Elevator pitch: aprenda a usar o método eficiente de apresentação

Camilla Silva
Camilla Silva

Compartilhe

imagem de duas mulheres conversando numa mesa de escritório

O elevator pitch, ou “discurso de elevador”, é um método breve de apresentar escrita ou verbalmente suas habilidades e conhecimentos sobre um assunto de modo atraente. Embora esse tipo de diálogo possa ser usado em uma infinidade de situações, vamos ensinar como adequá-lo à sua carreira profissional, independentemente de estar em um emprego ou em busca de novas oportunidades. Veja a seguir dicas e exemplos práticos!

Como funciona o elevator pitch?

O pitch elevator tem o objetivo de “elevar” a atenção de outras pessoas de maneira simples e eficaz. Isso pode ser feito ao mostrar, durante uma conversa ou apresentação, sua trajetória, habilidades e interesses de trabalho. Contudo, deve ser elaborado para um período entre 30 e 60 segundos. Esse tempo indica que, para a informação ser entregue adequadamente, e de maneira natural, é preciso bastante treinamento.

Em quais situações pode ser aplicado?

imagem de duas pessoas conversando sentados em cadeiras de escritório

Elevator pitch é uma forma de introduzir rapidamente suas habilidades durante a comunicação (Fonte: Pexels)

Para fisgar a atenção, o discurso de elevador pode ser usado tanto em ambiente online quanto offline. No primeiro, deve ser indicado em sua bio ou resumo de perfil em plataformas mais próximas do mundo profissional, como LinkedIn, Twitter e Behance. De fora, pode surgir em conversas durante eventos, reuniões e apresentações e entrevistas de emprego. Pode ainda ser estendido ao seu currículo como uma espécie de introdução.

Dicas iniciais de elevator pitch

Apesar de se pautar em uma autopromoção, o elevator pitch deve ser positivo e dosado para não parecer arrogante, robótico ou rápido demais. Outro ponto essencial é se fixar em um fato importante ou aspecto estratégico para você naquele momento. Isso significa destacar o interesse em investir em um tipo de negócio ou posição de carreira, por exemplo “conhecimento em transações de alto risco” ou “interesse em atuar com design de produtos”.

imagem das mãos de uma pessoa digitando no notebook

Escrever esse resumo nas plataformas corretas também é um caminho. (Fonte: Pexels)

Exemplos práticos do discurso de elevador

Separamos a seguir alguns exemplos desse método para você se inspirar e ampliar seu networking ou alcançar suas metas profissionais. Mas antes ressaltamos a importância de ter em mãos seu cartão de visita, sobretudo se trabalha em áreas de vendas, finanças, investimento, gestão, design, comunicação, programação ou prestação de serviços em geral.

  • Exemplo #1: Tenho formação recente em comunicação. Inclusive trabalhei no jornal da faculdade como repórter e editor de uma seção ligada a artes. Agora busco um emprego fixo em que eu possa colocar minhas habilidades como jornalista em prática.
  • Exemplo #2: Tenho 10 anos de experiência em contabilidade, trabalhando principalmente com pequenas e médias empresas na área de auditoria. Se precisar de um profissional extra, estou aqui para ajudar.
  • Exemplo #3: Crio ilustrações para sites e marcas de várias áreas. Minha paixão é expressar, por meio dos meus desenhos, mensagens criativas e que as pessoas possam compartilhar nas redes sociais.
  • Exemplo #4: Trabalho com programação mobile há 5 anos. Meu foco é criar apps altamente intuitivos e atraentes para o público jovem.
  • Exemplo #5: Tenho uma empresa de planejamento estratégico para startups. Já criamos projetos que trouxeram inúmeras oportunidades aos nossos clientes em curto prazo.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o elevator pitch, que tal elaborar o seu? Escreva seu discurso em algum lugar, treine bastante e teste opções que funcionam melhor para o seu caso. Aproveite também para alavancar sua carreira com os cursos e formações aqui da Alura!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão