Business Intelligence: O que é?

Business Intelligence: O que é?
David Neves
David Neves

Compartilhe

As empresas, de grande e pequeno porte, buscam registrar todas suas movimentações, despesas, ganhos e, para isso, utilizam desde planilhas até bancos de dados complexos. O que algumas empresas não sabem é o poder que os dados têm quando são utilizados para auxiliar nas tomadas de decisão e é exatamente onde entra o Business Intelligence.

Definição

Business Intelligence traduzindo para a língua portuguesa é Inteligência de Negócios, porém muitos chamam de inteligência de negócios por abranger todas as áreas de uma empresa.

É um conjunto de teorias, metodologias, processos e tecnologias que possibilitam a transformação dos dados “crus” em informações extremamente relevantes para tomada de decisão de uma empresa, ou seja, com o BI conseguimos analisar o passado da empresa e tomar medidas a partir das informações obtidas.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Problema

Imagine uma empresa que armazena constantemente dados em suas três áreas: Recursos Humanos, financeiro e operacional. Sendo que cada uma delas registra os dados de formas diferentes.

A Diretora dessa empresa decidiu contratar um analista de BI para ajudá-la a obter respostas que até então eram impossíveis de se obter. Com isso, o(a) Analista de BI implementou as seguintes etapas para alcançar o sucesso.

Etapas

Fontes de dados

Representa justamente a fase no qual é preciso reunir todas as fontes de dados existentes nas três áreas.

ETL

Extrair, Transformar e Carregar é a tradução de Extract, Transform and Load da sigla ETL, sendo a etapa responsável por extrair os dados de todas as fontes selecionadas e transformá-los de tal forma que permita a comunicação entre os dados de diferentes áreas e também para limpar as “sujeiras” armazenadas. Realizadas as transformações, acontecerá o carregamento desses dados.

Modelagem

Nesse momento acontece a estruturação das tabelas e o relacionamento entre as mesmas num armazém de dados chamado Data Warehouse.

Visualização

Com os dados transformados e modelados, criam-se visualizações que não só permitem a obtenção de insights como também auxiliam no monitoramento de campanhas que estejam rodando.

De forma resumida, temos as seguintes etapas na implementação do BI:

  

Conclusão

Com o objetivo de identificar falhas e de ter maior certeza nas tomadas de decisão, as empresas estão estruturando ainda mais suas formas de armazenar os dados e contratando profissionais de BI. Afinal, os dados são considerados o petróleo do século XXI.

Investir no Business Intelligence gera benefícios como:

  • Otimização de preços,
  • Informações acessíveis a qualquer momento,
  • Identificação de custos desnecessários;
  • Descoberta de oportunidades de negócios.

Quer mergulhar mais fundo? A formação de BI e Data Warehouse com SQL Server e Power BI da Alura foi feita para você!

David Neves
David Neves

Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

Veja outros artigos sobre Data Science