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Dicas para desenvolver uma estratégia de endomarketing na sua empresa

Thalyta Onimaru

Thalyta Onimaru


Chegar de manhã no escritório, beber um café e se sentir muito bem na empresa, são coisas básicas para se estar em uma organização que te envolve. Essa é a meta de muitos e muitas profissionais, assim como ter pessoas sempre engajadas é o sonho de toda liderança.

Uma imagem bem estruturada é parte essencial do crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Mas, além do trabalho externo realizado pela equipe de marketing, é importante trabalhar a imagem da marca no ambiente interno.

De acordo com dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, a taxa de demissões cresceu para 10,5% contra 9,6% de admissões. Esses indicadores se mostram cada vez mais prejudiciais para as empresas. Isto porque é preciso pensar em maneiras de aperfeiçoar seu ambiente interno e garantir sentimentos psicocognitivos sobre os benefícios experienciais do emprego, conhecidos como employee experience.

Buscando engajar a marca internamente, é essencial que as empresas apliquem estratégias de endomarketing. Quer saber como fazer isso? Nesse artigo vamos te contar tudo!

endomarketing

O que é Endomarketing?

Criado pelo professor de MBA e mestre em Gestão Estratégica, Saul Bekin, Endomarketing, ou simplesmente Marketing Interno, é um conjunto de feitos voltados para os colaboradores e colaboradoras da empresa visando fortalecer o ambiente empresarial.

Com a aplicação de ações como trocas de experiências, valorização da performance individual e ações corporativas, é possível aumentar o desempenho da equipe gerando profissionalização e engajamento no ambiente de trabalho.

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Muito além da simples comunicação interna, o conceito de Endomarketing visa abranger as pessoas colaboradoras em estratégias pela busca de maiores resultados, aumentando a produtividade de toda a empresa e seu desempenho no mercado.

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Endomarketing — significado

A palavra “endomarketing” é uma junção de dois termos:

  • “endo”: prefixo que significa “interno” ou “dentro de”;
  • “marketing”: se refere às atividades e estratégias relacionadas à promoção e gestão de produtos, serviços ou marcas.

Portanto, o significado de endomarketing, com relação ao termo, está relacionado às estratégias e ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização, ou seja, seus próprios funcionários e funcionárias.

Endomarketing — conceito

Ainda que a definição de endomarketing seja unânime na visão de diversos autores, seus conceitos podem variar. Contudo, é possível identificar semelhanças entre os principais direcionamentos.

Com base nestas ideias, podemos compreender o conceito de endomarketing como um conjunto de ações direcionadas para:

  • A motivação dos funcionários e funcionárias;
  • Uma comunicação clara e efetiva;
  • O comprometimento das pessoas com a empresa;
  • O alinhamento organizacional;
  • A manutenção dos valores da organização;
  • A adequação dos instrumentos de marketing;
  • A satisfação dos/das clientes internos (as) e externos (as).

Além disso, os autores também citam como principal objetivo do endomarketing, alinhado ao seu conceito, o fortalecimento das relações internas da empresa com a função de: integrar a noção de pessoas clientes e fornecedoras internas; e fazer com que todos os funcionários e funcionárias tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa (Rafiq & Ahmed, 1993), incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua.

Endomarketing — definição

Podemos compreender melhor o endomarketing a partir da definição de Bekin (1995), que conceitua três estágios possíveis para um programa de endomarketing:

  • 1º — A empresa carece de uma consciência estratégica voltada para o atendimento ao cliente como prioridade para a conquista do mercado;
  • 2º — A mentalidade de uma cultura de serviço já foi criada. Torna-se necessário um processo para manter essa cultura de serviços;
  • 3º — Mentalidade de serviço já foi criada e se integrou no dia a dia da empresa.

Qual a diferença entre marketing e endomarketing?

O marketing e o endomarketing são dois conceitos relacionados, mas têm focos e objetivos diferentes dentro de uma organização. As principais diferenças entre eles são relacionadas aos seguintes pontos:

Público-alvo

  • Marketing: o marketing tradicional concentra-se em atrair e envolver clientes externos, ou seja, pessoas fora da organização. O objetivo principal é promover produtos, serviços ou a marca da empresa para o mercado em geral.
  • Endomarketing: o endomarketing, por outro lado, está voltado para o público interno da organização, ou seja, seus funcionários e funcionárias. O objetivo principal é engajar e motivar as pessoas, fortalecendo a cultura organizacional e melhorando a satisfação e o desempenho da equipe.

    Objetivo

  • Marketing: o objetivo do marketing é aumentar a visibilidade da empresa, conquistar novos clientes, fidelizar os clientes existentes e impulsionar as vendas.
  • Endomarketing: o objetivo do endomarketing é criar um ambiente de trabalho positivo, promover o alinhamento dos funcionários e funcionárias com os valores e objetivos da empresa, reter talentos e melhorar a produtividade por meio do engajamento dos times.

Estratégias e Táticas

  • Marketing: as estratégias de marketing envolvem publicidade, promoções, branding, análise de mercado, pesquisa de consumidores, entre outras ações voltadas para o mercado externo.
  • Endomarketing: as estratégias de endomarketing incluem comunicação interna, programas de treinamento e desenvolvimento, reconhecimento e valorização das pessoas colaboradoras, seu envolvimento em decisões organizacionais, entre outras ações direcionadas ao público interno.

Resultados

  • Marketing: os resultados do marketing estão relacionados ao aumento das vendas, ao crescimento da base de clientes e à melhoria da posição da empresa no mercado.
  • Endomarketing: os resultados do endomarketing estão ligados ao aumento da satisfação dos funcionários e funcionárias, à redução do turnover, à promoção de uma cultura organizacional saudável e ao aumento da produtividade e do comprometimento das pessoas colaboradoras.

Qual a importância do Endomarketing?

Os projetos de Endomarketing, quando executados de maneira efetiva, podem trazer grandes resultados para a organização por estarem diretamente ligados ao engajamento interno.

A consolidação da marca empregadora, também conhecida como employer branding, é essencial para tornar as pessoas colaboradoras parte dos valores e costumes da empresa, disseminando seus princípios em sua atuação empresarial.

Desta forma, o Endomarketing é essencial para gerar a aproximação entre o time e potencializar o sentimento de pertencimento e valorização que, além de aumentar o desempenho, torna o ambiente de trabalho mais confortável.

Qual o objetivo do endomarketing e seus pilares?

O Endomarketing tem como principal objetivo alinhar expectativas e manter a motivação dos times internos para captarem os valores, seguirem a cultura e se envolverem com as metas corporativas.

Para que isso seja possível, é necessário que as pessoas colaboradoras entendam e conheçam de maneira clara cada um dos pontos citados:

  • Valores: crenças que devem ser pautadas no comportamento geral.
  • Missão: a razão da empresa existir e como ela pretende somar socialmente.
  • Visão: as metas da empresa a longo prazo.

Um dos pilares do Endomarketing é garantir o entendimento e o cumprimento dos conceitos estipulados pela empresa, aplicando-os em seu plano de ação e garantindo a execução dos mesmos.

A fim de realizar essas ações, o projeto de Endomarketing deve estar diretamente alinhado com o processo de RH, com atividades baseadas na experiência individual e perfil comportamental de cada pessoa colaboradora. Desta forma, será possível idealizar e executar ações direcionadas e com mais valor.

Para pessoas gestoras e líderes, o principal objetivo do Marketing Interno é melhorar o desempenho de sua equipe, aplicando de maneira efetiva seu poder de liderança para expandir a execução de tarefas, gerar mais motivação e colaboração.

Por sua vez, a finalidade do Endomarketing para as pessoas funcionárias, é garantir o seu reconhecimento como elementos essenciais para o bom funcionamento e a busca pelos objetivos estratégicos da organização, podendo pertencer a um ambiente mais acolhedor e executar suas tarefas de maneira mais produtiva e engajada.

Quais os 4 fundamentos do endomarketing?

Os fundamentos do endomarketing são princípios-chave que orientam as estratégias e ações, sendo essenciais para promover um ambiente de trabalho positivo, engajar as pessoas colaboradoras e fortalecer a cultura organizacional. Os quatro fundamentos principais são:

Comunicação Interna Eficiente

  • Estabelecer canais de comunicação claros e eficazes dentro da empresa;
  • Garantir que as informações sejam compartilhadas de maneira transparente e acessível a todos os funcionários e funcionárias;
  • Promover um diálogo aberto e inclusivo, que promova uma troca de informações horizontal entre as lideranças e as equipes.

Valorização e Reconhecimento

  • Reconhecer e valorizar as contribuições e o esforço das pessoas colaboradoras;
  • Implementar programas de reconhecimento e recompensas que incentivem o bom desempenho;
  • Demonstrar apreço pelo trabalho dos funcionários e funcionárias, seja por meio de elogios, prêmios ou oportunidades de crescimento na empresa.

Treinamento e Desenvolvimento

  • Investir na capacitação e no desenvolvimento profissional dos colaboradores e colaboradoras;
  • Oferecer oportunidades de aprendizado e treinamento que estejam alinhadas com as necessidades individuais e os objetivos da empresa;
  • Promover um ambiente de aprendizado contínuo que estimule o crescimento e a evolução das pessoas.

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Envolvimento e Participação

  • Incentivar a participação ativa dos funcionários e funcionárias nas decisões e processos da empresa;
  • Envolver as pessoas colaboradoras em projetos, comitês ou grupos de trabalho relacionados a questões estratégicas;
  • Criar um senso de pertencimento, no qual as pessoas se sintam parte importante do sucesso da organização.

Esses quatro fundamentos do endomarketing são importantes para promover a motivação, o engajamento e a satisfação dos funcionários e funcionárias, contribuindo para um clima organizacional saudável e produtivo, e um relacionamento fortalecido com a empresa.

Endomarketing — exemplos

Uma vez que o principal objetivo desta estratégia é garantir o pertencimento das pessoas colaboradoras, algumas ações que podem ser tomadas são:

  • Treinamentos nas áreas de interesse dos times;
  • Acesso a materiais de capacitação;
  • Incentivos ao diálogo;
  • Trocas de experiências e melhorias na comunicação interna;
  • Valorização por desempenho individual.

Podemos observar algumas campanhas de Endomarketing nas empresas que potencializaram a satisfação da equipe e aumentaram seus resultados. Se liga nesses exemplos de endomarketing que podem ser considerados cases de sucesso:

Google

Quando o assunto é motivar a equipe, o Google sabe muito bem o que fazer. O espaço de trabalho é sempre colorido e criativo, incentivando a comunicação interna de maneira descontraída e confortável.

Além disso, a empresa oferece vários benefícios que engajam as pessoas colaboradoras, como almoços feitos por chefs de cozinha e grandes bonificações por reconhecimento.

Coca-Cola

Durante as Olimpíadas de 2016 no Brasil, a Coca-Cola, que era patrocinadora do evento, envolveu seu time de mais de 66 mil pessoas em todo o país com diversas estratégias de Endomarketing como um espaço temático denominado “andar olímpico”, que colocava as pessoas colaboradoras no clima do evento.

Além disso, também podiam tirar fotos com uma réplica da tocha olímpica e conversar com atletas profissionais.

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Como elaborar um projeto de Endomarketing?

Existem diversas maneiras de investir no Marketing Interno e melhorar o desempenho da sua equipe. Mas, muito além da criatividade no momento de criar as ações, é preciso seguir alguns passos estratégicos para que tudo seja realizado de maneira efetiva.

Se liga nessas dicas!

1. Entenda o que as pessoas colaboradoras querem

É muito importante que o projeto de Endomarketing seja realizado com base no perfil comportamental da equipe. Por isso, antes de elaborar a ação, é necessário entender quais as necessidades e anseios dos funcionários e funcionárias.

Pesquise, pergunte, troque experiências, escute e entenda o que mantém o time mais motivado e o que pode contribuir para o engajamento com a organização.

Além disso, é importante traçar um perfil detalhado das pessoas colaboradoras, como interesses, atribuições profissionais, etc. Conhecer e analisar bem o público que será trabalhado contribuirá para traçar planos mais específicos e com melhores resultados.

2. Analise a cultura organizacional

As pessoas colaboradoras e as estratégias de Endomarketing devem estar diretamente interligadas e envolvidas com os comportamentos, crenças, valores e objetivos que cercam a cultura organizacional. Por isso, é muito importante que este elemento seja analisado e fortemente disseminado.

Essa análise vai contribuir para realçar os pontos fortes e entender como podem ser utilizados para melhorar o ambiente organizacional e envolver todo o time.

3. Determine objetivos específicos

Antes de qualquer execução, é de extrema importância determinar de maneira clara os resultados que se pretende alcançar com aquela ação. Por isso, estabeleça prazos e avaliações de desempenho para o projeto e para as pessoas colaboradoras.

Além disso, estude como esses objetivos podem somar diretamente com as metas principais da organização, medindo como o engajamento da equipe reflete no crescimento da empresa.

Ações para executar

Com uma análise aprofundada da equipe, cultura organizacional implementada e objetivos bem definidos, é possível realizar diversas ações de Endomarketing. Observe alguns exemplos a seguir:

1. Tenha ambientes agradáveis

Invista em ambientes que sejam agradáveis para sua equipe, proporcionando criatividade e conforto. Aposte em aplicar a identidade visual da marca em elementos do escritório, gerando uma sensação de proximidade e pertencimento.

2. Valorize o trabalho do time

Sabemos que todo mundo gosta de ter seu bom trabalho reconhecido e recompensado. Além de vales e prêmios, é possível realizar diversas ações de reconhecimento para demonstrar a importância da pessoa colaboradora no alcance das metas da empresa.

3. Ofereça capacitações

Além de incentivar a equipe a crescer e a se aprimorar mais em sua área de atuação, as capacitações permitem que as pessoas colaboradoras conheçam novas áreas e se mantenham sempre atualizadas nas últimas novidades do mercado. Por isso, oferecer treinamentos e capacitações é uma ótima forma de garantir a motivação organizacional enquanto investe no crescimento da empresa.

Cursos de endomarketing

Os cursos de endomarketing podem ser oferecidos presencialmente ou online. Muitas organizações, ainda personalizam os programas de treinamento de acordo com suas necessidades específicas.

Além disso, é importante lembrar que o endomarketing não é uma solução única, mas sim uma estratégia contínua que requer investimento e comprometimento por parte da empresa.

Confira a seguir, alguns dos principais tópicos que um curso de endomarketing pode abranger:

  • Comunicação interna: ensinar técnicas eficazes de comunicação para todas as pessoas profissionais entenderem melhor os objetivos, valores e metas da empresa.
  • Engajamento da equipe: fornecer estratégias para envolver e motivar os colaboradores e colaboradoras, promovendo um ambiente de trabalho positivo.
  • Cultura organizacional: ajuda a definir, desenvolver e manter uma cultura organizacional alinhada com os valores e objetivos da empresa.
  • Liderança: capacitar as lideranças para serem eficazes na comunicação com suas equipes e no estabelecimento de um ambiente de trabalho positivo.
  • Reconhecimento e recompensas: ensinar como reconhecer e recompensar os funcionários e funcionárias pelo seu bom desempenho e contribuições.
  • Treinamento e desenvolvimento: fornecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para as pessoas colaboradoras, ajudando-as a melhorar suas habilidades e crescer profissionalmente.
  • Integração de novas pessoas: desenvolver programas de integração para ajudar profissionais que acabaram de chegar na empresa, a fim de facilitar sua adaptação à cultura da empresa e aos processos de trabalho.
  • Gestão de mudanças: ensinar como gerenciar eficazmente as mudanças organizacionais, minimizando o impacto negativo nos funcionários e funcionárias.

Aqui na Alura, você encontra diversos cursos na área de Gestão Corporativa, Inovação & Gestão, direcionados para as necessidades específicas da sua empresa.

Nos diversos cursos disponíveis, é possível aprimorar áreas como: comunicação estratégica na liderança, employer branding, tomada de decisão e muitas outras, a fim de desenvolver as habilidades necessárias para implementar uma estratégia eficiente de endomarketing.

Agora que você já sabe da importância em aplicar o Endomarketing, é hora de implementar em sua empresa e manter sua equipe sempre engajada.

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Thalyta Onimaru
Thalyta Onimaru

Thalyta Onimaru é Secretária Executiva de formação e comunicadora por vocação. Sua paixão por aprender e ensinar abrange diversas áreas, incluindo social media, marketing e inovação, que ela compartilha com entusiasmo com equipes e negócios. Atua como monitora na Alura, onde não só compartilha seu conhecimento, mas também continua sua jornada de aprendizado. Fora do mundo profissional, dedica seu tempo a romances água com açúcar e longas maratonas de filmes de Star Wars.

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