Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Startups e Empreendedorismo > Conteúdos de Startups e Empreendedorismo > Primeiras aulas do curso Empreendedorismo: abrindo sua empresa do jeito certo

Empreendedorismo: abrindo sua empresa do jeito certo

Abra Sua Empresa - Introdução

Olá, seja bem vindo, sou Frederico Aranha e quero te apresentar meu novo curso: Empreendedorismo: como abrir uma empresa do jeito certo.

Se você tem alguma ideia, fez outros cursos, como o de Business Model Generation, ou Lean Startup, sabe desenvolver e agora quer criar um produto, mas não fará isto sozinho, pois está pensando em se associar a um amigo ou outro profissional. Este curso é para você!

Vamos aprender como pensar da maneira certa, e veremos várias sacadas. Você vai aprender com quem sabe, com quem empreendeu e empreende, com quem tem um negócio bom o bastante, que acertou.

O principal objetivo deste curso é permitir a reflexão sobre a sua sociedade: como você entra, sai, o que é seu, o que você leva e o que deixa na empresa, de que forma você irá prosperar, qual seu modelo de negócio.

Vamos explorar muitos assuntos interessantes, e colocaremos no papel o seu contrato social. Este é o foco do curso, te ensinar a elaborar este contrato e colocar no papel sua sociedade.

De repente, você quer empreender sozinho; não tem problema, veremos neste curso alguns direcionamentos para quem quer empreender sozinho também.

Contudo, nosso objetivo principal é a sociedade, que se dará principalmente por meio de um contrato - e aprenderemos a redigi-la da maneira certa, com base no meu conhecimento prático de empresário.

Vamos pensar no negócio, mais do que nas parcerias, na empresa em si. Vem comigo que em breve falaremos mais sobre o que você verá em detalhes neste curso.

Abra Sua Empresa - O que aprenderei

Neste curso, vamos aprender mais sobre o que é um modelo de negócios e de que forma sua empresa ganhará dinheiro. A importância de aprendermos isso é que assim conseguimos:

Aprenderemos sobre os tipos societários, as maneiras possíveis de associação, que tipos de empresas poderão ser abertas, sozinho ou com outras pessoas.

Veremos sobre enquadramento de porte: o que é uma empresa grande no Brasil? Para um microempreendedor, é uma empresa que fatura um milhão, e para você? E para o governo, um gigante das leis? Neste caso, existem leis específicas, apesar de alguns órgãos entenderem o porte de formas distintas no Brasil.

Também veremos o enquadramento tributário, maneiras para simplificar sua vida pagando um único imposto, reunindo todos os principais impostos que uma empresa iniciante precisa pagar, como no caso do Simples Nacional.

Debateremos sobre a relação com seus sócios, ou como estabelecer uma relação saudável, voltada para o negócio, com regras claras, porque a não existência delas é o que mais prejudica uma sociedade.

Se você não sabe, por exemplo, como deixará uma empresa, isto pode te causar ansiedade. Se está tendo problemas com seu sócio e quer se desligar, como você fará isso?

E se deu tudo certo, como você sacará o dinheiro, o lucro? Qual parcela pertence a você e o que pertence à empresa? Vamos explorar tudo isto.

Veremos as diferenças entre Ato Constitutivo e Contrato Social, e poderemos até dizer que o último não deixa de ser um Ato Constitutivo, pois constitui algo, representa a abertura ou existência de um negócio. Vamos nos concentrar muito no Contrato Social.

Vamos entender o que diferencia:

Isso tudo constará no projeto de conclusão, que é o Contrato Social.

Exploraremos um Modelo de Gestão Financeira básico para ser colocado no contrato, e começaremos a a pensar na gestão de sua empresa.

Falaremos também sobre aquilo que deve conter em um Contrato Social, ou seja, de que maneira ela será montada com seus sócios, e quais são os caminhos para a abertura da empresa, como o contrato, que você aprenderá a elaborar,e em que irá pautar sua sociedade, transformando-o em um negócio de fato.

A partir de exemplos de empresas que podem nos ajudar, pressupondo que somos uma empresa de contabilidade, veremos como procurar advogados - você conseguirá ter acesso a tudo que for necessário para montar seu negócio, com exemplos reais baseados nas minhas experiências, inclusive recentes.

Daremos uma navegada por contas, pagamentos e NFe - se você tem um ecommerce, ou qualquer outro tipo de prestação de serviços, a nota fiscal eletrônica pode ser automatizada na sua loja, ou você pode utilizar o certificado digital no sistema da prefeitura da sua cidade, emitindo uma nota online, sem a necessidade de preenchimento daqueles blocos de papel.

É importante salientar que eu, Frederico, não sou contador, nem advogado. Este curso é voltado para quem quer se tornar um empresário, que é o meu caso, pois atuo como gerente de projetos. Te ensinarei a pensar como um empresário, o que não significa que você não deva considerar o apoio e o direcionamento de um advogado na elaboração de um Contrato Social, por exemplo, ou de um contador, e aqui veremos como ter acesso a estes profissionais.

Não se esqueça: o que queremos é formar este mindset do empresário.

Modelo de Negócios - Modelo de Negócios

Vamos falar sobre modelo de negócio, muito importante por determinar como a empresa capta recursos. Entendê-lo é fundamental para qualquer empresário, assim como saber elaborar um plano de negócios. Veremos nesta aula alguns exemplos e um direcionamento inicial para a tradução deste modelo de negócios no Contrato Social, naquilo que elaboraremos, o acordo entre você e seu sócio.

Para aprofundarmos este conhecimento, há os cursos de Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócios, Business Model Canvas I & II e Lean Startup: Primeiros passos da sua startup enxuta.

Modelo vs. Plano de Negócios

São conceitos que orbitam o mercado de trabalho, e eu os considero convergentes, porque o modelo de negócios está muito relacionado a o que, custos e como entregaremos um produto. No entanto, isso não se relaciona à execução deste modelo, que tem mais a ver com o plano de negócios.

Em 2010, fui selecionado em um projeto do Governo Federal por conta de um plano de negócios que escrevi. Posso dizer que ele é tão importante quanto o modelo, ou seja, temos que pensar neste conjunto de fatores que nos levam à rentabilidade, e depois, em como transformar isto em um negócio.

Assim, diria que o modelo é esta estrutura inicial e básica, e o plano de negócios implica em como chegaremos lá. Vamos ver os principais elementos de um modelo de negócios para conseguirmos uma apresentação formal da empresa. Uma vez que o modelo tenha sido determinado, o ideal é elaborar um planejamento.

Esta imagem, proveniente do Sebrae Nacional, cujo sistema pertence a Alex Osterwalder e Yves Pigneur, mostra um quadro colorido com vários conceitos a partir dos quais o modelo de negócios será elaborado:

Como? Parcerias, atividades e recursos principais.

O que? Proposta de valor.

Para quem? Relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais.

Quanto? Estrutura de custos, fontes de receita.

Percebe-se que este conjunto pode até nos fornecer uma visão geral, mostrando inclusive os relacionamentos que vão nos levar a ganhar dinheiro por meio da entrega de valor às pessoas e às entidades que temos que alcançar.

Agora que você já entendeu melhor a diferenciação entre modelo e plano de negócios, vamos aprofundar os conceitos relacionados ao modelo utilizado para o levarmos ao contrato social.

O que precisamos encontrar num modelo de negócios?

É preciso inicialmente entender seu produto ou serviço: qual seu diferencial? Pensando em uma escola como a Alura, qual seria este produto? Temos cursos online, e os diferenciais, tecnicamente falando, são: gravações em estúdios profissionais, iluminação adequada, com profissionais qualificados.

Mas quem é que compra seu produto ou serviço? Neste caso, são profissionais, estudantes e interessados na área de tecnologia, design e gestão, que estão em busca de aprimoramento profissional.

Em relação ao serviço, o produto, e também sobre o cliente, devemos citar os fornecedores - no caso da Alura, de marketing e hospedagem, e instrutores externos, por exemplo - e também os parceiros e, levando tudo isso em conta, que valor é entregado ao nosso cliente, ou aluno? Por que o aluno consome este produto especificamente?

O valor se constitui desta soma: daquilo que oferecemos e do que o cliente, consumidor ou aluno obtém como retorno do investimento feito no produto.

Além disso, como a empresa cobra pelo produto ou serviço? Na Alura, é possível fazer uma assinatura anual, escolhendo um pacote Premium ou Premium Plus, e para cada um deles existe um conjunto de benefícios.

Onde você gasta e ganha dinheiro? A Alura vendeu um conjunto de cursos, ou então o acesso à plataforma online, e agora? Como a empresa transformará o dinheiro que obteve em algo para seu próprio negócio?

Será que a empresa investirá em novos cursos? Em uma plataforma melhor, mais robusta? Como ela direciona os recursos aos quais ela possui acesso? Quais são os principais direcionadores da empresa?

E que recursos são necessários para fazer o negócio acontecer de fato? Quais são a estrutura, o capital humano e tecnológico necessários? Tudo isso irá compor o modelo de negócios até o momento da entrega do serviço para o cliente.

Como vamos oferecer a entrega? Por meio de um app? Um e-mail, um site? No caso de treinamentos presenciais por meio da Caelum, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, de que forma se dará este acesso?

Lembre-se de que o plano de negócios utilizará todas estas informações de forma que, por meio delas, consigamos ter uma visão clara, não só de como a empresa ganhará dinheiro, mas no que diz respeito à projeção financeira, à forma como a empresa administrará os recursos, valores e estruturas. Inclusive, o plano de negócios pode ser acompanhado por um planejamento operacional.

Sobre o curso Empreendedorismo: abrindo sua empresa do jeito certo

O curso Empreendedorismo: abrindo sua empresa do jeito certo possui 146 minutos de vídeos, em um total de 65 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Startups e Empreendedorismo em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Startups e Empreendedorismo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas