A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.

- O que é inteligência de mercado e quais são as vantagens de aplicá-la nas empresas
- Slow work: o que é, como funciona e mais!
- Geração Z no mercado de trabalho: vantagens e desafios
O que é futurismo?
"O futurismo não é apenas prever o futuro, mas uma ferramenta estratégica para antecipar mudanças e aproveitar oportunidades emergentes." — John Sanei, especialista em futurismo e tendências. A partir da afirmação de Sanei, no âmbito empresarial, o futurismo se refere a um campo de estudo multidisciplinar que se dedica a explorar, analisar e antecipar o futuro. Por meio de diversas metodologias, como pesquisa de dados, modelagem e cenários, o futurismo busca identificar tendências, avaliar impactos e auxiliar na tomada de decisões estratégicas, principalmente para a visão de organizações e dos governos. Em resumo, o futurismo nos convida a refletir sobre o mundo que está por vir e a nos prepararmos para os desafios e oportunidades que ele nos reserva. Mas como fazer essas previsões? Como as empresas podem se preparar para se manterem competitivas? Vamos responder essas questões nos próximos tópicos.Como prever tendências futuristas?
Prever tendências do futuro é um grande desafio, principalmente em relação à área empresarial, já que novas tecnologias e inovações surgem a cada instante. Porém, devemos lembrar que o futuro é um reflexo do que está acontecendo no presente e, com base nisso, podemos utilizar metodologias futuristas para analisar e antecipar o que nos espera nos próximos anos. Algumas das principais metodologias futuristas, que são ferramentas e abordagens que permitem explorar, analisar e antecipar o futuro de forma estruturada, incluem o estudo que citaremos a seguir.- Cenários: envolve o desenvolvimento de diferentes narrativas possíveis sobre o futuro, com base em variáveis sociais, tecnológicas, econômicas, ambientais e políticas.
- Foresight: é o processo sistemático de olhar para o longo prazo, explorando futuros possíveis e preferíveis. Ele é amplamente utilizado por governos e corporações para identificar oportunidades e desafios futuros, com foco em planejamento estratégico.
- Backcasting: utilizada para definir um objetivo futuro desejado e, a partir dele, traçar as etapas necessárias para atingi-lo. É comumente aplicada em projetos de sustentabilidade e planejamento urbano, como o desenvolvimento de cidades inteligentes, onde governos e empresas definem metas de sustentabilidade para o futuro e planejam ações no presente para alcançá-las.
- Análise de tendências: empresas de tecnologia, como Google e IBM, utilizam a análise de tendências para monitorar padrões em crescimento para antecipar inovações tecnológicas.
- Delphi: o método Delphi é um processo estruturado para coletar opiniões de especialistas sobre questões futuras. Essa abordagem é amplamente utilizada em áreas como a medicina, pesquisa de mercado e planejamento governamental para prever mudanças em políticas públicas, por exemplo.
- Modelagem e simulação: são amplamente utilizadas na indústria automotiva e aeroespacial, por exemplo, para prever o comportamento de sistemas complexos, como o desempenho de motores ou a dinâmica do tráfego aéreo. Através de simulações, as empresas podem testar diferentes cenários e otimizar suas operações antes de implementar mudanças no mundo real.
- Design de futuros: foca em imaginar e criar protótipos de futuros desejáveis, muitas vezes envolvendo a participação de diversas partes interessadas. Essa abordagem é mais usada em design de produtos, planejamento urbano e sustentabilidade.
- Scanning: processo de monitoramento constante de diversas fontes de informação para identificar sinais fracos e tendências em ascensão. Organizações de inteligência competitiva e pesquisa de mercado, como o Gartner, usam essa técnica para antecipar inovações tecnológicas e mudanças de mercado.