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Como e por que usar o ChatGPT no RH?

Athena Bastos

Athena Bastos


Desde o seu lançamento, no final de 2022, o ChatGPT vem causando um verdadeiro alvoroço no ambiente corporativo e nas redes sociais.

Já são mais de seis meses que ele se tornou a buzzword do momento. Desde então, é difícil encontrar alguém — pelo menos em ambientes empresariais, que não tenha falado, perguntado ou pesquisado sobre o assunto.

Na concepção de Beatriz Guarezi, fundadora da Bits to Brands, a prova do impacto potencial do ChatGPT é o fato de que, seis meses depois, não há nenhuma conclusão possível sobre ela: é boa? é ruim? — “não é possível afirmar”.

E enquanto as pessoas discutem sobre esses impactos, o ChatGPT cresce — “em dimensão, em aplicações, em extensões, em possibilidades de uso, em usuários”. Está crescendo para todos os lados e todos os aspectos da vida das pessoas.

Inclusive, algumas pessoas confessam o medo de serem substituídas por ferramentas de inteligência artificial — tal qual o ChatGPT, em suas funções e, consequentemente, de ter seus empregos roubados pela tecnologia.

No entanto, o objetivo dessas tecnologias de IA não é substituir o trabalho das pessoas, mas complementá-lo. Ou seja, torná-lo mais eficiente e assertivo.

Sim, a IA vai trazer transformação para o mercado de trabalho. Ela não roubará empregos da forma como algumas pessoas imaginam. Porém, exigirá uma mudança de postura.

As pessoas precisarão se adaptar à transformação digital e entender como usar a IA em suas rotinas de trabalho.

E esse movimento, nas empresas, pode partir de uma área que há muito tempo já utilizar a inteligência artificial em sua rotina: o RH.

Pensando nisso, o objetivo desse artigo é refletir sobre o que é e como funciona o ChatGPT, especialmente no contexto do setor de Recursos Humanos (RH)como pode, por exemplo, ser aplicado para melhorar os processos de recrutamento, seleção, treinamento e atendimento ao cliente.

A imagem retrata uma jovem mulher latina profissional de RH sentada em uma mesa de escritório corporativo. Ela segura uma pequena pilha de papéis na mão enquanto verifica algumas informações em seu notebook. Essa imagem representa como o ChatGPT no RH pode ser usado para apoiar e facilitar as tarefas diárias nesse ambiente de trabalho.

O que é ChatGPT

O ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) é uma ferramenta de inteligência artificial, elaborada pela OpenAI, que literalmente desenvolve conversas sobre diversos temas com as pessoas usuárias.

Ou seja, é uma ferramenta de automação de diálogos, que utiliza respostas anteriores e sínteses de informações de uma base de conhecimento para fornecer respostas rápidas e adequadas.

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A proposta do ChatGPT consiste em entender a linguagem natural das pessoas e, a partir disso, fornecer respostas automatizadas às perguntas ou resolver as solicitações das pessoas usuárias.

Para isso, a ferramenta foi treinada com milhões de exemplos de textos, para gerar respostas coerentes e adequadas às perguntas.

Em resumo, durante a interação, o ChatGPT é capaz de entender e responder muitas perguntas e tarefas. Inclusive, gerar, traduzir e resumir textos.

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Quais as aplicações do ChatGPT no RH

Agora que você já sabe o que é ChatGPT pode estar se questionando: como, afinal, aplicar essa tecnologia no RH?

Assim como todas as outras estratégias da empresa, não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para incluir o ChatGPT nos processos do setor de RH.

Todos esses processos devem considerar as especificidades e as particularidades da empresa.

No entanto, de forma geral, a implementação dessa tecnologia compreende as etapas de recrutamento e seleção, treinamento de pessoas colaboradoras e atendimento às pessoas.

Como o ChatGPT pode melhorar os processos de recrutamento e seleção

Em primeiro lugar, o ChatGPT pode servir para automatizar etapas do processo de triagem e seleção de currículos.

Ou seja, através de um modelo de linguagem, a ferramenta pode propiciar que essas tarefas repetitivas — que, com o tempo, se tornam passíveis de erros — sejam automatizadas.

Para isso, entre muitos currículos de todos os tipos, a ferramenta ajuda a fazer o mapeamento de pessoas candidatas, selecionando-as a partir dos requisitos mínimos às vagas abertas.

Essa ferramenta otimiza todo processo de recrutamento, fazendo com que a empresa contrate a melhor pessoa candidata em menos tempo e com menos esforço das pessoas colaboradoras.

Isso facilita o processo de recrutamento e seleção, especialmente porque minimiza o trabalho manual, promove a otimização de tempo e aumenta a eficiência e qualidade do trabalho.

Afinal de contas, as pessoas envolvidas nesse processo perdem menos tempo em tarefas mecânicas e podem focar em tarefas mais estratégicas.

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O papel do ChatGPT no treinamento de funcionários

Além do mais, o ChatGPT também promove a otimização do processo de treinamento e desenvolvimento das pessoas colaboradoras, em especial porque:

  • Fornece informações básicas sobre os programas de treinamento;
  • Cria planos de estudos personalizados e direcionados às necessidades de cada pessoa colaboradora;
  • Fornece respostas às perguntas de treinamento;
  • Promove feedbacks sobre o desempenho das pessoas colaboradoras.

Utilizando o ChatGPT no atendimento às pessoas

Por fim, com a integração do ChatGPT a outras ferramentas, ele também pode ser usado para fornecer suporte às pessoas colaboradoras nas mais diversas áreas, como, por exemplo, benefícios, férias e salários.

Ainda, a inteligência artificial permite que todas as informações e processos fiquem centralizados em um único sistema.

Por consequência, além de reduzir a carga de trabalho do RH é possível sincronizar e diminuir os ruídos da comunicação interna da equipe.

Afinal de contas, todas as pessoas colaboradoras têm acesso fácil aos dados e às informações mais importantes.

Quais os benefícios do ChatGPT no RH

Não é novidade que a adoção de tecnologias no RH está mudando o cenário da área. Com o ChatGPT não é diferente. As novas ferramentas de gestão estão ganhando espaço nas rotinas das empresas e impactando as atividades tradicionais do setor.

De maneira geral, o ChatGPT faz com que as ações do RH sejam mais eficientes e assertivas. Essa é, inclusive, uma estratégia para acompanhar a transformação digital e manter o setor em uma posição estratégica para os negócios.

Inclusive, os dados do panorama atual do mercado de tecnologia, especialmente em relação à aderência das empresas, demonstram que existem muitos benefícios em usar o ChatGPT nos negócios.

No entanto, os principais benefícios são:

  • Aumento da eficiência na triagem e seleção de currículos;
  • Melhoria na gestão de desempenho das pessoas colaboradoras;
  • Otimização dos processos e economia de tempo;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Otimização de processos de treinamento e desenvolvimento.

Desafios e cuidados éticos com o uso do ChatGPT no RH

Apesar de tantos benefícios, existem alguns desafios na implementação do ChatGPT nos processos de RH. A verdade é que todas as pessoas ainda estão aprendendo e assimilando todos os impactos que essa tecnologia pode trazer.

Assim como todas as ferramentas inovadoras, o ChatGPT traz muitas novidades e, por essa razão, também demanda muitos cuidados. Isso requer um período de experiência e adaptação.

Habilidade técnica para trabalhar com a IA

E o primeiro ponto é que as novas ferramentas exigem habilidade técnica. Como bem aponta o artigo da McKinsey & Company, a tecnologia é apenas uma parte desse processo. A outra parte depende da capacitação das pessoas para atuarem com a tecnologia e com os novos processos, através de estratégias de Reskilling e Upskilling.

Ou seja, o ChatGPT é importante para gerar mais produtividade e eficiência nos processos. Só que é imprescindível que as pessoas colaboradoras estejam preparadas para trabalhar alinhadas a essa tecnologia.

Por isso, a empresa precisa promover programas de desenvolvimento de pessoas em Digital Skills e prepará-las para o futuro.

Resistência do time à inovação

Além do mais, nenhum dos benefícios vai ser possível se as pessoas colaboradoras não estiverem dispostas a se desenvolverem e, sobretudo, a utilizarem uma nova ferramenta.

Sendo assim, outro desafio à implementação de IA é identificar possíveis barreiras e resistências à mudança na própria cultura organizacional.

Ética na inteligência artificial

Por fim, a implementação dessa ferramenta nos processos da empresa também devem considerar todas as implicações éticas. As principais questões mapeadas compreendem:

  • Preconceito algorítmico: os algoritmos do ChatGPT podem ser tendenciosos e perpetuar comportamentos preconceituosos e discriminatórios da sociedade. A empresa deve ficar por dentro de todos os processo e garantir que isso não aconteça.
  • Transparência:: as decisões tomadas com base no ChatGPT devem ser transparentes e justificáveis. As pessoas colaboradoras devem entender como a ferramenta funciona.
  • Privacidade de dados: a empresa deve garantir a privacidade e a segurança dos dados das pessoas colaboradoras, especialmente de dados sensíveis — como informações de saúde e dados financeiros.

Onde aprender sobre IA no RH

De todo modo, o percurso da inteligência artificial no RH só está começando. Existem muitas perspectivas de desenvolvimento e aprimoramento dessas tecnologias (não só do ChatGPT, mas também) aplicadas ao RH no futuro.

Nesse contexto, os profissionais de RH precisam se preparar para aproveitar as oportunidades trazidas pela IA no futuro.

Afinal de contas, nada melhor do que desenvolver habilidades técnicas e comportamentais e se capacitar para o que está por vir.

Pensando nisso, a Alura desenvolveu uma Escola de Inteligência Artificial com cursos que vão ajudar toda a empresa a se preparar para o futuro da IA: do uso de ferramentas como ChatGPT e Midjourney ao uso de IA para análise de dados e outras atividades.

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Assim, você e seu time poderão aprender a usar essas ferramentas para impulsionar os resultados da empresa.

Aliás, o RH da sua empresa já usa alguma ferramenta de inteligência artificial em seus processos?

Se quiser desenvolver seu time e prepará-lo para atuar com todas as novidades que a inteligência artificial traz para a área, fale conosco e conheça as soluções da Alura Para Empresas.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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