3 vantagens de ter um Pitch para uma entrevista de trabalho

Mikaela Brasil
Mikaela Brasil

Compartilhe

  

Durante uma entrevista de trabalho, é comum que muitos pessoas entrevistadas esqueçam de mencionar fatos importantes da carreira diante do nervosismo do momento.

Por isso, é preciso deixar o seu Pitch preparado. Muito comum em startups, esse termo é normalmente usado para se referir a uma curta apresentação de impacto que você faz para defender o seu negócio ou fazer o seu marketing pessoal.

Aplicado em uma entrevista de emprego, o Pitch ajuda a ir direto ao ponto e conquistar a atenção das pessoas da seleção. Neste contexto, trata-se, basicamente, de se apresentar de forma concisa dentro de uma linha de raciocínio que siga por uma área específica. Confira as principais vantagens de utilizar esse discurso.

1. Vá direto ao ponto e evite delongas

  

Quer que as pessoas se lembrem de você pelos motivos certos? Fazer uma apresentação de impacto deixa uma ótima primeira impressão. Um discurso coeso e direto ao ponto tem muito mais chances de ficar na memória do que uma conversa vaga e cheia de pontas soltas.

Resumir o seu currículo em uma única linha de raciocínio ajuda a contar um pouco da sua história sem delongas. Isso faz com que você pareça ser uma pessoa segura das próprias habilidades e certa do que quer.

Além disso, captar a atenção da sua audiência é um passo importante para alcançar o seu objetivo.

2. Transmita excelência

  

Muitas pessoas caem no erro de citar várias competências ao longo da entrevista, mas isso só faz com que elas pareçam generalistas. A desvantagem disso é que ser generalista passa a impressão de alguém que sabe fazer de tudo um pouco e não se aprofunda em nada.

Portanto, quem está organizando uma seleção de emprego muitas vezes prefere apostar em alguém expert. Quando você estrutura um Pitch focado em uma determinada competência alinhada com a vaga, a impressão que você deixa é a de ser uma pessoa preparada para a função.

3. Deixe a sua marca

  

Uma apresentação de impacto sempre é lembrada, ainda mais quando a concorrência perde tempo tentando impressionar com palavras exageradas. Mesmo que você não consiga a vaga, o seu Pitch pode ser lembrado em oportunidades futuras ou até em uma possível indicação no mercado de trabalho.

Além disso, praticar o discurso é sempre importante para aprimorá-lo e ganhar autoconfiança na condução da própria carreira. Com a prática, você não vai mais sentir pânico ao ouvir a frase "fale-me um pouco sobre você".

Gostou das nossas dicas de preparação para o mercado de trabalho? Aprimore o seu currículo com nossos cursos voltados a várias carreiras. Confira!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão