Como iniciar os estudos no Front-end

Como iniciar os estudos no Front-end
Neilton Seguins
Neilton Seguins

Compartilhe

Se você decidiu iniciar seus estudos em desenvolvimento Front-end mas não faz ideia por onde começar, fique sabendo que é super normal se sentir perdido. É muito difícil definir o que estudar para atingir seus objetivos com tantas tecnologias, áreas, linguagens de programação e frameworks por aí.

Personagem Bob Esponja dos desenhos infantis confuso em indicar uma direção. Ele  é quadrado, amarelo com furinhos pelo corpo, usa uma camisa branca com gravata vermelha e tem a calça quadrada na cor marrom.

Mas não se preocupe, neste artigo mostrarei alguns caminhos que você pode seguir para organizar seus estudos na área de desenvolvimento Front-end desde o básico até dominar um dos frameworks mais populares da atualidade, tudo de forma direcionada e sem perder nenhum conteúdo importante de nossa plataforma.

Vamos lá?

Primeiro mergulho?

Esta sem dúvidas é a pergunta mais frequente de quem decidiu iniciar seus estudos em programação, ou quem está buscando agregar conhecimentos e até mesmo mudar de carreira, e escolheu o Front-end para começar. O CEO da Alura Paulo Silveiradicas valiosas para quem deseja ou está iniciando seus estudos em programação neste artigo, e eu recomendo bastante que você leia.

Se você acessou a plataforma da Alura e se deparou com diversos cursos da Escola de Front-end e ficou confuso por onde começar, o ideal é que você inicie do básico, conhecendo os fundamentos do HTML e CSS, que vão te permitir entender como criar suas páginas web para diferentes telas, como adicionar estilos à elas, como escrever um código semântico com acessibilidade, boas práticas e muito mais.

Você pode iniciar pelo link abaixo:

E para começar a criar intimidade com versionamento de código, conheça o Git e Github, e você pode fazer isso acessando este curso:

Ao conhecer o básico de HTML, CSS e de Git e Github, você está pronto para dar seus próximos passos no desenvolvimento web, publicar e compartilhar seus projetos.

Agora, é hora de ir um pouco mais longe na sua jornada. Vem comigo que vou te mostrar como você pode fazer isso!

Avançando em sua jornada

O próximo passo agora que você já sabe como criar páginas com HTML e CSS é aprender JavaScript. O JavaScript é a linguagem da web e foi criado para tornar a interação dos usuários com as páginas uma experiência mais simples e intuitiva. Você pode entender o que é o JavaScript acessando este link.

Para focar e direcionar seus estudos no JavaScript, temos uma trilha de estudos que vai te levar do mais básico até o mais completo da linguagem, como os tipos de variáveis, operadores lógicos e condicionais, laços de repetição, funções, objetos e arrays, até aprender como manipular elementos HTML das páginas e deixá-las com um comportamento dinâmico.

Além disso, você entenderá como consumir API’s com JavaScript e usar outros recursos da linguagem como, o reconhecimento de voz, que permitirão criar aplicações incríveis.

E para elevar ainda mais seu nível, já nesta trilha de aprendizado você ficará por dentro das diferenças entre JavaScript e Typescript e entenderá porque usar TypeScript em código nos ajuda a sermos mais produtivos e eficientes. Você pode acessar a trilha de estudos JavaScript no link abaixo:

Depois de dominar o JavaScript você estará pronto para iniciar em um framework. Vamos conhecer alguns deles?

Iniciando em um Framework

Agora que você mergulhou no mundo do JavaScript e TypeScript está na hora de escolher qual framework estudar.

Personagem do ator Jim Carrey digitando furiosamente em um computador de mesa. O ator usa uma camisa social escura, está em uma cadeira de madeira em um local próximo a uma janela. O computador é branco e em cima da mesa está uma caneca na cor verde musgo.

Para começar, não existe essa de o melhor framework. Lembre-se que: um framework é mais uma ferramenta que vai possibilitar que você faça algo de uma maneira muito mais simples e produtiva. O importante é que você conheça as bases e que o framework apenas facilite sua vida como pessoa desenvolvedora no dia a dia. Então resumindo:

O melhor framework é aquele que atende às suas necessidades.

Combinado? Então vamos conhecer alguns dos mais populares.

React js

Este aqui ganhou o status de framework mas é uma biblioteca JavaScript focada na criação de telas. O React se tornou bastante popular graças à gigantesca comunidade JavaScript pelo mundo e por facilitar bastante a forma como as pessoas desenvolvedoras Front-end constroem as interfaces de usuários (UI).

Para que você consiga dominar o React js, preparamos uma trilha de estudos que te ensina do básico até conceitos mais avançados como:

  • Criar uma aplicação React;
  • Diferença entre Function Components x Class Components;
  • Ciclos de vida;
  • Props vs State;
  • Renderização condicional;
  • Gerenciamento de estados;
  • Testes automatizados;

E muito mais!

Esta trilha de estudos te mostra como criar aplicações React usando o JavaScript e o Typescript, com mais cursos focados em TypeScript. Se você ainda não conhece o TypeScript, ou conhece o básico, ainda é possível acompanhar, porém, recomendo que você não pule os cursos de Typescript da trilha de estudos em JavaScript, pois ainda vem muitas novidades do React no Aluraverso. Então é bom se manter atualizado e ficar ligado!!

Vue.js

Um outro framework muito popular é o Vue.js, que também é um framework JavaScript para criação de interfaces de usuário. Possui uma extensa comunidade no Brasil e no mundo, o que o torna bastante popular. Assim como o React, possui renderização declarativa e reage às mudanças que ocorrem na nossa aplicação, atualizando a tela sempre que algo mudar.

O Vue.js ainda é muito usado em diversas empresas pelo mundo por suas capacidades, por isso vou deixar aqui embaixo uma trilha de estudos focada no Vue.js.

Nesta trilha você aprenderá desde o básico do Vue.js, entendendo as principais diferenças entre as versões 2 e 3 deste framework, as vantagens de utilizar o Vue.js com o Typescript, como gerenciar os estados de suas aplicações com Vuex e muito mais!

Angular

E para fechar a lista dos três gigantes de popularidade temos o Angular!

Este não podia ficar de fora, pois compete em nível de igualdade com os anteriores. Também é um framework JavaScript focado para criação de interface de usuário. Utiliza modelos simples e declarativos de componentes, permitindo a criação de aplicações que rodam no lado do servidor e oferecem boa velocidade e acessibilidade para as páginas web.

Vou deixar aqui embaixo uma trilha de estudos para você que deseja dominar o Angular, feita com muito carinho pelos nossos instrutores:

Dicas finais

Para dar continuidade a sua jornada pelo universo Front-end, temos outros cursos e formações que você pode e deve explorar quando sentir que precisa ir além nos seus estudos.

Formação Next.js

Como tudo que é bom sempre pode ficar melhor, o Next.js surgiu para melhorar ainda mais suas aplicações React. Nesta formação você será capaz de explorar tudo que o Next.js oferece para criar aplicações do lado do servidor, gerar conteúdo estático, descobrir como trabalhar com autenticação no Next.js e muito mais.

Você pode acessar a formação de Next.js no link abaixo:

Svelte

O Svelte surpreendeu ao atingir o primeiro lugar entre os frameworks mais amados segundo o Stack Overflow Developer Survey 2021, mostrando que uma forte comunidade está surgindo por aí. É por isso que não poderia deixar de comentar que temos aqui na Alura um curso de Svelte maravilhoso que vai te ensinar a dar seus primeiros passos com esse queridinho dos dev’s.

Para acessar o curso de Svelte clique no link abaixo:

Challenges e Imersões

Quando se sentir preparado vale a pena testar seus conhecimentos acessando nossos challenges e imersões dev, tentando colocar em prática tudo que foi aprendido com um projeto real e criando uma aplicação completa do zero. É muito importante que em toda a sua jornada você pratique bastante, pois é isso que vai fazer com que você alcance melhores resultados!

Para acessar os Challenges ou Imersões Dev clique em um dos links abaixo:

Conclusão

Espero que este artigo sirva para você conseguir se organizar e estudar os conteúdos que vão te ajudar a realizar seus objetivos na carreira como pessoa desenvolvedora Front-end.

Você viu que é preciso estudar desde o básico como HTML e CSS, dominar a linguagem da web, o JavaScript, e que o TypeScript é fundamental para que você ganhe produtividade no seu dia a dia como dev. Além disso, conheceu alguns dos frameworks mais populares do mercado de Front-end e agora poderá escolher entre um deles ou até mesmo estudar todos no seu tempo com as trilhas de estudo em nossa plataforma.

Estou muito feliz que você tenha chegado até aqui, e não poderia deixar de te convidar a participar de nossa comunidade no Discord para aprendermos e crescermos juntos! E não se esqueça de compartilhar conosco sua evolução ao longo dessa jornada, isso deixa nossos corações quentinhos!

Até a próxima!

Neilton Seguins
Neilton Seguins

Sou desenvolvedor frontend e instrutor React aqui na Alura. Possuo graduação em Ciência e Tecnologia e também sou Bacharel em Engenharia Mecânica. Tenho experiência com desenvolvimento usando JavaScript, React js e Next.js, e estou estudando Node js, Typescript e Mongo DB. Estou sempre aprendendo coisas novas, gosto de compartilhar o que sei e ajudar outras pessoas. Nas horas vagas gosto de ouvir música, tocar contrabaixo, cozinhar, ler mangás e assistir séries e filmes!

Veja outros artigos sobre Front-end