essa ferramenta e suas linguagens? A Formação de Power BI da Alura foi feita para você! Aqui, nós te ajudaremos em todos os passos dos processos até a criação dos relatórios.

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar em Data Science.

Veja outros artigos sobre Data Science