Artigo

Guia de tecnologia no RH: da evolução às ferramentas

Athena Bastos

Athena Bastos


Avanços tecnológicos, como inovação, agilidade e produtividade, estão movimentando o mercado de recursos humanos. Novas ferramentas de gestão ganham espaço no dia a dia das empresas e impactam as atividades tradicionais do setor.

A tecnologia é uma facilidade do dia a dia para todas as pessoas: navegar na internet, usar o celular e até mesmo ir à farmácia e pagar a conta em um caixa automatizado, são atividades simples que realizamos diariamente e nos esquecemos da facilidade que esses recursos nos proporcionam.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a tecnologia evoluiu e está cada vez mais presente em nossa vida nas últimas décadas. Em meio a esse cenário, surge uma demanda natural pelo uso da tecnologia na área de Recursos Humanos, visando facilitar processos burocráticos e garantir mais competitividade para as empresas.

Entenda o efeito das transformações da tecnologia no RH!

pessoas usando tecnologia no RH

Evolução e impactos da tecnologia no RH

Na década de 70, o RH tinha um papel bem administrativo nas empresas, que consistia em: arquivar documentos, fazer admissões e demissões, entre outras atividades. Com a revolução digital no mundo dos negócios, houve uma mudança nas demandas do setor e também na forma como ele é visto pela diretoria das organizações.

A tecnologia possibilitou que as equipes de RH se concentrassem mais na gestão de pessoas e menos nos processos burocráticos. Assim, o RH assumiu um papel mais estratégico nas organizações.

VEJA MAIS:

A implementação de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Big Data, People Analytics, e-learning, entre outras, está revolucionando a maneira como os departamentos de Recursos Humanos operam e interagem com as pessoas.

A IA está sendo empregada para automatizar tarefas como triagem de currículos, condução de entrevistas virtuais e até mesmo para prever o sucesso de um talento na empresa.

Já as ferramentas de BI e Big Data permitem aos RHs analisar grandes volumes de dados sobre as pessoas colaboradoras, recrutamento, desempenho e engajamento, e criar dashboards com uma visão dos principais indicadores de RH, facilitando o monitoramento do desempenho e a identificação de áreas para melhorias.

As análises de people analytics permitem que os RHs tomem decisões mais informadas com base em dados sobre o desempenho, produtividade, rotatividade e outros aspectos relacionados às pessoas colaboradoras.

Por fim, as plataformas de e-learning oferecem treinamento personalizado aos funcionários e funcionárias, permitindo que desenvolvam suas habilidades conforme suas necessidades e ritmo individuais, possibilitando acompanhar seu progresso em cursos e programas de treinamento.

A importância da tecnologia no RH

Como vimos, tecnologia e recursos humanos caminham juntos. A integração da tecnologia no RH 4.0, por exemplo, não apenas otimiza processos internos, mas também promove uma gestão de recursos humanos mais estratégica e eficiente.

As soluções tecnológicas estão revolucionando a maneira como lidamos com tarefas cotidianas, desde recrutamento e seleção até treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A tecnologia em RH permite automatizar processos repetitivos, como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, possibilitando mais tempo para atividades estratégicas, como o desenvolvimento de talentos e a elaboração de estratégias de retenção, por exemplo.

Além disso, ela oferece ferramentas que permitem uma análise de dados aprofundada a respeito das pessoas colaboradoras, facilitando a identificação de tendências, padrões e áreas de melhoria. Isso possibilita uma tomada de decisão mais informada e baseada em dados, contribuindo para o aumento da eficiência e produtividade da equipe.

Outro aspecto importante é a melhoria da experiência dos colaboradores e colaboradoras. A tecnologia possibilita criar portais de autoatendimento e aplicativos móveis que permitem acessar informações relevantes, solicitar férias, acompanhar o desempenho pessoal e até mesmo participar de programas de treinamento online.

Principais usos da tecnologia no RH

Como vimos, a tecnologia desempenha um papel muito importante no setor de RH, otimizando processos, melhorando a eficiência e promovendo uma experiência mais positiva para as pessoas colaboradoras. Confira alguns dos principais usos da tecnologia no RH:

  • Recrutamento e seleção: plataformas de recrutamento online, sistemas de rastreamento de pessoas candidatas (ATS) e algoritmos de análise de currículos, ajudam a filtrar e selecionar talentos de maneira mais eficiente e assertiva.
  • Gestão de desempenho: softwares de gestão de desempenho permitem que as equipes de gestão e demais profissionais acompanhem metas, feedbacks e avaliações de desempenho de maneira mais transparente e regular.
  • Treinamento e desenvolvimento: plataformas de e-learning e sistemas de gestão de aprendizado (LMS) oferecem treinamentos personalizados e acessíveis para os colaboradores e colaboradoras, permitindo que desenvolvam suas habilidades de forma contínua.
  • Gestão de pessoal e folha de pagamento: softwares de gestão de recursos humanos (HRIS) automatizam processos como folha de pagamento, gestão de benefícios, controle de horas trabalhadas e gestão de licenças, reduzindo erros e economizando tempo.
  • Engajamento e retenção de talentos: plataformas de engajamento de funcionários e funcionárias ajudam a medir o envolvimento das pessoas, coletar feedback e implementar iniciativas para melhorar a cultura organizacional e a satisfação dos times.
  • Comunicação interna: aplicativos de comunicação interna e intranets fornecem um canal para comunicação rápida e eficaz entre os colaboradores e colaboradoras e a equipe de RH, além de facilitar o compartilhamento de informações importantes.

Esses são apenas alguns exemplos, e a tecnologia continua a evoluir, oferecendo novas maneiras para os departamentos de RH melhorarem suas práticas e impulsionarem o sucesso organizacional.

Ferramentas de RH: tendências em gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um fator importante para o sucesso das empresas. Ferramentas como as de People Analytics, por exemplo, servem para analisar dados e informações relacionadas aos profissionais da empresa (como feedbacks, avaliações e metas) e ajudam a executar uma gestão de pessoas mais assertiva.

Para te ajudar a ficar por dentro desses conceitos fundamentais e entender as tendências na área de recursos humanos, listamos a seguir algumas das principais ferramentas utilizadas no RH estratégico.

Indicadores de RH - baixe agora

Ferramenta de pesquisa de clima

Gerenciar os sentimentos das pessoas de uma empresa é uma tarefa bastante complicada, uma vez que qualquer negócio que trabalhe com pessoas, principalmente equipes multidisciplinares, enfrentam diariamente problemas no clima organizacional.

Antes que isso aconteça, porém, a solução pode ser simples: basta conhecer bem o clima organizacional da empresa, o que pode ser feito através da realização frequente de pesquisas efetivas.

Com o apoio de uma ferramenta de pesquisa de clima, é possível entender quais são as percepções das pessoas colaboradoras quanto à cultura e ao ambiente da empresa, além de ajudar a identificar com rapidez qualquer tipo de incômodo que precise ser resolvido.

Ferramenta de Assessment

Sabemos que o recurso mais valioso das empresas são as equipes, ou seja, os (as) profissionais que a compõem. Por isso, a avaliação de competências se tornou um pré-requisito para todas as áreas: gestão de talentos, processo seletivo e retenção de talentos.

A ferramenta de Assessment pode te ajudar nessa missão. Com ela, você consegue avaliar o desempenho de colaboradores e colaboradoras, identificar gaps e potencialidades, e auxiliar na agilidade na tomada de decisão sobre os cargos ocupados por cada profissional dentro da empresa.

Ferramentas com recursos que vão além do teste psicológico, também podem contribuir com a gestão de pessoas, identificando necessidades específicas com relação à formação continuada dos (as) profissionais para atuarem no mercado atual e futuro.

Ferramenta de gestão de pessoas

Uma ferramenta de gestão de pessoas é um software que auxilia na administração de todos os processos relacionados ao RH. Ela gerencia desde contratações até demissões, além de fazer o mapeamento, controle e análise dos dados corporativos, como benefícios, cargos, salários e plano de carreira.

A plataforma centraliza a gestão do capital humano da empresa e possibilita o armazenamento desses dados em nuvem. Assim, toda informação fica disponível em um único local, facilitando o trabalho da equipe de RH e dos colaboradores e colaboradoras da companhia.

LMS e LXS

LMS (Learning Management System) e LXS (Experience System) são nomes parecidos, já que tratam da mesma área: educação corporativa. O LMS é uma plataforma digital para a administração, documentação e análise do processo de ensino e aprendizado. Ou seja, além de ser a ferramenta em que os funcionários e funcionárias podem encontrar as informações e treinamentos necessários para o seu desenvolvimento no trabalho, o LMS também possibilita que as equipes de gestão entendam como está a evolução do conhecimento dos (as) profissionais da organização.

O LXS tem todas essas funcionalidades do LMS, mas leva em consideração outras dimensões importantes na vida das pessoas colaboradoras. Além da questão pedagógica, ele traz insights sobre aspectos comportamentais e motivacionais dos (as) profissionais, por isso, pode ser integrado a outras ferramentas de RH, como, por exemplo, um software de gestão de talentos ou até mesmo um portal colaborativo.

Além do LMS e o LXS, existem outras ferramentas de educação corporativa que oferecem capacitação EAD aos seus colaboradores e colaboradoras e podem ser integradas ao LMS.

Veja, por exemplo, como a Alura Para Empresas ajuda seus times!

Análise de dados

Você sabia que as companhias de médio e pequeno porte que investem em análise de dados têm melhores resultados que aquelas que não o fazem? Segundo um artigo da Revista Exame, a utilização para auxiliar a tomada de decisões inteligentes nas empresas, têm recebido amplo destaque no mundo corporativo como uma ferramenta poderosa para as lideranças.

No mundo atual, a análise de dados é essencial para o sucesso da empresa. Com ela, você pode fazer projeções e tomar decisões estratégicas para reduzir custos, promover uma gestão mais eficiente e motivar funcionários e funcionárias.

A tecnologia foi um divisor de águas para a área analítica. Na década passada, era preciso contar com especialistas para realizar até mesmo uma análise simples da performance organizacional.

Hoje, ferramentas como dashboards digitais permitem que todos os colaboradores e colaboradoras tenham acesso às informações importantes sobre a companhia — seja na hora de planejar um horário flexível, criar um plano de benefícios ou executar alguma outra atividade do dia-a-dia.

Benefícios da tecnologia no RH

Há muitos benefícios no uso da tecnologia em RH, capaz de tornar o trabalho mais eficiente, ajudar a comunicar melhor com as pessoas colaboradoras e reduzir custos. Aqui estão algumas das principais vantagens de apostar na tecnologia em RH:

  • Melhorar a eficiência dos processos internos;
  • Melhorar o tempo de resposta das solicitações da área de RH;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores e colaboradoras com a empresa;
  • Aumentar a produtividade dos times de RH, liberando-os das atividades manuais para que possam dedicar mais tempo às questões estratégicas e táticas;
  • Reduzir os custos com processos desnecessários e redundância no tratamento de informações;
  • Diminuir o turnover em sua organização.

Mais de 1400 cursos - saiba mais

Por que investir em um RH Estratégico

A tecnologia transforma a maneira como as pessoas se relacionam com a empresa, além de implantar mudanças em todos os aspectos da organização. Com o surgimento dessas novas ferramentas, processos e requisitos, algumas empresas acabaram ficando para trás, pois nem sempre todos os departamentos conseguem absorver tudo isso.

Por isso, a tecnologia torna-se cada vez mais necessária dentro das empresas e no RH. Essas ferramentas facilitam processos, identificam oportunidades de negócio, ajudam a encontrar talentos, entre outras vantagens.

Um RH Estratégico estruturado de maneira correta consegue identificar rapidamente as potencialidades dos (as) profissionais, priorizando a convivência, o compartilhamento de informações e o respeito entre esses colaboradores e colaboradoras. A tecnologia também ajuda a construir um ambiente interno mais sustentável, em que cada profissional contribui para o sucesso da empresa.

Com a revolução digital, as empresas e profissionais do mercado precisaram se adaptar às novas tecnologias. A geração Y, pessoas nascidas após 1984, já está acostumada com as ferramentas da web 2.0 e outras tecnologias dinâmicas. Mas hoje já falamos de Web 3.0 e debatemos as relações intergeracionais no ambiente de trabalho.

Portanto, a adaptação é contínua, o aprendizado é contínuo. Uma boa empresa sabe valorizar os colaboradores e as colaboradoras e busca oferecer benefícios e planos de crescimento profissional. E a tecnologia é uma ferramenta de impulso nesse processo.

Quanto mais próxima da tecnologia for a gestão de pessoas, melhor será sua visão a respeito das questões atuais do mercado de trabalho brasileiro.

Quer saber mais sobre o mercado de tecnologia e educação corporativa? Receba a newsletter da Alura Para Empresas com insights mensais, direto em sua caixa de entrada! e conheça nossos cursos e soluções para a sua empresa!

Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.