Artigo

Como incentivar a capacitação de funcionários e funcionárias na sua empresa

Athena Bastos

Athena Bastos


Neste artigo você encontrará dicas para incentivar toda a empresa na capacitação de funcionários e funcionárias: sua importância para a organização, razões por trás dos treinamentos corporativos, passo-a-passo para aumentar o engajamento e as vantagens para as empresas.

Realizar um processo de seleção detalhado — tomando o cuidado para escolher os melhores candidatos e candidatas, bem como as pessoas mais qualificadas —, não é o suficiente para garantir bons resultados na empresa. Embora essa parte seja essencial em times de RH estratégicos, também é necessário ter uma qualificação constante das pessoas colaboradoras para a organização alcançar seus objetivos.

Com as rápidas mudanças da tecnologia e da sociedade, muitas vezes o que se aprende em um dia torna-se ultrapassado na manhã seguinte. Por conta disso, é essencial promover treinamentos para manter uma equipe com bons resultados e alinhada às novidades.

Veja, então, como é possível incentivar a participação dos seus colaboradores e colaboradoras em treinamentos, com dicas aplicáveis em qualquer segmento (independente do porte da empresa), além de destacar por que investir em treinamento e capacitação de funcionários e funcionárias é tão importante.

imagem de destaque

A importância da capacitação de funcionários e dos treinamentos corporativos

Segundo a pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil, 14ª edição — 2019/2020, 50% das ações de treinamento nas empresas são direcionadas para líderes.

Ainda de acordo com o estudo, 19% dos colaboradores não comparecem às capacitações oficiais da organização.

VEJA TAMBÉM:

Contudo, a educação corporativa e a capacitação de funcionários e funcionárias são vistas como estratégicas pelas instituições contemporâneas para garantir a produtividade organizacional e também suprir as demandas por funções específicas, principalmente na área de tecnologia.

Grandes companhias, como a Amazon, por exemplo, acreditam na importância dos treinamentos corporativos. Teal Pennebaker, gerente de comunicações corporativas da empresa, diz que treinar os funcionários garante que eles tenham propriedade ao falar dos produtos e serviços, além de auxiliar na construção de suas carreiras.

A Bain & Company, que já garantiu diversos prêmios de melhor empresa para se trabalhar, também treina constantemente seus times profissionais para que eles estejam preparados para os desafios que o mundo corporativo apresenta. Segundo a organização, o treinamento e capacitação de funcionários e funcionárias é importante para garantir que as pessoas tenham as ferramentas e os conhecimentos necessários para ter sucesso no seu trabalho.

Tipos de treinamento e capacitação de funcionários

Como vimos, empresas que investem na capacitação de seus funcionários e funcionárias têm mais chances de sucesso. Isso porque elas sabem que a capacitação de pessoas é essencial para desenvolver habilidades e competências necessárias no ambiente de trabalho.

Esses treinamentos podem ser de diversos tipos, para atender às necessidades das organizações. Confira abaixo, alguns exemplos:

  • Treinamento de integração (onboarding): realizado para acolher novos colaboradores e colaboradoras, a fim de familiarizá-los com a cultura, políticas, procedimentos e expectativas da empresa.
  • Treinamento técnico: visa desenvolver habilidades técnicas relacionadas ao trabalho, como o uso de ferramentas, softwares ou técnicas específicas por meio de workshops, cursos online, etc.
  • Treinamento de habilidades sociais (soft skills): realizado para melhorar habilidades interpessoais e comportamentais, como comunicação, liderança, trabalho em equipe, e resolução de conflitos.
  • Treinamento de segurança no trabalho: visa garantir que os funcionários e funcionárias conheçam e sigam as práticas de segurança para evitar acidentes e lesões.
  • Treinamento de liderança e gestão: realizado para desenvolver competências de liderança e habilidades de gestão em pessoas colaboradoras que ocupam ou aspiram ocupar cargos de supervisão, ou gerência.
  • Treinamento de atendimento ao cliente: visa melhorar a interação dos colaboradores e colaboradoras com o público, para aumentar a satisfação e a fidelidade dos(as) clientes.
  • Treinamento em diversidade e inclusão: busca promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, educando as pessoas colaboradores sobre a importância da diversidade e como praticá-la.

Conheça o Alura Include, o programa de diversidade e inclusão da Alura que capacita pessoas em tecnologia.

Cada tipo de treinamento deve ser selecionado e customizado conforme as necessidades específicas da organização e das pessoas colaboradoras, garantindo que os objetivos de desenvolvimento sejam alcançados por todas as partes interessadas.

Boas práticas na avaliação de competências tech

6 estratégias para capacitar funcionários e funcionárias

Para que você possa contornar a baixa adesão aos treinamentos corporativos, separamos 6 passos importantes em um plano de capacitação e treinamento de funcionários e funcionárias.

1. Comunique sobre os treinamentos

O primeiro passo para que a capacitação profissional da sua empresa seja um sucesso é espalhar a notícia.

Infelizmente, é comum encontrar colaboradores e colaboradoras que não possuem conhecimento sobre o que acontece na organização. Quando se trata de treinamentos essa situação é ainda mais frequente. Portanto, um dos motivos do baixo engajamento pode ser a falta de comunicação.

É preciso divulgar e reforçar aos colaboradores e colaboradoras sobre a importância e os benefícios de realizar os treinamentos corporativos.

Informações como data, prazos e para quem o treinamento é direcionado, também não podem faltar nos avisos, que devem ser feitos com frequência para que o assunto não caia em esquecimento.

E tem mais! Alinhe com as lideranças para que eles reforcem os avisos junto aos seus times. Em conjunto, todos podem ver os resultados das ações de capacitação de profissionais.

2. Conscientize gestores sobre a importância da capacitação de funcionários

Em startups e pequenas empresas, isso talvez não seja uma barreira, considerando a quantidade geralmente menor de pessoas colaboradoras e departamentos. Porém, em grandes empresas, em que há líderes diferentes em cada setor, é preciso conscientizá-los(as) sobre a importância da capacitação profissional.

Os gestores e gestoras precisam ser informados com antecedência sobre as datas e o conteúdo que será ministrado. Dessa forma, fica visível para eles(as) a relevância e a aplicabilidade do que será aprendido.

Logo, a equipe é incentivada pela própria liderança a participar, como visto no item anterior. Isso é importante para deixar os funcionários e funcionárias confortáveis para dedicar tempo e atenção aos treinamentos.

3. Os treinamentos corporativos precisam fazer sentido

Teoria e prática precisam ser alinhadas para que haja sentido em criar um programa de capacitação de funcionários e funcionárias.

É fundamental que a temática seja coerente com as atividades e necessidades atuais e futuras do trabalho das pessoas. Treinamentos sem aplicabilidade clara não despertam interesse e, ainda, fazem com que as pessoas sintam que estão desperdiçando seu tempo.

É preciso observar corretamente quais são as necessidades da companhia e dos departamentos para escolher corretamente as capacitações.

Com a Alura Para Empresas, por exemplo, você dispõe de mais de 1.200 cursos online de tecnologia, negócios e design disponíveis a todo momento para os colaboradores e as colaboradoras que precisam de flexibilidade e mobilidade para estudar, reunindo teoria e prática.

E tem mais: é possível montar trilhas de aprendizagem com conteúdos específicos de acordo com a necessidade da equipe.

Assim, você consegue desenvolver planos de desenvolvimento que engajam e que são relevantes para cada função na sua empresa.

4. A qualidade interfere nos resultados

Conteúdo vago e didática complicada não engajam as pessoas colaboradoras no treinamento corporativo. Isso interfere negativamente nos resultados da organização, tanto por se tornarem um gasto em vez de investimento, quanto por não ensinarem corretamente, impedindo o aprendizado.

Promover conteúdos de boa qualidade aumenta as chances de sucesso com resultados relacionados ao que foi aprendido.

Na Alura Para Empresas os treinamentos são alinhados com projetos práticos e às rotinas das profissões, para que os alunos e alunas estejam aptos(as) para aplicar as habilidades aprendidas no mundo real ao final de cada curso.

5. Implemente uma cultura de aprendizado na empresa

Toda empresa possui uma cultura de aprendizado. O problema é que nem sempre essa cultura é como a organização gostaria.

Uma cultura de aprendizado forte consiste em incentivar diariamente a aprendizagem dentro da empresa — seja por meio de palestras internas, conversas, livros, cursos, workshops, etc.

No dia a dia da Alura Para Empresas, acreditamos que transformar o aprender em um hábito é o que impulsiona a empresa a alcançar seus objetivos de crescimento.

Ao implementar uma cultura organizacional pautada no aprendizado contínuo, você verá que a capacitação de funcionários e funcionárias será algo natural. Dessa maneira, as pessoas se sentirão mais motivadas a se capacitarem todos os dias e, melhor ainda, elas serão multiplicadoras do conteúdo que adquirirem em diferentes fontes.

6. ROI dos treinamentos online como indicativo

Medir o retorno sobre o investimento dos treinamentos corporativos pode ser um desafio, pois é preciso comprovar que foi o investimento em pessoas que gerou um determinado resultado, e não outros fatores. Mas há meios de realizar o cálculo, através das taxas de:

  • Satisfação das pessoas com a capacitação profissional;
  • Desempenho e produtividade organizacional;
  • Melhorias em processos e entrega de resultado;
  • Resultado monetário da organização em comparação ao investimento em um projeto para capacitação de funcionários e funcionárias.

Essa mensuração é de extrema importância para descobrir se as capacitações estão adequadas às necessidades da organização.

Maior escola de tecnologia do país - saiba mais

Vantagens da capacitação de funcionários: por que investir em treinamentos para as empresas

1. Administrar habilidades: ao oferecer treinamentos, é possível administrar e escolher quais habilidades sua equipe terá. Além disso, você pode moldá-la de maneira que ela possua os conhecimentos técnicos essenciais para as atividades exercidas.

2. Produtividade: uma boa qualificação otimiza processos, aumentando a capacidade produtiva dos times que são treinados. Vale lembrar que equipes bem preparadas produzem mais e melhor.

3. Engajamento: valorizar e investir nas habilidades dos colaboradores e colaboradoras faz com que eles se envolvam mais com os valores e os objetivos da empresa.

4. Desenvolver novas habilidades: as pessoas colaboradoras desenvolvem novas habilidades durante os treinamentos, auxiliando em suas atividades diárias e acrescenta valor à sua carreira.

5. Sentir-se valorizado: quando as pessoas percebem que a empresa está investindo em recursos para capacitá-las e mantê-las em seu quadro de funcionários(as), sentem que suas atividades fazem a diferença e entendem que são valorizadas.

6. Subir posições na empresa: os(as) profissionais, muitas vezes, conseguem alcançar novas posições na empresa conforme se especializam com os treinamentos oferecidos.

Capacite sempre: invista em desenvolvimento contínuo

A capacitação precisa ser constante dentro de uma organização. O cuidado com a mão de obra é necessário não somente no momento da contratação, mas diariamente.

Treinamentos corporativos trazem muitos benefícios desde que sejam coerentes com as necessidades da companhia, e tenham um conteúdo e uma didática de boa qualidade.

Leia também: Dicas práticas de como acelerar o aprendizado das pessoas colaboradoras com eficiência

Tire suas dúvidas sobre a capacitação de funcionários e funcionárias

As empresas podem oferecer cursos de capacitação para funcionários e funcionárias?

Sim, as empresas podem e devem oferecer cursos de capacitação para seus colaboradores e colaboradoras. Como vimos, esse investimento é benéfico tanto para profissionais quanto para a organização.

Para a empresa, a capacitação melhora a qualidade do trabalho, aumenta a produtividade, fomenta a inovação, reduz a rotatividade de pessoal e melhora sua imagem no mercado. Além disso, ajuda a garantir conformidade com leis e regulamentações.

Para os funcionários e funcionárias, a capacitação promove o desenvolvimento de carreira, aumenta a motivação, melhora as competências, contribui para a segurança no trabalho e eleva a satisfação no ambiente profissional.

A empresa pode cobrar do funcionário cursos de capacitação?

Sim, a empresa pode cobrar do funcionário ou funcionária pelos cursos de capacitação, mesmo isso sendo pouco comum. A legislação não obriga o empregador ou empregadora a pagar cursos de capacitação.

Dessa forma, o desconto ou não dependerá de cada caso. Se o curso é de interesse da empresa, por exemplo, e ela solicita que o colaborador ou colaboradora participe, ela deve arcar com os custos.

No entanto, se o(a) profissional solicita a participação em um curso externo, por exemplo, o custeio pode ser negociado entre as partes, a menos que haja previsão contrária no contrato de trabalho ou acordo específico.

Agora é com você!

Sabemos que não há uma fórmula pronta para que a capacitação corporativa aconteça. Por isso, é muito importante que você adeque todas essas dicas à realidade da sua empresa. Queremos e podemos ajudar neste processo!

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais sobre o assunto, na prática, fale com a gente e capacite seus times com a maior escola de tecnologia do país! Vai ser muito legal percorrer este caminho ao lado de sua empresa :)

Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.