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Formação Produzindo com Krita

Entenda o processo de criação de ilustrações e animações com o Krita.

Esta formação faz parte dos nossos cursos de UX & Design
50h

Para conclusão

5
Cursos

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veja nossa apresentação da Formação e uma Alura Live sobre a Carreira em Front-end

As vantagens do Krita

Ilustrar e animar vai muito além da ferramenta: os conceitos básicos de cada área é o que traz vida e unidade à criação. Porém, os softwares auxiliam muito o(a) artista neste processo de desenvolvimento! Obviamente escutamos muito de ferramentas que dominam o mercado, como: Photoshop, Corel Painter, Paint tool Sai, entre outros. O Krita vem exatamente como uma opção gratuita e acessível para que a comunidade possa usufruir dos mesmos recursos de pintura e animação dos grandes softwares.

O KRITA

O Krita surgiu com este nome em 2002 depois de passar por muitas dificuldades em seu desenvolvimento. Com o movimento de software livre, o Krita nasceu para ser um software gráfico que se comunicasse com o Linux além dos outros sistemas operacionais, como o Windows e o IOS.

Voltado para o universo de ilustração, a ferramenta possui uma variedade de brushes (pincéis, traduzido do inglês) e estabilizadores para facilitar e agilizar a criação de traços na ilustração vetorial e no processo de animação por frame na sua timeline, sendo uma ferramenta bem completa para criação de concepts, assets para game e curtas animados.

Inicie agora a formação para entender a capacidade desta maravilhosa ferramenta!

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Professores especializados UX & Design

Com quem você vai aprender

  • Thiago Grusmão

    Thiago é ilustrador, pintor e designer. Estudou pintura e desenho clássico na Academy of Realist Art no Canadá e ministrou aulas de arte conceitual na Azimut Escola de CG e animação no Rio de Janeiro. Thiago atualmente mora no Japão e trabalha como designer, aprendendo mais sobre game design e animação.

  • Thiago Grusmão

    Thiago é ilustrador, pintor e designer. Estudou pintura e desenho clássico na Academy of Realist Art no Canadá e ministrou aulas de arte conceitual na Azimut Escola de CG e animação no Rio de Janeiro. Thiago atualmente mora no Japão e trabalha como designer, aprendendo mais sobre game design e animação.

  • Rainer Petter

    Rainer é um ilustrador e artista conceitual, formado em Artes Visuais. Tem experiência com a criação de ilustrações para video games, jogos mobile e ilustrações para revistas, livros e jogos de tabuleiro. Já produziu artes para Marvel Comics, Blizzard Entertainment, Fantasy Flight e outros.

  • Rainer Petter

    Rainer é um ilustrador e artista conceitual, formado em Artes Visuais. Tem experiência com a criação de ilustrações para video games, jogos mobile e ilustrações para revistas, livros e jogos de tabuleiro. Já produziu artes para Marvel Comics, Blizzard Entertainment, Fantasy Flight e outros.

  • Rafael Nunes Cerveglieri

    Rafael é artista formado pela faculdade Belas Artes de SP. Tem experiência ensinando em diversas escolas de arte renomadas incluindo a Quanta e a rede SESC. Já trabalhou, entre diversos outros, para Folha (infografista), Editora Abril (ilustrador), O2 Filmes (animador), Estúdio Birdo (cenarista), Wildlife Games (pixel artist) e atualmente como Lead Artist na Lumen Games. Atua como instrutor de arte 2D. Seus trabalhos podem ser vistos em www.behance.net/rafanunes

  • Rafael Nunes Cerveglieri

    Rafael é artista formado pela faculdade Belas Artes de SP. Tem experiência ensinando em diversas escolas de arte renomadas incluindo a Quanta e a rede SESC. Já trabalhou, entre diversos outros, para Folha (infografista), Editora Abril (ilustrador), O2 Filmes (animador), Estúdio Birdo (cenarista), Wildlife Games (pixel artist) e atualmente como Lead Artist na Lumen Games. Atua como instrutor de arte 2D. Seus trabalhos podem ser vistos em www.behance.net/rafanunes

Passo a passo

  1. 1 Pintura digital

    Vamos entender a principal aplicação do Krita que é criar pinturas em ambiente digital, aprendendo sobre conceitos básicos da pintura e como aplicá-los com a ferramenta.

    • Curso Krita: Desenvolvendo uma pintura digital

      10h
    • Faça esse curso e:
      • Aprenda o workflow fundamental para se trabalhar com Krita
      • Entenda os recursos de manipulação e pintura digital iniciais
      • Crie e gerencie brushes
      • Entenda conceitos de concepção e pintura
      • Utilize guias, réguas e elementos para te ajudar a desenvolver sua composição
    • Curso Krita: Refinando o processo de pintura

      10h
    • Faça esse curso e:
      • Trabalhe no planejamento da peça
      • Utiliza anotações e thumbnails dentro do seu projeto
      • Entenda o fluxo de camadas
      • Trabalhe em conceitos de proporções e desenhos estilizados
      • Aprenda a função Herdar Alpha
  2. 2 Ilustração editorial

    A ilustração editorial possui sutilezas no seu trabalho que merecem destaque na formação, por isso vamos passar por conceitos e ferramentas necessárias para construir este tipo de projeto!

    • Curso Krita: Ilustração editorial

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Aprenda a trabalhar com o Krita para criar uma ilustração editorial
      • Entenda como se dá a pesquisa de referências
      • Crie esboços para gerar possibilidades interessantes para a arte final
      • Conheça ferramentas para dar acabamento para a ilustração
      • Veja como trabalhar com a cor base
  3. 3 Animação

    Agora que entendemos como ilustrar com a ferramenta, vamos dar vida a algumas ilustrações entendendo como aplicar os conceitos de frames e animação dentro do Krita.

    • Curso Krita: Primeiros passos na animação

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Entenda como funciona um briefing para criar um projeto de animação
      • Aprenda as funcionalidades básicas do Krita para desenhar e animar
      • Conheça sobre processos clássicos de animação e como adaptá-los às tecnologias atuais
      • Aprenda os fundamentos básicos de manipulação de tempo e espaço em uma animação
      • Crie os seus primeiros projetos de animação, de uma bola saltando a uma personagem andando
      • Aprenda a criar um ciclo de caminhada em looping e com personalidade
      • Aprenda a fazer o fechamento e exportação de arquivos de animação
    • Curso Krita: Criando um cenário animado

      10h
    • Faça esse curso e:
      • Entenda como planejar suas ilustrações através da compreensão do briefing e da pesquisa de referências
      • Saiba como trabalhar com diferentes perspectivas na ilustração
      • Veja como lidar com as cores e iluminação do cenário
      • Aprenda a animar a ilustração
      • Entenda o processo de exportação da sua animação

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Em minha opinião, melhor curso com conteúdo de ilustração e animação. Poderia ter mais, ensinando animações mais elaboradas.

Krita: Criando um cenário animado

Luan Bastos Goi

muito obrigado pela aula, aprendi muito, pedras eram uma dificuldade para mim e com as suas dicas, poderei desenvolver melhor meus desenhos.

Krita: Refinando o processo de pintura

Alexandre Leite de Paula

Adorei, já desenho o Krita faz um tempo, mas ainda não sabia de muitas funcionalidades que me apresentaram aqui, foi muito proveitoso. Se posso fazer um comentário, o gerundismo me incomodou, deixa a fala com jeito de telemarketing, mas é a única observação, no resto foi dez! obrigado!

Krita: Desenvolvendo uma pintura digital

Artur Vaz Moreira

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