Primeiras aulas do curso Manipulação Fotográfica: Construa imagens publicitárias

Manipulação Fotográfica: Construa imagens publicitárias

Pesquisa Visual e Concepção do Projeto - Introdução

Introdução

Bem vindo ao curso de Manipulação Fotográfica. Neste curso trabalharemos diversas técnicas dentro de um projeto específico. O projeto é baseado num briefing de uma empresa chamada Hackway. Esta é uma empresa de mobilidade urbana que atua em diversas frentes e considerando isso, ela deseja que trabalhemos em uma campanha de mídia online para o Facebook e Instagram.

O primeiro passo para que possamos pensar nesta campanha é fazer uma pesquisa visual, ou seja, analisar como a empresa se comunica. Um recurso importante para esse tipo de análise é o brandbook, um documento que contém descritas as formas de utilização da marca. Aprenderemos como ler e incorporar recursos desse documento em nossa campanha. Outras pesquisas também precisam ser feitas, como a de concorrência e outras correlatas a esses assuntos.

Ao final, produziremos a imagem abaixo que segue os padrões de postagem para Instagram e nela podemos observar os pontos em que trabalharemos: recorte de imagem, remoção de fundo, aplicação de blur (desfoque), composição das imagens que estão separadas, controle e manipulação de cores, iluminação, remoção de marcas indesejadas na imagem e muito mais. Ao fim, também aprenderemos a transformar esta imagem para outros formatos que aderem a publicações em Facebook.

resultado final do projeto do curso no formato instagram

Os arquivos utilizados durante a curso estão disponíveis neste exercício, inclusive o briefing.

Pesquisa Visual e Concepção do Projeto - Entendendo o pedido do Cliente

Entendendo o pedido do Cliente

Para entendermos a intenção da campanha, precisamos estar atentos ao pedido do cliente. Este pedido descrito no briefing informa que a HackWay é uma startup de mobilidade urbana com um aplicativo que está disponível apenas para Iphone e que faz uma pesquisa entre os mais diversos tipos de serviço de transporte de pessoas e encomendas. A busca envolve: drones, helicópteros, motorista particular,, bike messenger. Esta pesquisa visa encontrar a melhor solução em termos de rapidez e conveniência utilizando um ou mais modais de transporte.

É descrito também no briefing que os formatos para a campanha serão, para Facebook (app e desktop) nas dimensões 1200x628 (16:9) e também para Instagram (app e desktop) com dimensões de 1200x1200 (1:1) com até 30Mb de tamanho.

A imagem da campanha (montagem) precisa destacar que Todas as modais estão disponíveis para o usuário ao toque do celular. É importante também que seja mostrada uma paisagem urbana e que o slogan da marca seja utilizado: HACK YOUR WAY. Também deve estar indicado que o aplicativo está disponível na App Store.

Entre outros itens descritos no briefing estão: a disponibilidade de um vetor que ilustra a tela inicial do aplicativo, o logo e o manual da marca que descreve como a marca pode e deve ser utilizada.

Nosso desafio é trabalhar em cima desse briefing e criar uma boa imagem para divulgação e que passe a impressão de que o usuário está hackeando a cidade com vários meios de transporte a sua disposição.

Pesquisa Visual e Concepção do Projeto - Buscando inspiração para criar

Buscando inspiração para criar

Agora que já lemos o briefing e sabemos o que o cliente quer, precisamos fazer algumas pesquisas para tentar compreender como vamos atender visualmente a necessidade do cliente. Veremos, por exemplo, como os concorrentes se comunicam, concorrentes estes como Uber, 99 (99 Taxis), Lyft etc.

Pesquisando por uber advertising no Google Images teremos alguns resultados interessantes, a imagem abaixo ilustra um dos resultados, observando-a é possível verificar que na comunicação da Uber, o cliente é o foco. O usuário sempre aparece de uma forma sensível, com um olhar sensível, as imagens sempre em tons de cinza com o motorista ou o aplicativo em segundo plano algumas vezes.

resultados de imagens para a pesquisa 'uber advertising'

Fazer a pesquisa em inglês é interessante porque o resultado obtido é mais abrangente, uma vez que a empresa é internacional. Isso não se aplica a empresas totalmente nacionais.

Com estes resultados já temos algumas ideias. Porém, as necessidades do cliente estão focadas na disponibilidade dos modais de transporte, ou seja, seu foco está no transporte em si.

A Lyft, por outro lado, tem uma proposta mais próxima ao que procuramos, ao pesquisar por lyft advertising, uma das imagens mostrada nos resultados é a que se encontra abaixo, nela podemos facilmente visualizar que se trata de uma montagem, onde o carro é cortado para mostrar algumas outras possibilidades como, a do Bombeiro que também é um motorista da Lyft.

campanha que mostra parte da vida do motorista lyft

Apesar da campanha ainda não ser muito próxima ao procuramos, ela mostra possibilidades de criações utilizando carros e montagens que podem ser utilizadas como fonte de inspiração para a nossa criação.

Criando um Mood Board

O Mood Board é um quadro de inspiração, ou seja, uma coleção de imagens agrupadas onde podemos olhar algumas das referências buscadas e encontrar motivação para edição das nossas criações. Isso evita que tenhamos várias e várias abas abertas no navegador para explorar imagens de referência. O processo é simples e conta com alguns recursos.

O Pinterest, é uma rede social focada em compartilhamento de ilustrações e criações de design onde pode-se além de compartilhar suas próprias criações, criar um álbum de imagens que utilizamos como mood board. Podemos criar um HackWay Panel, por exemplo, para ser nosso mood board.

Em nosso navegador vamos instalar a extensão de Save Button do Pinterest, que nos permite clicar com o botão direito sobre uma imagem, escolher a opção salvar e então selecionar onde a imagem será salva. Você pode instalar essa extensão no Chrome neste link. Para outros navegadores, basta pesquisar por Pinterest save button.

Consultado outras fontes

Além de criar um mood board, vamos consultar outros sites que agrupam campanhas nas quais podemos nos inspirar e ter possíveis ideias. Um desses sites é o Art For The World e o outro é o Update or Die, ambos muito simples de se pesquisar para construir o mood board.

Buscar por outros termos nas pesquisas do Google também pode ajudar, experimente buscar, por exemplo, por car advertising, os resultados serão outros e provavelmente alguma imagem chamará a atenção.

O mood board criado para este curso pode ser visto neste endereço, mas lembre-se de criar o seu.

Sobre o curso Manipulação Fotográfica: Construa imagens publicitárias

O curso Manipulação Fotográfica: Construa imagens publicitárias possui 255 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana