Marketing de conteúdo: como entregar relevância?

Marketing de conteúdo: como entregar relevância?
Izabella Oliveira
Izabella Oliveira

Compartilhe

Marketing de conteúdo é uma estratégia do inbound marketing que tem o objetivo de entregar conteúdo(s) relevante(s) para o público - de todo o funil de vendas - de uma empresa. Esta estratégia fideliza os(as) clientes por meio da solução de problemas e da geração de valor, já que a empresa ou marca passa a ter uma boa imagem diante da sua audiência.

imagem destaque

Sabemos que toda estratégia - seja ela de comunicação ou de outra área - deve ser planejada e com o marketing de conteúdo não é diferente, portanto, conhecer a pessoa que receberá o conteúdo é muito importante neste processo.

Mas, afinal, quais conteúdos são estes e quais as melhores formas de entregá-los para as pessoas?

Curadoria de conteúdo: o primeiro passo em marketing de conteúdo

A curadoria de conteúdo consiste na seleção e filtragem de conteúdos a serem enviados para o público-alvo da empresa ou marca. Estes conteúdos não devem ser aleatórios, mas sim com o objetivo de solucionar problemas que as pessoas têm ao comprar produtos, ou ao consumir os serviços de uma marca ou empresa.

Dicas para fazer curadoria de conteúdo

Esteja sempre atento(a)! A internet é um espaço infinito de compartilhamento de informações que podem ser interessantes para sua marca. Identifique as notícias, pesquisas, artigos e outras formas de conteúdo que tenham relação com sua empresa e que façam sentido para seu público-alvo para absorver o melhor de todas estas informações.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Meios para produzir e enviar estes conteúdos

E-mail marketing

Existem muitos formatos de e-mails marketing com objetivos e causas específicas.

Você pode utilizar esta ferramenta para informar às pessoas sobre um evento ou ação que será promovida por sua empresa, para sanar problemas ou dúvidas e até mesmo para divulgar promoções ou ofertas.

Seja para qualquer uma destas finalidades, é importante se atentar às boas práticas em e-mail marketing para engajar ainda mais os leads da sua base.

Newsletters

As newsletters (boletins informativos, em tradução literal) são e-mails enviados periodicamente para clientes e potenciais clientes que se cadastraram no site da empresa para recebê-los.

Estes e-mails aproximam quem está lendo da marca ou empresa e permitem o envio de muitos tipos de conteúdos em diferentes formatos (textos, vídeos, podcasts).

Não há uma frequência exata ou correta de envio das newsletters, portanto, avalie em qual período de tempo surgem novidades na sua marca ou empresa a fim de entregar conteúdos relevantes para seu público.

Outros pontos importantes para o envio de sua(s) newsletter(s) além da periodicidade de envio:

  • Crie um layout personalizado: sabemos que a identidade visual é muito importante para uma marca, e com a newsletter não é diferente. Tenha sempre a identidade visual de sua empresa em mente neste momento;
  • Atente-se às fontes: um dos objetivos da sua newsletter deve ser que todos(as) consigam ler. Desta forma, evitar fontes cursivas (estilo de escrita manual) pode ser um grande aliado à este objetivo, já que, nem sempre seus leads terão acesso a um computador. É muito importante pensar na responsividade (capacidade de leitura em todos os dispositivos, sejam eles móveis ou de mesa) de suas newsletters;
  • Escolha uma ferramenta de envio de e-mails: há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, portanto, escolha a que mais se adeque ao seu negócio;
  • Atente-se aos resultados: assim como outras estratégias do marketing de conteúdo, é muito importante medir os resultadoS obtidos pela newsletter enviada para que sua empresa crie um relacionamento ainda mais sólido com os leads nos próximos envios;
  • É sempre possível (e necessário) melhorar: sabemos que os e-mails são como uma via de mão dupla, já que as pessoas que receberam poderão respondê-los. Desta forma, fique atento(a) aos feedbacks de seus leads para melhorar sempre.

Blog

Você já deve ter ouvido falar em Search Engine Optimization(SEO), (conjunto de estratégias com o objetivo melhorar o rankeamento de um site nas páginas de resultados). Os blogs são um excelente modo de melhorar o posicionamento de seu site na internet!

Isso acontece porque os blogs são canais com os seguintes objetivos: comunicar, tirar dúvidas e informar ao público em muitos temas. Outro benefício deste meio é que não há distrações (como é o caso dos feeds as redes sociais), ou seja: as pessoas estão realmente em ler os artigos e extrair o máximo de conhecimento deles.

Além disso, é possível editar os conteúdos, atualizá-los e definir a frequências em que as publicações serão feitas.

Na Alura postamos artigos nos mais diferentes assuntos relacionados à tecnologia e inovação às terças e quintas-feiras.

Para manter a organização de revisão técnica, didática e controle de agendamentos e publicações, utilizamos o Trello. Depois de definir as estratégias que mais se adequem à sua empresa e público, vale a pena investir neste serviço!

Não se limite: conheça sua audiência e produza o melhor para ela!

Mostramos serviços, funcionalidades e formatos que geram resultados aqui no Grupo Caelum Alura, mas todas estas estratégias foram implementadas depois de muito estudo - tanto sobre o mercado quanto sobre as pessoas que consomem nossos conteúdos -, desta forma, é imprescindível que sua empresa entenda as reais necessidades de quem vai consumir o(s) conteúdo(s) e quais os melhores canais de entrega.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Os cursos de conteúdo aqui da Alura podem ajudar você a criar, organizar e divulgar conteúdos de qualidade de acordo com sua marca.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão