Primeiras aulas do curso UX: o que é experiência de usuário

UX: o que é experiência de usuário

O que é UX - O que é UX

Olá! Meu nome é Natan Souza e sou designer digital. Nosso curso de UX tem objetivos semelhantes aos oferecidos presencialmente pela Caelum.

O UX Base é referente à base, aos fundamentos de UX. Veremos algumas palavras e conceitos novos, para que você não encontre dificuldade ao realizar o curso de UX Strategy. Este será um curso bastante introdutório. Caso já possua conhecimento de UX, pode optar por seguir para um curso mais avançado oferecido na plataforma da Alura.

O que significa o termo UX?

O termo se refere a "User Experience", que traduzido para o português significa "Experiência do Usuário". É comum encontrá-lo em descrições de vagas de emprego. É um conceito recorrente, que todo designer deve conhecer.

Mas, vamos nos aprofundar no quê queremos dizer com experiência. Quando pensamos nessa palavra, associamos seu significado a:

Você provavelmente pensou em palavras parecidas. Mesmo não sendo sinônimos de experiência, estão interligadas conceitualmente, como demonstrado acima.

E o termo "usuário"?

Vinculamos "usuário" a uma pessoa que usa determinado produto ou serviço. No entanto, também podemos pensar em um sistema. É possível desenvolver um programa que funciona como uma ponte entre dois sistemas com linguagens diferentes, comunicação entre Java e dotNET, por exemplo.

Até um pet pode ser considerado um usuário. Mas antes que você fique chocado com a ideia de que um animalzinho possa ser considerado um usuário, vamos conhecer o caso do aplicativo "Pose a Pet".

Para conseguir tirar boas fotos de animais de estimação, precisamos chamar a atenção deles. Pensando nisso, o aplicativo oferece opções de sons, que são emitidos próximo ao botão da câmera para que a foto possa ser batida, assim que tiver a atenção do mascote.

Somos nós que o usamos o aplicativo, mas o foco da experiência de usuário está no animal de estimação. Portanto, de certa forma, ele também é um usuário. Ainda para os mascotes, existe uma capinha de celular que vem acompanhada de um suporte para bolinha, que fica próximo à câmera e também atrai a atenção do animal. Independente do usuário, quando pensamos na solução de um problema, estamos pensando na experiência.

É importante ter conhecimento da experiência do usuário, pois se o seu site não tiver um conteúdo de qualidade, quem irá acessá-lo? Se o seu aplicativo não fornece alguma solução para o problema do usuário, ou se ele tem uma roupagem diferente, mas não oferece nenhuma funcionalidade nova, por que o usuário baixará a sua app? Por isso, pequenas e grandes empresas começaram a fazer perguntas como: quem vai usar o site ou aplicativo? Pensando no usuário, vem a importância da UX.

Imagine um usuário que acessa o seu site e-commerce e não consegue encontrar os produtos nos quais está interessado. Ou seja, a pessoa está disposta a comprar os seus produtos, mas você não disponibilizou os itens de uma forma que facilite o fluxo de navegação do usuário na efetuação da compra.

Pensar em UX envolve o atendimento às expectativas do usuário e o fornecimento de um serviço ou produto de qualidade, preferencialmente, de uma forma simples e direta. Dessa forma, espera-se que o usuário consiga finalizar a ação que veio realizar no seu aplicativo, com satisfação.

Quais áreas são da UX - Quais são as áreas da UX

Anteriormente, estudamos o que é "Experiência de Usuário", exploramos o conceito de experiência e diferentes tipos de usuários. Mas, quais áreas englobam a UX? E de onde surgiu o termo "UX"?

O termo foi criado em 1993 por Donald Norman, vice-presidente de Tecnologia Avançada da Apple, no início da década de 1990. O termo foi criado considerando a falta de um para fazer referência à experiência do usuário de maneira abrangente.

A UX ocorre antes e depois do momento da venda. Por exemplo, quando vemos a propaganda de uma multicanal, temos uma primeira experiência de usuário com a marca. Se encontrarmos uma dificuldade com o serviço de internet e precisarmos ligar para a assistência técnica, teremos outro tipo de experiência.

Existe um livro bastante famoso escrito por Norman, chamado "The Design of Everyday Things", no qual o autor afirma que design se refere também à função e à forma do seu produto, e não apenas à parte estética.

Dica:Você encontrará outras indicações de livros clicando aqui.

Se fizermos uma pesquisa no Google, encontraremos diversos infográficos sobre o que é UX. Um deles foi criado por Dan Saffer.

O infográfico é um tanto minimalista. Possui um círculo vermelho que engloba tudo o que faz referência à experiência de usuário. Algumas áreas são englobadas parcialmente. Uma delas é a de "Arquitetura da Informação", que nos remete à estrutura da informação, destacando os elementos de maior relevância na tela.

Outro exemplo é quando um redator trabalha com o conteúdo do site, preocupando-se também com a experiência do usuário. Focando na parte mais textual do UX, temos o curso de Microcopy, que trabalha a utilização de textos para que o usuário se sinta confortável no site.

A parte de "Design Visual" envolve preocupações que vão além da criação de um layout bonito. Observe que ela também se comunica com outras áreas, como "Conteúdo" e "Design Interativo". Outra área inclusa na UX é a de "Design Sonoro", que permite a identificação de uma marca pelo som; o aviso sonoro da inicialização de um sistema operacional, por exemplo.

O designer Philipp Sackl se aprofundou ainda mais no tema. O infográfico exibido abaixo está disponível também no Github de Sackl.

O maior círculo do gráfico, na cor marrom, representa a Experiência de Usuário, englobando muitas áreas, como: Ciência da Computação, Conteúdo, Interface e HCI (Human Computer Interaction, que se refere à interação entre humanos e computadores). O infográfico também mostra áreas que se relacionam de forma indireta com a UX, como:

O "UX umbrela" é outro infográfico, criado por Dan Willis, que representa bem as áreas englobadas pela UX, como:

Assim, por meio destes infográficos apresentados, percebemos que o User Experience Design é um campo bastante diverso e multidisciplinar. A UX não é apenas a criação de um "site bonito". Embora a estética seja muito importante, o produto ou serviço deve ser funcional e prever todos os pontos possíveis de interação com o usuário final.

Quais áreas são da UX - Análise do usuário

A UX engloba diversas áreas. Mas, afinal, de quem é a experiência? A criação de um produto e as decisões tomadas em relação a ele devem se basear em quem irá usá-lo, ou seja, no usuário.

Precisamos questionar o quê será melhor para quem usa o produto. Temos que sair do modelo mental de quem cria, focado no mecanismo, e entrar no modelo mental do usuário. Assim, precisamos analisá-lo, nos perguntar quais são os objetivos de vida dele. Por exemplo, se o usuário gosta de viajar e quer realizar uma viagem de um ano, podemos criar um aplicativo relacionado a viagens.

Podemos analisar vários aspectos, como:

Analisar o usuário é, simplesmente, trabalhoso. Mas é possível!

Eu já trabalhei em locais em que não tínhamos a oportunidade de nos perguntar sobre a Experiência do Usuário, questionando:

Além das características demográficas, podemos levar em consideração as características físicas, como sexo e idade, buscando identificar perfis. Caso o usuário não esteja habituado a utilizar dispositivos mobiles, podemos explorar isso no aplicativo.

Com relação ao ambiente, se o usuário está em uma excursão, será que o celular terá bateria suficiente para usar a aplicação? Ou será que a app é utilizada no transporte?

Podemos analisar também o perfil psicológico, identificando qual seria o público da aplicação. Como é o humor dele? Qual será o seu estilo musical? É tímido ou gosta de se relacionar com outras pessoas? Como facilitar a vida do usuário?

Imagine um usuário que acabou de bater o carro e pode estar se sentindo frágil ou ansioso. O ideal seria que a seguradora tivesse uma app para acionar um guincho, rapidamente, por exemplo.

Pensando em uma situação positiva, outro usuário está em uma praia com a família. Como você poderia potencializar o estado de felicidade? De repente, criando uma aplicação de filtros de fotos, como os do Instagram, ou que armazene as imagens com eficiência e segurança.

Todas essas questões envolvem a análise do perfil do usuário.

Sobre o curso UX: o que é experiência de usuário

O curso UX: o que é experiência de usuário possui 113 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX - User Experience em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX - User Experience acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1222 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1222 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1222 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1222 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?

Acesso completo por 1 ano

Estude 24h/dia onde e quando quiser

Novos cursos todas as semanas