Primeiras aulas do curso Liderança parte 2: seja o líder que o mercado procura

Liderança parte 2: seja o líder que o mercado procura

Introdução - Introdução

Olá! Seja bem-vindo ao curso de "Liderança 2: Seja o Líder que o Mercado Procura", um curso para pessoas que desejam assumir a liderança e que, idealmente, tenham feito a primeira parte do curso "Liderança parte 1: Seja Líder no Novo Mercado".

Caso você ainda não tenha feito, não se preocupe, pois revisaremos os assuntos abordados na primeira parte. Mais uma vez: bem-vindo! Sou Frederico Aranha e estaremos juntos nessa jornada.

Afinal, por que devemos aprender a liderar? Na primeira parte do curso, discutimos sobre os fundamentos da liderança. Na segunda parte, serão ensinadas técnicas para se posicionar como líder. Veremos como encarar e avaliar uma equipe, qual postura assumir, que atitude ou estilo de liderança deve ser adotado. Sempre de acordo com a equipe que comanda.

A pergunta "por que devo aprender a liderar?" será respondida ao longo do curso, junto à elaboração do Projeto de Conclusão, que começamos na primeira e encerraremos na segunda parte. Caso tenha se esquecido dele, trata-se de uma declaração de visão de liderança, no qual fazemos uma autoavaliação e identificamos:

Mas evitaremos nos adiantar, colocando "os bois na frente da carroça". Temos muito a aprender, antes de finalizar o Projeto de Conclusão. Entenderemos melhor as Teorias Comportamentais, por meio delas conheceremos a mente humana, quais são as motivações, por que as pessoas se comportam de determinada forma.

Exploraremos Estilos de Liderança, para que você possa incorporá-los no seu cotidiano profissional. Estudaremos as Quatro Bases do Poder, para que reconheça em si, a capacidade de adotá-las e se posicionar como líder utilizando sua influência sobre as pessoas como ferramenta.

Juntos, aprenderemos mais sobre Estruturas Organizacionais, afinal, em que tipo de estrutura você trabalha? Será que a empresa na qual está fornece o espaço necessário para o seu crescimento?

Neste curso, serão apresentados os Bloqueadores de Carreira, aqueles elementos que impedem o crescimento no ambiente profissional. Sabendo identificá-los, será mais fácil eliminá-los e, assim, decolar no mercado de trabalho.

Trabalharemos as Técnicas de Gestão de Pessoas. Após definir o estilo de liderança é necessário saber organizar os recursos humanos para conduzir a equipe, rumo ao seu objetivo. Na primeira parte do curso, falamos sobre os Pilares da Liderança? Caso não se lembre, fique tranquilo, basta revisar o conteúdo.

Por fim, encerraremos o Projeto de Conclusão. Que líder deseja ser? Liderar não é uma obrigação, é uma escolha. Por meio do projeto, que foi estruturado para levá-lo adiante, responderemos a essa pergunta.

Sugiro que você tenha feito a primeira parte do curso, pois nela foram apresentados os fundamentos da liderança, o Projeto de Conclusão, entre outros conteúdos de qualidade para aprofundar seus conhecimentos.

Adiante, faremos uma breve revisão da primeira parte do curso.

Introdução - Revisão do Primeiro Curso

Considerando que há uma parte que antecede esse curso, faremos uma breve revisão dos conteúdos explorados nela. Em "Liderança parte 1: Seja Líder no Novo Mercado", estudamos os seguintes assuntos:

Na carta de 10 milhões de dólares do Bruce Lee, é apresentado o objetivo de vida dele. A carta é uma inspiração para a busca e construção de um projeto ou uma declaração pessoal, além de definir suas metas.

Um de seus principais objetivos era se tornar o ator mais bem pago da década de 80, nos Estados Unidos. Para isso, ele se comprometeu a proporcionar excelentes apresentações. De fato, alguns anos após a elaboração, ele atingiu os objetivos traçados nela.

Com base nessa carta, preparamos o Projeto de Conclusão, iniciado na primeira parte do curso. Lembrando que é mais fácil para uma empresa determinar uma visão, do que para nós indivíduos, mas é algo que precisamos ter claro em nossas vidas para alcançar nossos objetivos.

Após o surgimento da Administração de Empresas a partir do século XIX, a liderança foi estabelecida formalmente como posição nas organizações. No entanto, ela já existia informalmente em diversas comunidades, na natureza e na sociedade de forma geral.

As características comportamentais estão relacionadas à postura e à forma de se relacionar com as pessoas ao redor. Vimos como elas podem influenciar mais na liderança do que as características físicas.

O prestígio implica na troca de favores, auxílio e apoio. Por exemplo, se oferecermos a um supermercado um treinamento inteiramente gratuito para Certificação PMP e CAPM em Processos de Gerenciamento de Projetos, nos esforçaremos em um trabalho voluntário que não nos trará dinheiro, mas trará prestígio. Em antigas sociedades, a liderança estava muito relacionada ao prestígio e poder.

Com base no livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" de Stephen Covey, estudamos o investimento emocional e como criar uma "conta corrente" emocional com as pessoas, depositando ajuda e colaboração em troca de prestígio. Este recurso será utilizado na influência sobre as pessoas e por meio dele, assumimos a liderança informal, que é um caminho para a liderança formal.

A importância de entender as gerações está em identificar os distintos comportamentos daqueles que lideramos. Pessoas nascidas na década de 60 — Baby Boomers — terão cultura e forma de pensar diferentes daqueles que nasceram na década de 80 ou em 2000, por exemplo. Analisamos as principais diferenças entre elas, determinando o comportamento característico de cada uma.

Desta forma, conseguimos identificar a qual geração pertencemos e facilitamos o aprendizado de como trabalhar com cada uma delas.

A Linguagem Corporal trata da postura, como chegar em uma reunião de trabalho, apresentar um projeto e transmitir confiança naquilo que faz.

Exploramos a demanda do mercado de trabalho. Em países desenvolvidos, a qualidade de vida proporciona o crescimento da população idosa, fazendo com que procurem mão de obra jovem nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Assim, o número de jovens trabalhando em projetos globais aumenta cada vez mais.

Este é um resumo breve dos assuntos estudados na primeira parte do curso. Caso não tenha feito e encontre dificuldades, sugiro que invista seu tempo e assista a parte inicial. Agora, convido você para mergulhar na segunda parte do curso, na qual estudaremos a liderança de forma prática e técnica. Vamos lá?

Teorias Comportamentais - Acredite no Seu Time

Iniciaremos a jornada da formação em liderança falando sobre Teorias Comportamentais e o comportamento humano. É incrível como expectativas positivas ajudam e constroem resultados positivos.

Se estamos tristes por algum motivo e forçamos o sorriso, estamos praticando uma Dissonância Cognitiva, que ocorre quando aquilo que expomos desconcorda do que estamos sentindo. Ao falar de expectativas positivas, além do líder, falamos também do ambiente.

Em ambientes hostis, acabamos nos tornando hostis. Levando isso em consideração, se um líder constrói um ambiente amigável e acredita nas pessoas, a dissonância tende a desaparecer, trazendo bem-estar a equipe, melhorando a produtividade e o desempenho.

Tanto o bem-estar quanto o mal-estar influenciam a produtividade; o primeiro, aumentando-a, e o segundo diminuindo-a.

As expectativas positivas em um bom ambiente facilitam a construção de resultados igualmente positivos. Mantenha isso em mente para consolidação da sua equipe e sua imagem como líder.

Isso nos leva às expectativas negativas. Se você sempre esperar o pior dos outros, provavelmente é isto que receberá. Funcionamos como baterias carregáveis - o que fornecemos como energia, será aquilo que teremos de volta. Então, se está em um ambiente no qual sempre espera o pior e é menosprezado, provavelmente você se sentirá desmotivado a trabalhar, além de ficar em um clima negativo.

Portanto, lembrem-se que expectativas positivas geram resultados positivos, assim como as negativas geram resultados negativos.

Trabalharemos com um exemplo para explorar o próximo conceito. Imagine uma pessoa que ocupa a liderança e é fantástica, muito boa tecnicamente, mas bastante exigente sobre si mesma e os demais. Ela atua de forma hostil e negativa, sem demonstrar entusiasmo pelos membros da equipe. Apesar da capacidade, a equipe começa a entregar menos resultados em comparação a outros times tecnicamente menos capazes, mas possuem liderança mais saudável e positiva. A expectativa positiva está relacionada à confiança.

Ou seja, não é somente sobre talento técnico, é também sobre saber trabalhar em equipe e como a liderança trabalha na construção de um clima organizacional positivo. Portanto, lembre-se de acreditar no seu time.

Aprofundaremos as questões de expectativas adiante, quando tratarmos de premissas comportamentais adotadas por empresas.

Agora, trabalharemos duas teorias: a primeira é a Teoria de Vroom, desenvolvida por Victor Vroom, na qual ele diz que a confiança traz bons resultados. Como foi discutido anteriormente, é importante ter expectativas positivas em relação ao seu time e confiar nele, mas isso deve ser recíproco.A equipe também deve confiar na liderança.

Um exemplo de trabalho de confiança é o de empresas que oferecem premiações e recompensas àqueles que cumprem determinada tarefa. A pessoa que promete e não entrega, perde a confiança da equipe. Por outro lado, as lideranças que prometem e entregam, tendem a conquistar a confiança da equipe, além de estimular o aumento da produtividade.

A Teoria de Vroom se baseia no cumprimento de promessas, alavancando a produtividade do time, pois cumprir promessas cria laços de confiança, que devem ser recíprocos. O time deve, também, confiar na pessoa que ocupa o papel de líder.

A segunda teoria é do Condicionamento (Behaviorismo), elaborada pelo fisiologista e médico russo Ivan Pavlov. Ele estudou o comportamento humano como objeto e descobriu, a partir de experiências com cães, que estes não salivavam diante de um prato de comida até serem condicionados a fazer isso. Ou seja, percebeu-se que o animal apenas salivava quando passou a associar a chegada do dono com um prato de comida.

Essa teoria está relacionada ao dia a dia profissional no reforço positivo e negativo. Quando recebemos algo bom de alguém, elogiamos e incentivamos a pessoa a repetir esse comportamento. Em compensação, quando alguém faz algo que não gostamos, damos um reforço negativo, pedindo a pessoa que não repita. Então, a partir desses conceitos e teorias, trabalhe com seu time ou no local onde deseja estabelecer a liderança.

Adiante, exploraremos as Teorias Comportamentais X e Y (Douglas McGregor) e a Teoria Z (William Ouchi).

Um objetivo sem um plano é um sonho. Considere que essas técnicas e dicas que estou passando devem estar alinhadas a um plano, nesse caso, ao Projeto de Conclusão do curso. O importante é lembrar da necessidade de um propósito para empregar essas técnicas com sucesso.

Sobre o curso Liderança parte 2: seja o líder que o mercado procura

O curso Liderança parte 2: seja o líder que o mercado procura possui 163 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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