Power BI: Diferença entre dashboards e relatórios

Cada vez mais a presença de um profissional de Business Intelligence tem sido essencial para empresas que buscam entender seu passado através de seus dados armazenados, para que possam tomar decisões mais assertivas a partir disso. Dessa forma, torna-se fundamental ter dentro da equipe uma pessoa capaz de extrair os dados, transformá-los, para assim, exibir as informações obtidas de forma resumida através de dashboards e relatórios, que ao contrário do que muitos pensam não são a mesma coisa. E a partir de agora, iremos analisar as semelhanças e diferenças entre eles.
Relatório
De forma geral, os relatórios são documentos que mostram informações referentes à uma ação de um determinado período.
Fonte
Dashboard
O dashboard é um painel que mostra métricas, KPI’s e indicadores relevantes para a empresa, com o intuito de monitorar e ajudar na tomada de decisão. Basicamente, ele auxilia na interpretação dos dados de forma objetiva e simples.
Fonte
Onde mora a dúvida
Para quem está iniciando os estudos na área de business intelligence, é bem comum o surgimento de uma certa dificuldade para diferenciar um dashboard de um relatório. Essa dúvida ocorre, pois, em certas situações, um relatório pode ser construído com o formato de um painel, ou seja, com a aparência semelhante à do dashboard.
Relatório x Dashboard
Diferenças no acompanhamento das atividades
Os relatórios apresentam as informações de forma estática, por isso, a criação de um novo se faz necessária, toda vez que um período inédito precisa ser analisado, diferentemente dos dashboards, que permitem a visualização dos dados em tempo real, tornando-os capazes de analisar qualquer período: por dia, semana, mês e ano.
Diferenças na interpretação dos resultados
Os relatórios são mais ricos no detalhamento das informações, o que os torna mais longos do que um painel único. A presença de tabelas, gráficos e textos contribui em seu tamanho, mas não é necessariamente obrigatória a inclusão de todos esses componentes citados. Já os dashboards, com o objetivo de responderem uma pergunta central, apresentam informações que funcionam juntas, através de gráficos, em uma única página.
Conclusão
A partir destas informações sobre as semelhanças e diferenças entre relatórios e dashboards, entende-se que ambos apresentam vantagens e desvantagens. Com isso, se faz necessária uma análise de acordo com cada situação, para que diante da necessidade, seja utilizado o recurso mais adequado.
Gostou deste artigo? Leia também este aqui, onde falamos sobre contextos de linha e filtro no Power BI. Além disso, o curso de Power BI da Alura vai ajudar você que está começando ou quer continuar se desenvolvendo nesta área.