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Como criar seu discurso de venda em 1 minuto?

Alex Franco
Alex Franco

O início de qualquer conversa determina a possibilidade de ser bem-sucedido na hora de fechar negócio, e criar seu discurso de venda é mais simples que parece.

imagem de duas pessoas batendo as mãos e sorrindo num escritório

Tudo na vida é questão de aprendizado e experiência, e não é diferente com a habilidade de estabelecer parcerias e fechar negócios. Trabalhar na área comercial exige jogo de cintura e preparo, para que o contato inicial com potenciais clientes seja bem-sucedido. Por isso, criar um discurso de venda que transmita segurança e confiança no produto é fundamental, e o processo é mais simples do que você imagina. Com as dicas certas, é possível fisgar a atenção do público-alvo em 1 minuto, e é delas que vamos falar.

Antes de tudo, é preciso saber que qualquer discurso de venda precisa contemplar de maneira atrativa alguns pré-requisitos. Deixar claro o diferencial da marca e mostrar sua visão de mercado, falar de resultados que podem ser entregues a quem se interesse pela sua solução e despertar curiosidade são alguns deles.

imagem de duas pessoas num escritório, uma delas está assinando papéis

Veja como vencer a insegurança, não causar uma má impressão na hora de "vender o seu peixe" e conquistar o mercado em poucos passos ensinados por Gustavo Paulillo, cofundador da Agendor, plataforma de CRM e gestão empresarial. Depois, é só colocar em prática e ver seus números subirem.

Como começar um discurso de venda?

Se o seu dia a dia é corrido, não pense que qualquer cliente tem todo o tempo livre do mundo. Por que não começar entendendo que o discurso de venda é voltado apenas à captação da curiosidade de quem ouve?

Apresentações completas sobre como a empresa surgiu ou detalhes do portfólio não são interessantes no primeiro contato; logo, aposte na clareza e comece com um gancho. Se trabalha em uma concessionária de automóveis e perguntam o que você faz, em vez de dizer que vende carros já pensou em falar algo único de seu segmento, como "ajudo pessoas a encontrarem um novo membro para a família"?

Basta esperar a reação. E esse é o momento de parar de falar. Caso haja abertura, a conversa começa realmente.

imagem de duas mulheres conversando

Certo, e depois?

Uma vez que a estratégia tenha funcionado, é hora de começar a preparar o terreno. Nada de se exibir logo de cara e contar coisas incríveis sobre sua atuação ou empresa; só porque a pessoa se interessou pela apresentação não quer dizer que queira comprar.

Então, insira o contexto e conte uma história sem entregar detalhes, sempre falando de você, já que a pergunta é o que você faz, não a empresa. Por exemplo: "Trabalho com modelos específicos de seminovos de uma marca bem conhecida e sou especialista quando o assunto é o que cabe no porta-malas de cada um".

O que vier depois deve ser focado em quem escuta, não na sua experiência ou na de clientes já atendidos. Cada pessoa tem suas necessidades, e elas devem ser priorizadas.

imagem de cinco pessoas conversando numa roda e sorrindo, duas delas estão apertando as mãos

Beleza, e agora?

Fez tudo sem gaguejar? Ótimo. Ainda assim, não existe uma fórmula mágica para se dar bem, e essas são apenas algumas ideias que você pode e deve adaptar para a sua realidade.

Lembre-se de que o discurso de vendas é apenas a parte inicial do processo e que serve para captar a atenção dos clientes. A venda em si só é concretizada depois, com todo o resto.

Ao aproximar quem decide parar para ouvir você, saiba que está começando um relacionamento que precisa ser cultivado. Mesmo que o negócio não vá para frente, trata-se de um início: novas oportunidades surgem a partir do networking, outras pessoas passam a conhecer a sua solução e, no futuro, portas são abertas.

Portanto, na hora de elaborar a sua apresentação, responda: que problema você ajuda a resolver? Depois é só dar os primeiros passos e partir para o abraço.

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