Primeiras aulas do curso Liderança parte 1: Seja líder no novo mercado

Liderança parte 1: Seja líder no novo mercado

Introdução - Introdução

Olá! Sejam bem-vindos à Alura! Sou Frederico Aranha e serei o instrutor no curso "Liderança: você pode ser o líder".

Este é um curso para profissionais que estão buscando assumir um papel de liderança, tanto na vida pessoal, quanto no mercado. Aprenderemos diversas técnicas e dicas para você se posicionar como líder.

Vamos conhecer as origens históricas, estudar sobre líderes famosos pelo mundo, entender o papel social de quem é responsável por dirigir times, conhecer as gerações do mercado de trabalho e muito mais.

Neste curso, queremos entregar algo que vá além do conteúdo, das dicas e técnicas. Queremos construir um trabalho de conclusão que será uma declaração pessoal de liderança. Que líder você quer ser? Quem você deseja liderar? Qual sua visão para o mundo e para si? O que deseja construir? Que marca deseja deixar no mundo? Estas questões serão trabalhadas ao longo das aulas.

O curso é composto por duas partes. Esta é a primeira, na qual iniciaremos o estudo de estruturas organizacionais, prestígio, poder e outros conteúdos. Na segunda parte, terminaremos o projeto abordando diferentes estilos e técnicas mais avançadas para você assumir o comando.

Antes de iniciarmos nossas aulas, vamos definir o conceito de liderança. Ela é baseada em três pilares:

Você determinará sua forma de liderar, com base nos seus sonhos e desejos mais profundos, isto é muito importante;

Gráfico de Pilares da Liderança

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Neste curso, entenderemos melhor qual é o grande poder dos líderes. Eles são capazes de mudar o mundo, oferecendo soluções técnicas úteis para o dia a dia - como Steve Jobs, criador de uma tecnologia que melhorou a nossa comunicação e uma maior interação com o mundo por meio do celular.

Mas veremos que existem também lideranças que apesar de entregarem soluções mágicas, poluem o mundo. Muitos "capitães" da indústria poluem oceanos e, mesmo assim, são líderes. Por um lado, eles têm a capacidade de revolucionar nossas vidas e por outro, eles têm a capacidade de destruir nosso mundo.

A forma de liderar deve ser consciente. Vimos na história, líderes como Hitler, Stalin e Lênin que provocaram milhões de mortes. Portanto, para liderar é necessário: poder, influência, com a possibilidade de agir tanto para o bem, quanto para o mal. Por esse motivo, é importante determinar com clareza qual a sua visão.

Assim, nosso projeto de conclusão de curso terá como prioridade sua visão pessoal de liderança, em relação ao que você deseja construir.

Até a próxima!

Introdução - O poder do líder

Nesta aula, trabalharemos as características do líder contemporâneo encontradas em diversos líderes. Falaremos sobre habilidades interpessoais, relacionadas à forma como entendemos o mundo e a nós mesmos.

Teremos um maior entendimento sobre quem somos, desta maneira poderemos trabalhar o desenvolvimento das nossas habilidades.

A primeira característica que abordaremos será a autoconfiança. Quando acreditamos em nós mesmos, em nossos sonhos, em nossa visão e que somos capazes de "fazer acontecer", contagiamos quem está ao nosso redor.

Um líder de referência tem autoconfiança, acredita em si e em suas ideias. Ser autoconfiante é determinante em qualquer tipo de liderança, da democrática à autocrática.

Para liderar é necessário confiar na sua visão e na sua capacidade de conduzir seu time até o seu objetivo. Exploraremos conceitos, como postura no ambiente de trabalho, que auxiliarão no desenvolvimento da autoconfiança ao longo deste curso.

Ego-Drive é um conceito encontrado na área de vendas, que significa ser persuasivo, capaz de motivar o time, fazer com que os outros acreditem em você e em si mesmos.

Você pode ser autoconfiante e, mesmo assim, não ser bom em uma posição de liderança se não for persuasivo. A persuasão é fundamental no mercado de trabalho, pois se você não souber como persuadir, não conseguirá concretizar seus projetos.

Muitos líderes entram em conflito por orçamentos, verbas e equipes. Na medida do possível, você deve colaborar, mas também deve lutar pela sua liderança. Ego-Drive é esta capacidade de vender sua visão e de convencer.

A empatia está relacionada à capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando damos um feedback é importante saber como a pessoa com quem nos relacionamos se sente e entende nossa presença. Esta característica aprimora a comunicação.

Se você quiser se aprofundar no assunto feedback, temos o curso "Feedback: a arte de orientar e ser orientado com sentido" da Alura.

Outra característica importante é a de tomar decisões, o que é muito delicado quando relacionadas a projetos e verbas, por exemplo, assumir riscos que podem levar uma empresa tanto ao sucesso, como à falência. Ou quando é necessário contratar e demitir profissionais tendo recursos limitados.

Cada decisão tem uma consequência, cada oportunidade traz um risco. Aquele que assume a liderança, carrega a responsabilidade da decisão consigo.

Falamos sobre autoconfiança, ego-drive, empatia e capacidade de tomar decisões. Estas habilidades estão conectadas pela capacidade de comunicação de quem lidera. Para persuadir alguém, transformar sua empatia em algo produtivo, colaborar e transmitir suas decisões, é necessário saber se comunicar.

Todos estes valores podem ser construídos. Não se preocupe se for uma pessoa tímida. É possível liderar mesmo sem ser um palestrante. Existem líderes introspectivos. O importante é saber utilizar a ferramenta da comunicação.

Em resumo, as características que estudamos:

- Autoconfiança: acreditar em si mesmo e na sua capacidade de realização.

- Ego-Drive: ser persuasivo, motivar o time e fazer com que acreditem nele e em si mesmos, vendendo suas ideias.

- Empatia: saber se colocar no lugar do outro.

- Decisor: assumir riscos e lidar com as consequências.

- Comunicativo: líderes sabem se comunicar bem.

Não existem traços predominantes (ser alto, gordo, magro, olhos claros ou escuros) que determinam se um indivíduo nasceu para gerenciar times. Mesmo que você tenha pouca autoconfiança ou seja pouco comunicativo, pode se desenvolver e assumir o papel de liderança da equipe, contanto que queira e se esforce para isso.

É possível se tornar um líder, sem ter "nascido" um comunicador profissional, no entanto, é mais trabalhoso ser um atleta profissional, sem ter as características para isso. São coisas diferentes.

As habilidades interpessoais podem ser desenvolvidas com uma boa orientação. Se você desejar, será capaz de construir. Nos esportes, aquele com menor predisposição pode aprimorar as habilidades necessárias, mas existem também as pessoas mais qualificadas para cada modalidade. Por exemplo, um nadador que é mais alto, tem braços mais longos e mãos maiores, se desenvolverá melhor na natação.

Existem líderes introvertidos e extrovertidos. Não existem traços predominantes em liderança. O único traço que vemos consolidado é a ordem do nascimento. Segundo pesquisas, podemos traçar um perfil comportamental a partir deste dado.

Se você é filho único, deve possuir maturidade mais acentuada. Se você for o primeiro a nascer em uma família de mais de um filho, você terá um perfil mais realizador em função de ser o primogênito e carregar as expectativas dos seus pais. Dizem que o segundo filho é o conciliador, aquele que é criado após a experiência do primeiro filho e tem uma relação diferente com a família e com a sociedade. E existem também os caçulas, que são os que alegram e desejam fazer todos felizes.

Para ser bom na liderança, você deve desenvolver as características que estudamos. Mesmo que não seja extrovertido ou que não tenha a autoconfiança necessária, podemos e vamos construir estas habilidades.

Introdução - Natureza da Especialização

Vamos falar sobre a visão piramidal clássica que encontramos em administração de empresas e em organizações. Quebraremos um paradigma para entendermos como está o mercado.

Tradicionalmente, veremos na representação de uma organização: a liderança executiva no topo, uma camada intermediária onde estão os gerentes e as equipes, na base da pirâmide.

Gráfico da Visão Piramidal Clássica

Para entender melhor o mercado, estudaremos o papel do líder, do gerente e das equipes.

O executivo possui características relacionadas à abstração, à criatividade, à análise e à tomada de riscos. Nesta perspectiva, a função do líder é estratégica. Ele determina os rumos e direciona a empresa. Essa é a função de um diretor: dirigir. Assim como em um navio, onde o capitão guia o conjunto a um local específico, o diretor coordena o leme.

Os gerentes são os responsáveis. Por exemplo, na cozinha temos o chefe de cozinha e no navio temos o responsável pelas máquinas - o gerente da casa de máquinas.

Quem está na liderança possui visão mais abstrata, conceitual e um perfil voltado ao que acontece no mundo.

O gerente possui um perfil mais analítico e deve garantir que o trabalho e o que foi determinado pelas lideranças corporativas sejam cumpridos.

As equipes trabalharão abaixo das gerências, trabalhando estes objetivos.

Quanto ao paradigma citado, atualmente temos no mercado uma espécie de barril, porque encontramos muitos profissionais qualificados (seniores), que entram na empresa como juniores contribuindo para o crescimento da camada intermediária da pirâmide, formando este barril que é maior no meio.

Estes profissionais ficam nesta posição dentro da organização, onde entregam resultados importantes e não são facilmente substituídos. Isto representa um impeditivo para aqueles que desejam se tornar líderes e aos juniores que querem crescer, porque na camada intermediária da empresa há muitas pessoas com mais experiência que bloqueiam a ascensão dos que estão no nível abaixo.

É o que acontece muitas vezes, quando em um estágio não há efetivação ou o funcionário busca ganhar uma promoção e não consegue, pois gerentes e seniores tendem a se consolidar em seus cargos, tornando-se bloqueadores. Isto dificulta o crescimento em empresas.

Talvez você seja um profissional sênior que não consegue ascender à posição de gerente, por exemplo, são os bloqueadores na organização, que trataremos neste curso.

É importante entender que a natureza do homem, principalmente a natureza da especialização, tem origem no sedentarismo. Começamos a nos especializar quando "deixamos de lado" a coleta e a caça como forma de sobrevivência e passamos a armazenar nossos alimentos.

Gráfico da Pirâmide da Natureza da Especialização nas Sociedades Humanas

Quando começaram a surgir sociedades, comunidades e cidades organizadas, aumentaram lideranças especializadas em organizar, observar e dirigir.

Conforme a evolução da sociedade, vimos a ascensão da política e da liderança da organização como função social.

Hoje, é possível ser diretor executivo de uma empresa como especialista em administração, governança ou liderança, sem ter qualificação em engenharia de software ou em marketing.

A posição de líder executivo surgiu em detrimento da especialização nas sociedades humanas.

Em desenvolvimento de softwares vemos o papel do líder técnico, que é essencial.

Se você tem algum conhecimento em metodologias Ágeis ou fez o curso "Scrum parte 1: Gerencie o seu projeto de forma ágil", sabe que existe o "Scrum Master", uma função de liderança especializada em comandar e atuar, idealmente, como um líder "servidor", removendo impedimentos.

Sobre o curso Liderança parte 1: Seja líder no novo mercado

O curso Liderança parte 1: Seja líder no novo mercado possui 197 minutos de vídeos, em um total de 65 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1054 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana