Primeiras aulas do curso After Effects: Vídeos comerciais do zero até o render

After Effects: Vídeos comerciais do zero até o render

Captura de midias na web e começando a animação - Introdução

Olá, boas vindas ao curso After Effects: vídeos comerciais do zero até o render. Me chamo Guilherme Ogg, sou um dos donos do Estúdio 42 e editor do canal Nerdologia.

Neste curso, iremos produzir um vídeo comercial para internet do zero, supondo que a Alura é nossa cliente, e analisaremos a linguagem visual do site para reproduzirmos em nosso vídeo, usando o After Effects. A partir de materiais próprios do cliente — como logos —, desenvolveremos um layout, criaremos animações de texto, e entenderemos como funciona a timeline, o que são keyframes no After Effects, além de trabalharmos com máscaras, composições e pré-composições para organização do nosso ambiente de trabalho. Aprenderemos sobre anchor points e o porquê de serem importantes em nossa animação.

Também trabalharemos com o atributo dos nossos layers, como escala, posicionamento, opacidade, e vários outros elementos que poderão ser utilizados daqui para a frente nas edições. Vamos aprender a lidar com sites de bancos de imagens, e como enviar um preview ao cliente para a aprovação do projeto antes de comprarmos a licença dos vídeos e das trilhas sonoras que serão baixados.

Juntos, faremos um vídeo muito legal!

Captura de midias na web e começando a animação - Buscando os elementos necessários para o nosso vídeo

Nesta aula simularemos a produção de um vídeo comercial para internet, e estamos na fase em que recebemos o roteiro do nosso cliente, o qual enviamos à produtora de áudio, que por sua vez já nos retornou o arquivo. Foi disponibilizado o áudio base para trabalharmos, bem como o roteiro do comercial.

No roteiro, estão as informações necessárias para estes vídeos. Sua primeira linha é "Você precisa se aprimorar profissionalmente para achar um lugar no mercado de trabalho?", então vamos consultar o Pond5, banco de imagens, áudios e vídeos.

Sabemos que a Alura, nossa cliente, é uma empresa de tecnologia, sendo assim podemos procurar algo como uma pessoa programando, digitando "programming" no campo de busca. Escolheremos uma das opções exibidas, com duas pessoas olhando uma tela de computador e conversando, e a baixaremos optando por "Download a preview".

Uma das vantagens de se trabalhar com banco de imagens é que, por virem com a marca d'água, podemos baixá-las gratuitamente. Então, enviamos o preview para o cliente, e compramos a imagem apenas após a sua aprovação. Caso a imagem não seja aprovada, podemos escolher outra sem prejuízo financeiro.

Vamos criar uma pasta junto às demais referentes ao projeto, e nomeá-la de "Imagens". Consultando novamente o roteiro, desta vez precisaremos do logo da Alura, que buscaremos no Google. Baixaremos a que tiver uma boa resolução, e salvaremos na mesma pasta da imagem anterior.

O roteiro cita linguagens de programação, e podemos buscar pelos logos de Java, Python, Ruby, HTML, JS, CSS, Illustrator e Photoshop, em formato .png — por virem com canal alfa, isto é, sem fundo, sem que haja necessidade de recortá-las, por exemplo — e tamanho grande. Vamos renomear e padronizar os arquivos por motivos de organização, porém, aqueles que forem baixados do banco de imagens precisam ser mantidos para que possamos encontrá-los facilmente depois, caso seja necessário comprá-los.

O logotipo da Alura está em vetor, um tipo de arquivo oposto ao bitmap, pois se o estendermos, ele não ficará todo pixelado, nem perderá sua qualidade. Vamos abrir o vetor no Illustrator e, como sabemos que trabalharemos com vídeo, criaremos um arquivo em tamanho HDTV 1080, a ser denominado "Logo Alura". Selecionaremos todo o logo, copiaremos com o atalho "Ctrl + C", e colaremos com "Ctrl + V" no novo arquivo.

Aumentaremos o logo para que ela ocupe todo o espaço do arquivo novo, dentro dos limites das margens pré-configuradas. Em seguida, clicaremos em "File > Export..." e salvaremos o arquivo em .png clicando no botão "Export". Feito isso, podemos fechar o programa e deletar o arquivo antigo.

A última frase do roteiro é "Acesse agora www.alura.com.br", portanto seria interessante usarmos um print do site da Alura, que renomearemos de acordo com a padronização adotada anteriormente, e que será salvo na pasta junto com as demais imagens com que trabalharemos.

Já temos todos os materiais necessários para a produção de nosso vídeo! A seguir, começaremos nosso projeto no After Effects criando uma composição e incluindo o áudio no local correto e a imagem que baixamos, e animando o logotipo do cliente. Vamos lá?

Captura de midias na web e começando a animação - Replicando o layout do cliente e animando a logo da Alura

Temos todos os materiais necessários para começarmos a produção de nosso vídeo, portanto iremos abrir o After Effects, em que criaremos uma pasta chamada "IMAGENS", para o qual importaremos todas as imagens salvas anteriormente, selecionando-as e arrastando-as ao painel lateral esquerdo, do meio. Em seguida, clicaremos com o lado direito do mouse e em "New Composition..." e, na janela que se abre, indicaremos como nome "ALURA COMERCIAL".

A configuração a ser utilizada é uma largura ("Width") de 1920px, e altura ("Height") de 1080px, em "Square Pixels", com "Frame Rate" de 30 — mas poderia ser 24 ou 29.97, também, já que o Youtube aceita todas estas opções —, "Resolution" Full e "Duration" de 30 segundos, duração padrão de um comercial. Clicaremos em "OK".

Importaremos o áudio ALURA COMERCIAL AUDIO BASE.wav, que colocaremos em uma pasta chamada "AUDIO". Também arrastaremos o arquivo de áudio para a composição, isto é, ao painel localizado na parte inferior esquerda.

Selecionaremos a primeira imagem, correspondente à primeira frase do roteiro, e a arrastaremos para a timeline localizada ao lado do painel de composição, na parte inferior direita do programa. A imagem será menor por estar em baixa resolução, sendo uma imagem de preview, diferentemente de como seria se a comprássemos. Pressionaremos "S", de Scale, e arrastaremos o cursor para a direita até que a imagem ocupe todo o espaço do vídeo, cerca de 304%.

Tendo a imagem posicionada no início da composição, queremos ouvir seu tempo para definir sua duração. Portanto, alteraremos as configurações que aparecem logo abaixo do painel principal de "Full" para "Quarter", pois precisamos do RAM Preview.

Com a tecla "B" selecionamos a entrada do RAM Preview, e com o "N" delimitamos seu fim. Então, o programa gerará um pré-render deste trecho desejado. Pressionando-se "0", teremos a visualização do pré-render, e com "Cmd + Shift + D" (no Mac, "Ctrl + Shift + D" no Windows) duplicamos o arquivo com o corte na posição em que a régua da timeline estiver. Assim, poderemos deletar o arquivo original.

Em seguida, animaremos o logotipo da Alura, então arrastaremos ALURA LOGO.png para a timeline, e diminuiremos seu tamanho com a tecla "S". Criaremos a identidade visual do vídeo, então também arrastaremos o print screen da Alura para a timeline. Para fazermos este layout, precisaremos de uma imagem muito mais acurada, então voltaremos as configurações de "Quarter" para "Full".

No print da página da Alura, há várias cores indicando cursos diferentes; escolheremos uma delas para usarmos como base da criação do layout. Clicaremos com o lado direito do mouse na parte de composições, ao lado da timeline, e em "New > Solid..." e, com o conta gotas, selecionaremos o tom de amarelo usado para cursos de Mobile.

Pressionando a barra de espaço e usando o mouse ao mesmo tempo, conseguimos manipular melhor o painel principal.

Manteremos a composição com a cor sólida abaixo das camadas com o print e o logo da Alura, e faremos outro sólido, desta vez com um tom mais claro de amarelo, da parte superior do quadrado amarelo que aparece no print.

Com isso temos dois sólidos, e faremos uma máscara no último, do tom mais claro de amarelo, utilizando a ferramenta "Rectangle Tool" (atalho "Q") ocupando apenas uma fina faixa superior em toda a largura do retângulo, para criarmos uma padronização visual com a identidade do site da Alura. Depois, arrastaremos o sólido na timeline para a direita, para ficar junto ao início do outro.

A tecla "+" ajuda a aproximar a visualização da timeline, melhorando a precisão da manipulação dos elementos.

Com isso, poderemos deletar o arquivo SITE ALURA.png do painel de composições, mas o utilizaremos mais tarde novamente. Criaremos outro sólido, desta vez branco, em que faremos uma máscara em formato retangular ocupando toda a largura do vídeo e cerca de um pouco menos do que um terço da altura do mesmo.

Deste modo, o nosso layout segue o padrão de cores do site da Alura. Pressionando a tecla "[", o layer será puxado para onde está a agulha da timeline, e os três sólidos selecionados, isto é, os dois tons de amarelo e o retângulo branco, ficarão encostados à agulha:

Usaremos a tecla "B" para começarmos a trabalhar somente com o RAM Preview de 5s até mais ou menos 10s, e deslocaremos ALURA LOGO.png para cima de todos os outros elementos. O logo na cor preta não funciona muito bem, então, do lado direito do programa, na parte de "Effects & Presets", buscaremos por "tint". Clicaremos no efeito e o arrastaremos até a composição do logo, no painel localizado na parte inferior do programa.

Em seguida, no painel que fica à esquerda, selecionaremos o conta gotas em "Map Black To" e clicaremos no retângulo branco para pintarmos o logo com o mesmo tom. Feito isso, subiremos o logotipo e, dentre os arquivos de áudio na pasta "Audio", selecionaremos "AUDIO ASSINATURA ALURA.wav", e o arrastaremos para dentro da pasta "AUDIO", bem como na timeline, abaixo de todos os sólidos, e com mesmo alinhamento deles.

Conferiremos o RAM Preview. Colocamos o áudio ali porque se acessarmos o site da Alura e buscarmos algum curso, notaremos que esta é a assinatura utilizada pela plataforma. Sendo assim, faremos a nossa animação do logotipo da mesma forma como está no site. No After Effects, faremos quatro cópias do logo, com "Cmd + T" ("Ctrl + T"), totalizando cinco layers, por conta das cinco letras que compõem a palavra "alura".

Em cada camada, faremos uma máscara para que apenas uma das letras fique visível, ou seja, na primeira camada faremos uma máscara em "a", na segunda, em "l", na terceira em "u", na quarta em "r" e na última, em "a". Depois, podemos renomear cada camada com a letra correspondente, para nos localizarmos melhor depois.

Avançaremos a agulha para 4 frames, pressionaremos "Scale" no painel de composições, representado por um temporizador, e arrastaremos a agulha para 5 frames, digitando 0 na porcentagem logo abaixo do último layer. Depois, selecionaremos todas as camadas e alteraremos a porcentagem de "Scale" para 20.

Poderemos deslocar as barras dos layers na timeline para que eles apareçam individualmente, mas isto não funciona como gostaríamos. Isso pode ser confirmado ao aumentarmos o Waveform do áudio utilizado para o frame 6. Deslocaremos as camadas das letras para que elas sincronizem com os ápices do Waveform.

Claro que não conseguiremos exatamente o mesmo resultado das vinhetas oficiais da Alura, pois duplicamos o logotipo da cliente cinco vezes, e separamos cada letra a partir do mesmo arquivo, portanto com mesmo anchor point, que é capaz de informar onde ocorrerá a animação no After Effects.

Para que o anchor point de cada um deles esteja posicionado corretamente, clicaremos na opção "Pan Behind (Anchor Point) Tool" (atalho pela tecla "Y") no menu superior, e puxaremos o anchor point para o centro da letra do layer, selecionando a respectiva camada na timeline. Isso fará com que a animação fique mais fiel à original.

Em seguida, diminuiremos o volume do áudio para -10 dB em "Audio Levels" no painel das composições, para que não haja conflito com a narração do vídeo.

Testaremos voltando a agulha no início da timeline e pressionando "0". Falta melhorarmos o início do vídeo, com a transição do material do banco de imagens passando à tela com os sólidos que criamos, e o logo da Alura. Vamos clicar e arrastar o fim do layer do arquivo .mp4 na timeline, de modo a aumentarmos sua duração, caso contrário a animação ficará em fundo preto, que não é o que queremos.

Selecionaremos todos os sólidos, pressionaremos "M" para habilitar o "Mask Path" dos sólidos branco e amarelo claro; clicaremos no ícone de temporizador e acrescentaremos uma máscara no fundo amarelo de tom mais escuro, ocupando todo o tamanho do vídeo. Habilitaremos seu "Mask Path", e apertaremos "F" selecionando cada uma das composições. Mantendo a tecla "V" apertada, puxaremos todas as camadas de sólidos no painel principal para baixo, tornando-as invisíveis. Isso fará com que elas vão surgindo uma a uma, de baixo para cima, durante a animação.

Para que as letras "desapareçam" no fim do vídeo, selecionaremos todas as camadas referentes a elas, pressionaremos "T", aproximaremos a timeline, posicionaremos a agulha no frame 8. Então, colocaremos os losangos nesta posição, moveremos a agulha para o frame 10, em que puxaremos a posição de todas as letras (que estarão selecionadas) para baixo, para que elas desapareçam no sólido branco.

Posicionamos o vídeo como gostaríamos, criamos nossa primeira composição, fizemos um layout, que seguiremos até o fim, e animamos o logo da Alura. A seguir, faremos e animaremos o primeiro lettering, assim como os logos das linguagens Java, Ruby e Python.

Sobre o curso After Effects: Vídeos comerciais do zero até o render

O curso After Effects: Vídeos comerciais do zero até o render possui 104 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Motion Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1265 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1265 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1265 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1265 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas