Tratamento digital e o marketing

Tratamento digital e o marketing
Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

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Introdução

O Adobe Photoshop é como um canivete para o trabalho com imagens: você pode usá-lo de muitas maneiras diferentes, conforme discutimos em maiores detalhes neste outro artigo.

No nível mais básico, você pode usar o Photoshop no marketing para:

  • Ajustar e cortar fotografias para caber em qualquer espaço;
  • Combinar diversas imagens;
  • Adicionar ou remover elementos de imagens;
  • Acertar parâmetros, como saturação, brilho e exposição;
  • Incorporar texto, gráficos e efeitos visuais às fotos.

Tudo isso ajuda você a criar visuais que chamam a atenção, ideais para atrair clientes. Então, no dia a dia, o tratamento com o Photoshop:

  • Estará em seus materiais de publicidade e promoção de vendas.
  • Em seu site e postagens nas redes sociais.
  • E representando sua marca em outros sites, como as páginas de produtos de varejistas online.

Em última análise, com o Photoshop os clientes verão melhor aquilo que você tem a oferecer.

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Além das palavras

O objetivo de qualquer empresa é que seus produtos e serviços satisfaçam o cliente. O marketing é fundamental nesse sentido, na medida em que é ele quem fala da marca para o público. E para convencer o cliente em potencial, nada melhor que mostrar para ele o que você está vendendo. É aí que entra o Photoshop: como uma ferramenta digital que vai além das palavras.

Montagem no Photoshop de um sanduíche, batata frita e refrigerante.

É mais interessante apresentar uma imagem de um delicioso combo do Big Mac do que somente falar que nele vem um sanduíche com dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim, não acha? Nesta manipulação, não somente vemos o sanduíche, como também podemos apreciar os seus detalhes - e de uma maneira rica que salta aos olhos. Isso só é possível graças ao Photoshop. Do contrário, ficaríamos reféns de uma fotografia “simples” do produto. Esse senso de encantamento é a capacidade essencial do programa, por meio do tratamento das imagens. Crédito: Lucas Rosa, no Behance.

Conquistando com o visual

Seja nas mídias sociais, na televisão ou na internet, as pessoas estão cada vez mais expostas à propagandas, de modo que para uma marca não basta ser vista, mas também lembrada.

Para se destacar numa multidão de imagens, é importante ser único e não repetir o que os outros estão fazendo. O Photoshop é um ótimo instrumento para isso!

Manipulação no Photoshop no qual uma xícara tem textura de limão.

Com ele, podemos quebrar as regras do que é ou não “real” e assim criar cenas intrigantes, que fogem do senso comum. Como nesta propaganda da marca de chá Curtis, que tem um visual bem particular, que nos prende o olhar. É a surpresa do inesperado.

Fora os materiais de comunicação visual dos quais a própria marca é responsável pela produção, como banners online e cartazes impressos, é crucial garantir que as imagens dos seus produtos sejam veiculadas com a maior qualidade possível.

Duas imagens de um tênis, em visão lateral e visão superior.

Uma boa apresentação é indispensável, principalmente num mundo onde o e-commerce cresce a cada ano. As empresas devem se certificar que as fotografias daquilo que elas estão vendendo estejam visualmente adequadas. Esse tratamento pode ser uma responsabilidade tanto da plataforma quanto da marca e é um ponto muito relevante, porque uma imagem mal acabada pode depor contra o seu produto, mesmo ele sendo de boa qualidade. Lembre-se: “quem vê cara, não vê coração”.

Dando vida às ideias

Por vezes, é importante para uma marca enxergar um produto antes mesmo dele existir. Ao usar o Photoshop você consegue simular praticamente tudo que quiser para ter uma ideia de como o objeto será quando estiver pronto.

Simulação de um outdoor.

Não é necessário, por exemplo, imprimir um outdoor para visualizá-lo na rua. Basta preparar um mockup(uma maquete, ou seja, uma renderização de alta fidelidade do design do seu produto que mostra a aparência do produto final). Com isso, a aprovação do material é mais ágil e não demanda custos altos. Crédito: Ana Couto, no Behance.

Tratamento e retoque

Por último, não poderíamos deixar de lado o tratamento e retoque de fotografias no marketing. Procedimentos deste tipo são polêmicos, porque levantam a questão de que as intervenções nas pessoas promovem um padrão de beleza irreal.

Anúncio de perfume com a atriz Demi Moore.

Em certos casos esta alegação é verdadeira, como neste material do perfume Wanted, da marca Helena Rubinstein. Note como a pele da atriz Demi Moore foi excessivamente tratada, perdendo todas as texturas e marcas naturais.

A ideia do tratamento, portanto, não deveria ser a de construir um “padrão” de beleza inalcançável, e sim remover detalhes distrativos.

Fotografia da modelo Gisele Bündchen.

Neste ensaio da marca Vivara, o tratamento foi o suficiente para dar destaque às jóias usadas pela modelo Gisele Bündchen. Note como o acabamento da pele não lembra uma “cêra”, como no exemplo anterior.

De qualquer maneira, em alguns casos os detalhes podem sim fazer toda diferença, como nas duas propagandas da Colgate a seguir.

Publicidade da marca Colgate. Publicidade da marca Colgate.

Quanto tempo você levou para perceber que o homem da primeira imagem não tem uma orelha e que uma das mãos da segunda imagem tem seis dedos? Embora sejam exemplos um tanto exagerados, eles nos mostram que nosso olhar se prende bastante nos rostos das pessoas. Dessa forma, devemos procurar por elementos (como a sujeira nos dentes) que nos prendem a atenção neles e não nos modelos e avaliarmos se eles podem ser retirados ou amenizados. O objetivo é fazer com que nas pessoas brilhem o olhar, o sorriso, o cabelo e tudo que lhe for natural.

Conclusão

O Photoshop é uma ferramenta que pode, e muito, contribuir para o marketing, já que ele é o software mais importante do mercado para o tratamento de imagens. E, nada melhor do que imagens visualmente interessantes para chamar clientes para consumir os seus produtos e serviços.

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Até a próxima!


Créditos

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

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