Sistemas de Informação: Como se especializar neste mercado?

Sistemas de Informação: Como se especializar neste mercado?

As vagas no mercado de trabalho de tecnologia tendem a cada vez mais deixar de lado a obrigatoriedade de uma graduação, inclusive em grandes empresas como o Google. Ainda assim, para quem tem essa possibilidade, é um caminho interessante para seguir, considerando a abertura de mais oportunidades de estágio no início da carreira, sem contar a própria experiência na comunidade acadêmica, que pode ser muito enriquecedora.

Preciso fazer faculdade para trabalhar com programação e tecnologia? #HipstersPontoTube

No Canal Peixe Babel já abordamos os tipos de graduação existentes e também alguns cursos que merecem a atenção na hora de escolher seu caminho na tecnologia.

Foram eles:

E agora chegou a vez de abordar o nosso último curso de Graduação na modalidade Bacharelado: Sistemas de Informação (S.I.). O perfil do egresso do curso de Sistemas de Informação geralmente é descrito como:

"O(A) Bacharel em Sistemas de Informação é o(a) profissional que vai se valer de conceitos e técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir na solução de problemas de tratamento da informação nas organizações por meio da construção de modelos de automação corporativa." (Definição dada pela UFSC)

O que é Sistema de Informação?

Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Ele envolve pessoas, tecnologia da informação, processos e dados, e tem como objetivo fornecer informações relevantes e confiáveis para auxiliar no funcionamento e no sucesso de uma organização. Toda empresa possui algum tipo de sistema de informação, mesmo simples. Por exemplo, em uma loja de roupas, é necessário um sistema de gestão de vendas para administrar as informações.

Quais são os tipos de Sistemas de Informação?

Existem diferentes tipos de sistemas de informação, que são projetados para atender a diferentes necessidades e funções dentro de uma organização. Confira os principais tipos de sistemas de informação:

  • Sistemas de Informação Gerencial (SIG): Sistemas que fornecem informações para auxiliar na tomada de decisões gerenciais. Eles coletam, processam e apresentam dados de forma a apoiar o planejamento, controle e operações diárias de uma organização. Um exemplo seria um software de gestão abrangente para empresas de diversos ramos que centraliza dados e informações essenciais para a operação do negócio.

  • Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Auxiliam na tomada de decisões complexas e não rotineiras. Eles fornecem ferramentas e técnicas para análise de dados, modelagem e simulação, permitindo que os usuários avaliem diferentes cenários e escolham a melhor opção. Um exemplo de SIAD são as ferramentas que criam relatórios de dados para auxiliar em decisões estratégicas.

  • Sistemas de Informação Transacional (SIT): Registram e processam transações diárias de uma organização. Eles são responsáveis pelo processamento de operações rotineiras, como vendas, compras, pagamentos e estoques. Muitas empresas que lidam com esses tipos de processamento diariamente, como empresas de vendas, bancos e outros.

  • Sistemas de Informação Executiva (SIE): Fornecem informações estratégicas para os executivos de alto nível de uma organização. Eles ajudam na análise de tendências, monitoramento do desempenho e tomada de decisões estratégicas. O SIE está em empresas e organizações de diversos setores, ajudando a fornecer estratégias para necessidades de executivos.

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

O que se estuda em Sistemas de Informação?

Em Sistemas de Informação você estuda como as informações e os dados são recebidos, manipulados e devolvidos através dos computadores e dos softwares. Além disso, você também aprende a criar e gerenciar programas e softwares, bem como modificá-los usando linguagens de programação, bibliotecas, frameworks e bancos de dados.

O que faz quem é formado em Sistemas de Informação?

Entre as perguntas mais comuns feitas para quem estuda Sistema de Informação: “o que faz este ou esta profissional após se formar?” certamente é uma das mais corriqueiras. Isso porque a área possibilita inúmeras oportunidades de atuação.

Ser uma pessoa formada em sistemas de informação envolve uma gama de atividades. Não é apenas fazer análises e gerenciamento de dados. São muitas possibilidades de carreira! Profissionais de SI também desempenham outras funções, como:

  • Desenvolvedor de Software: Responsável por desenvolver, testar e manter sistemas e aplicativos de software.
  • Analista de Dados: Responsável por coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados para obter insights e tomar decisões informadas.
  • Gerente de Projetos de TI: Responsável por planejar, coordenar e controlar projetos de tecnologia da informação.
  • Consultor de TI: Responsável por fornecer orientação e aconselhamento especializado em tecnologia da informação para organizações.
  • Administrador de Banco de Dados: Responsável por projetar, implementar e gerenciar bancos de dados para armazenar e organizar informações de uma organização.
  • Analista de Sistemas: Responsável por analisar as necessidades de uma organização e propor soluções de tecnologia da informação
  • Analista de Negócios: Responsável por identificar as necessidades de negócios de uma organização e traduzi-las em requisitos de sistema.
  • Especialista em Segurança: Responsável por proteger os sistemas e dados de uma organização contra ameaças e ataques cibernéticos.

Além desses papéis, os profissionais também podem trabalhar como analistas de segurança da informação, arquitetos de soluções, especialistas em business intelligence, UX e UI design, entre outros.

Quais tecnologias e linguagens aprendemos em Sistemas de Informação?

O que se aprende no curso de Sistema de Informações, pode variar muito de faculdade para faculdade, mas Java, C#, Python e JavaScript aparecem com frequência, junto com métodos ágeis, bancos relacionais e SQL. Vale lembrar que o mais importante é aprender a estruturar código, desenhar o software e arquitetar soluções, independente das ferramentas.

De fato, parece igual a todos os cursos da área de Tecnologia da Informação (T.I.).

Então qual seria a diferença?

Na maioria das faculdades, o curso de S.I. além de ter a grade básica de Cálculos, Algoritmos e cia, também conta com várias disciplinas de Administração, Empreendedorismo, Ética, entre outras disciplinas mais voltadas para a gerência de projetos, e não só para o desenvolvimento dos mesmos. É bastante comum vermos a seguinte diferenciação:

  • Ciência da Computação: mais acadêmico, com maior base matemática.
  • Engenharia da Computação: mistura Software e Hardware.
  • Sistemas de Informação: mistura Software e Administração.

Claro que por serem cursos tão próximos, seguindo as Diretrizes Curriculares para cursos de Graduação em Tecnologia do MEC, eles conversam muito e têm muitos pontos em comum.

O interessante do curso de S.I. é que normalmente ele é mais voltado para o Mercado, para lidar com clientes e para entender melhor como trabalhar em grupo. Parece bem legal, não é?

Aqui está um exemplo de matriz curricular da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Nela podemos ver esse diferencial do curso de Sistemas de Informação. Quer saber mais detalhes sobre o curso? Assista nossa conversa com a Lorena, que se formou no curso de S.I. da UNEB.

Qual é melhor: TI ou SI?

A escolha entre Tecnologia da Informação (TI) e Sistemas de Informação (SI) depende dos interesses e objetivos individuais de cada pessoa.

TI é um campo que abrange tecnologia com temas mais focados em infraestrutura tecnológica, incluindo hardware, gerenciamento de projetos, resolução de problemas técnicos, sistemas operacionais, segurança cibernética e administração de redes.

SI é um campo mais amplo e focado na aplicação da tecnologia da informação para atender necessidades de negócios e organizações. Os profissionais de SI geralmente têm uma compreensão profunda dos processos de negócios e trabalham para desenvolver soluções de tecnologia que atendam a essas necessidades específicas, além do desenvolvimento de softwares.

É importante considerar suas preferências e objetivos para tomar uma decisão sobre qual caminho escolher.

Por que devo estudar Sistemas de Informação?

Como vimos, estudar Sistemas de Informação oferece uma conexão vital entre tecnologia e negócios. As pessoas focam na resolução de desafios e em aplicar soluções tecnológicas - algo fundamental em diferentes tipos de empresas.

Conexão entre tecnologia e negócios

A conexão entre tecnologia e negócios é um dos pontos principais de sistemas de informação. Os profissionais têm uma compreensão de como a tecnologia é integrada aos processos empresariais, aplicando soluções em negócios através da tecnologia.

Demanda no mercado de trabalho e possibilidades de atuação

O mercado de trabalho mostra uma crescente demanda por profissionais de tecnologia. Como vimos, graduados em Sistemas de Informação abrangem uma ampla gama de setores, sendo assim, são diversas possibilidades de atuação.

Contribuição para a inovação

Com seu foco na conexão entre tecnologia e negócios, a formação em SI oferece capacitação para profissionais criarem soluções tecnológicas, transformando as operações empresariais e contribuindo diretamente para a inovação.

Flexibilidade e trabalho remoto

O mundo digital cada vez mais desfruta de uma maior flexibilidade pela possibilidade de trabalhar remotamente. Isso porque na maioria das vezes é possível desempenhar suas funções de forma remota.

Sistema de Informação — Salário

O salário varia de acordo com a área de atuação escolhida, nível de experiência e localização. Em geral, os salários na área de Sistemas de Informação são considerados competitivos.

Leia também: Carreira na área de tecnologia: como conseguir o trabalho dos sonhos!

Os melhores cursos de Sistemas de Informação no país

Abaixo, reunimos os 20 melhores cursos de SI do Brasil, com base nas avaliações do MEC, que é o órgão responsável por averiguar a qualidade de todas as instituições de ensino superior do Brasil, públicas e privadas. Confira:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Universidade FEEVALE (FEEVALE)
  • FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)
  • Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Faculdade Três de Maio (SETREM)
  • Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)
  • Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG)
  • Faculdade de Hortolânida (FACH)
  • Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Confira a lista completa das melhores faculdades de Sistema de Informação.

Vale lembrar que a Alura e a FIAP agora estão juntas. Se você procura um lugar para estudar Sistemas de Informação com seriedade e profundidade, você precisa conhecer o Centro Universitário FIAP. Confira o catálogo de cursos de graduação.

E agora, como escolher? Qual você acha que combina mais com você?

Para ajudar ainda mais na sua decisão, recomendamos assistir a todos os vídeos na nossa playlist “Especial Carreira com a Alura”. Outro conteúdo muito legal é o episódio do Hipsters Ponto Tech: Faculdades: Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Ouvir um pouco de:
Faculdades: Ciência da Computação e Sistemas de Informação – Hipsters #47

Bacharelado x Técnico x Tecnólogo | Qual o melhor curso para você? (Bit de Prosa #13 Especial Alura)

Ciência da Computação | Como é o curso? (Bit de Prosa #14 Especial Alura)

Engenharia de Computação | Como é o curso? (Bit de Prosa #16 Especial Alura)

Veja outros artigos sobre Programação