Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Power BI: Diferença entre dashboards e relatórios

David  Neves
David Neves

Compartilhe

Pessoa sentada, trabalhando com gráficos em um notebook. Do seu lado, papéis e caneta

Cada vez mais a presença de um profissional de Business Intelligence tem sido essencial para empresas que buscam entender seu passado através de seus dados armazenados, para que possam tomar decisões mais assertivas a partir disso. Dessa forma, torna-se fundamental ter dentro da equipe uma pessoa capaz de extrair os dados, transformá-los, para assim, exibir as informações obtidas de forma resumida através de dashboards e relatórios, que ao contrário do que muitos pensam não são a mesma coisa. E a partir de agora, iremos analisar as semelhanças e diferenças entre eles.

Relatório

De forma geral, os relatórios são documentos que mostram informações referentes à uma ação de um determinado período.

ilustração de um relatório, documento que mostra informação

Fonte

Dashboard

O dashboard é um painel que mostra métricas, KPI’s e indicadores relevantes para a empresa, com o intuito de monitorar e ajudar na tomada de decisão. Basicamente, ele auxilia na interpretação dos dados de forma objetiva e simples.

ilustração de um dashboard

Fonte

Onde mora a dúvida

Para quem está iniciando os estudos na área de business intelligence, é bem comum o surgimento de uma certa dificuldade para diferenciar um dashboard de um relatório. Essa dúvida ocorre, pois, em certas situações, um relatório pode ser construído com o formato de um painel, ou seja, com a aparência semelhante à do dashboard.

Relatório x Dashboard

Diferenças no acompanhamento das atividades

Os relatórios apresentam as informações de forma estática, por isso, a criação de um novo se faz necessária, toda vez que um período inédito precisa ser analisado, diferentemente dos dashboards, que permitem a visualização dos dados em tempo real, tornando-os capazes de analisar qualquer período: por dia, semana, mês e ano.

Diferenças na interpretação dos resultados

Os relatórios são mais ricos no detalhamento das informações, o que os torna mais longos do que um painel único. A presença de tabelas, gráficos e textos contribui em seu tamanho, mas não é necessariamente obrigatória a inclusão de todos esses componentes citados. Já os dashboards, com o objetivo de responderem uma pergunta central, apresentam informações que funcionam juntas, através de gráficos, em uma única página.

Conclusão

A partir destas informações sobre as semelhanças e diferenças entre relatórios e dashboards, entende-se que ambos apresentam vantagens e desvantagens. Com isso, se faz necessária uma análise de acordo com cada situação, para que diante da necessidade, seja utilizado o recurso mais adequado.

Gostou deste artigo? Leia também este aqui, onde falamos sobre contextos de linha e filtro no Power BI. Além disso, o curso de Power BI da Alura vai ajudar você que está começando ou quer continuar se desenvolvendo nesta área.

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar em Data Science.

Veja outros artigos sobre Data Science