5 passos para uma comunicação mais assertiva

5 passos para uma comunicação mais assertiva
Jennifer Koppe
Jennifer Koppe

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Interagir de maneira segura e clara evita conflitos e mal-entendidos na vida pessoal e profissional

Uma postura mais assertiva é extremamente importante para evitar falhas de comunicação não só no ambiente de trabalho mas também nas relações interpessoais como um todo. Informações cruzadas e mal-entendidos constantes podem resultar em crises de imagem e muito desgaste; no mundo corporativo, o "telefone sem fio" pode ter consequências graves.

Assertividade não é sinônimo de agressividade. Para ser assertivo, é necessário saber ouvir, ter clareza e, principalmente, empatia. Somente assim pode-se evitar conflitos e garantir um ambiente adequado de escuta e troca de ideias.

Para encontrar a assertividade que existe em todos nós, é necessário muito autoconhecimento. O processo nem sempre é rápido, mas é muito gratificante. Para ajudar nessa busca, confira cinco maneiras de se comunicar de maneira mais segura e eficaz.

1. Domine o assunto

imagem de duas pessoas em frente a um quadro branco, a mulher está com o computador na mão e escrevendo, enquanto o homem a observa
Preparar-se antes de falar é fundamental para garantir uma comunicação assertiva. (Fonte: Unsplash)

Se você precisa falar sobre um tema específico, prepare-se, estude, pesquise a fundo e sempre tenha bons argumentos para defender o seu ponto de vista. Se não puder responder a alguma pergunta, seja sincero e diga que buscará a resposta.

Quando estiver mediando algum conflito, procure entender as motivações de quem está envolvido e conheça todos os lados da história antes de tirar qualquer conclusão.

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2. Saiba ouvir

Respeite a opinião dos demais. Por mais que você não concorde com algo, ouça o que a pessoa tem a dizer antes de se manifestar. Faça perguntas, demonstre interesse, procure compreender bem o que o outro quer dizer. Muitas vezes, é possível resolver uma situação conflituosa por meio da escuta ativa, já que algumas pessoas só querem ser ouvidas, enquanto outras não sabem se manifestar de maneira segura e precisam de ajuda.

3. Tenha empatia

Colocar-se no lugar do outro também é fundamental para uma boa comunicação. Só assim conseguimos compreender o modo de pensar e até mesmo de agir dos demais. Se uma pessoa está sendo agressiva, será que é por que ela está insegura ou ansiosa? Independentemente da função que cumprem na empresa, todos merecem ser ouvidos.

4. Escolha bem as palavras

Preocupe-se sempre com a clareza de suas palavras. Conheça o seu público e o nível de entendimento dele, pois de nada adianta um vocabulário rebuscado se a mensagem não for compreendida.

Sempre que possível, seja positivo e evite palavras ou expressões negativas. Suas ideias serão mais bem recebidas se você tiver uma postura construtiva mesmo diante de uma situação difícil.

5. Preste atenção naquilo que você não diz

imagem de um computador em cima de uma mesa de escritório e as mãos de um homem que está gesticulando
Prestar atenção na comunicação não verbal também é importante (Fonte: Unsplash)

A postura é tão ou mais importante do que aquilo que falamos. Mantenha a calma, respire e controle seus gestos, seu olhar e suas expressões faciais. Ter uma presença confiante e ao mesmo tempo receptiva ajuda a criar uma conexão com os demais, e as pessoas se sentem mais seguras para conversar.

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