Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Business Intelligence: O que é?

David  Neves
David Neves

Compartilhe

As empresas, de grande e pequeno porte, buscam registrar todas suas movimentações, despesas, ganhos e, para isso, utilizam desde planilhas até bancos de dados complexos. O que algumas empresas não sabem é o poder que os dados têm quando são utilizados para auxiliar nas tomadas de decisão e é exatamente onde entra o Business Intelligence.

Definição

Business Intelligence traduzindo para a língua portuguesa é Inteligência de Negócios, porém muitos chamam de inteligência de negócios por abranger todas as áreas de uma empresa.

É um conjunto de teorias, metodologias, processos e tecnologias que possibilitam a transformação dos dados “crus” em informações extremamente relevantes para tomada de decisão de uma empresa, ou seja, com o BI conseguimos analisar o passado da empresa e tomar medidas a partir das informações obtidas.

Problema

Imagine uma empresa que armazena constantemente dados em suas três áreas: Recursos Humanos, financeiro e operacional. Sendo que cada uma delas registra os dados de formas diferentes.

A Diretora dessa empresa decidiu contratar um analista de BI para ajudá-la a obter respostas que até então eram impossíveis de se obter. Com isso, o(a) Analista de BI implementou as seguintes etapas para alcançar o sucesso.

Etapas

Fontes de dados

Representa justamente a fase no qual é preciso reunir todas as fontes de dados existentes nas três áreas.

ETL

Extrair, Transformar e Carregar é a tradução de Extract, Transform and Load da sigla ETL, sendo a etapa responsável por extrair os dados de todas as fontes selecionadas e transformá-los de tal forma que permita a comunicação entre os dados de diferentes áreas e também para limpar as “sujeiras” armazenadas. Realizadas as transformações, acontecerá o carregamento desses dados.

Modelagem

Nesse momento acontece a estruturação das tabelas e o relacionamento entre as mesmas num armazém de dados chamado Data Warehouse.

Visualização

Com os dados transformados e modelados, criam-se visualizações que não só permitem a obtenção de insights como também auxiliam no monitoramento de campanhas que estejam rodando.

De forma resumida, temos as seguintes etapas na implementação do BI:

  

Conclusão

Com o objetivo de identificar falhas e de ter maior certeza nas tomadas de decisão, as empresas estão estruturando ainda mais suas formas de armazenar os dados e contratando profissionais de BI. Afinal, os dados são considerados o petróleo do século XXI.

Investir no Business Intelligence gera benefícios como:

  • Otimização de preços,
  • Informações acessíveis a qualquer momento,
  • Identificação de custos desnecessários;
  • Descoberta de oportunidades de negócios.

Quer mergulhar mais fundo? A formação de BI e Data Warehouse com SQL Server e Power BI da Alura foi feita para você!

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar em Data Science.

Veja outros artigos sobre Data Science