Primeiras aulas do curso Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços

Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços

A Proposta de Valor - Introdução

Você já se perguntou o que faz as pessoas optarem por um produto ou serviço em detrimento de outros? E o que faz algumas pessoas amarem determinados produtos e serviços? Bom, a primeira coisa é você ter um bom produto e um bom serviço, e para chegar no desenvolvimento da solução, você deve ter uma proposta de valor consistente, mas como fazer essa proposta de valor? Existem técnicas e é sobre isso que nós vamos falar nesse curso.

O meu nome é Aline, eu vou acompanhar você na trajetória do Lucas, estudante de análise e desenvolvimento de sistemas, que precisou se mudar de endereço, a partir da própria experiência, ele teve a ideia de criar um aplicativo para ajudar as pessoas a organizar mudança, e lançou no mercado, mas a aceitação foi péssima, e o Lucas não sabia o que tinha acontecido, ele veio pedir a nossa ajuda para descobrir o que aconteceu e como melhorar, vamos ajudar o Lucas?

Para isso nós vamos primeiro explorar quais são os possíveis segmentos de clientes que ele é capaz de atender, e para conseguirmos chegar nisso, nós vamos criar uma pesquisa, do início ao fim, de descoberta de exploração no mercado.

Nós vamos ver as diferentes técnicas de pesquisa que podemos utilizar para isso, nós vamos a partir dos achados da nossa pesquisa construir o perfil do nosso cliente, identificando as tarefas, as dores, e os ganhos na percepção deles, entendendo que existem diferentes tipos de tarefas, diferentes tipos de dores, e diferentes tipos de ganhos que podem ser explorados dentro do nosso contexto de produto e serviço.

Nós também vamos investigar quais são os produtos e serviços analgésicos e geradores de ganho que somos capazes de oferecer, entendendo as diferenças entre produtos e serviços para gerar benefícios na percepção dos nossos clientes, que ajude a eles a diminuir as suas dores ou maximizar os seus ganhos. Nós vamos buscar o encaixe perfeito entre o nosso produto ou serviço, com a percepção do nosso cliente, o perfil do nosso cliente. Nós vamos também construir uma tabela de priorização para saber o que é mais importante, já que nem sempre temos como desenvolver tudo.

Nós também vamos aprender a fazer a declaração da nossa proposta de valor, e a partir disso nós vamos criar personas do nosso negócio, nós vamos criar histórias de usuários e nós vamos começar a prototipar, criando então conceitos da nossa proposta de valor, protótipos do nosso aplicativo, e fazendo um teste de conceito para ver o que que funcionou e o que não funcionou, para gerarmos melhorias no mercado.

Nós vamos ter o encaixe perfeito no papel, no mercado, e no modelo de negócios, para que a nossa proposta de valor não seja apenas consistente e capaz de gerar uma boa experiência para os nossos clientes, mas que seja escalável, e seja capaz de gerar um retorno para o nosso investimento.

Nós vamos revisar o modelo de negócios do Lucas, ajudando ele a reconstruir aqueles fatores que se mostraram mais pertinentes, nós vamos também fazer uma análise dessa proposta de valor, para ver aonde que residem os pontos fortes e fracos dele, para que possamos desenvolver e identificar outras oportunidades de mercado, nós vamos realizar também alguns experimentos, e aprender com esses experimentos para que consigamos gerar uma proposta de valor muito mais consistente e evolutiva.

A Proposta de Valor - O que é uma Proposta de Valor?

Lucas é um estudante de análise e desenvolvimento de sistema de 24 anos, ele mora com os pais numa cidadezinha próxima a capital paulista, sempre morou lá, mesmo endereço, conforto, comidinha de mãe, e estava tudo certo, mas prestes a se formar na faculdade, o Lucas recebeu uma proposta de emprego de uma empresa na capital paulista, ele não ia ter como ir e vir todo dia, então ele resolveu se mudar para São Paulo.

A decisão da mudança foi a realização de um sonho para o Lucas, ele ia poder ter o próprio espaço, fazer as próprias regras, determinar o que que ia ser posto onde, ter independência total, ele estava super empolgado, só que para que isso acontecesse, ele teve uma série de desafios.

Ele precisou selecionar imóveis, ele precisou visitar os imóveis que ele selecionou para escolher qual que ficava melhor, que era perto da empresa, que tinha ponto de ônibus, ele precisava negociar valores com os que ele escolheu, ele precisou fechar o contrato, ir diversas vezes na imobiliária, ele precisou pesquisar frete, pedir e comparar orçamentos de outros fornecedores, como de reforma por exemplo, comprar móveis, planejar e organizar tudo, acompanhar a mudança, receber a mudança no dia, enfim, tudo isso fazendo faculdade e trabalhando.

Não foi fácil, o Lucas quase enlouqueceu, você imagina se para nós nos mudarmos de uma rua para outra, dentro do mesmo bairro já complicado, mudar de cidade então, não é tarefa fácil, mas depois de conseguir, o Lucas teve uma ideia, ele pensou "cara se tivesse um aplicativo para ajudar nisso tudo, não seria perfeito? Se para mim seria útil, com certeza para mais pessoas seria".

Perceba que quando falamos que o Lucas precisa se mudar, nós estamos falando que ele precisa realizar uma tarefa, quando falamos que ele precisa selecionar Imóveis, visitar Imóveis, negociar valores, fechar contrato e etc. Estamos falando de subtarefas que estão relacionadas com a tarefa de se mudar.

Quando pensamos num produto e serviço adequado a tarefas que os nossos clientes precisam fazer, estamos ajudando eles a resolver um problema, porque essa função toda não é fácil para eles. Quando criamos um produto ou serviço que ajuda o cliente a resolver um problema, estamos criando uma proposta de valor.

Aqui nesse slide você ter acesso ao conceito para quando quiser consultar, mas em geral dizemos que uma proposta de valor está relacionada aos benefícios que oferecemos, ou seja, o que que faz alguém optar pela solução pelo aplicativo, pelo produto serviço, que você está oferecendo? E não por outras formas que existem no mercado? Quanto mais aderente a sua proposta de valor for as necessidades reais das pessoas, mais chances de você ter sucesso.

Já quando nós falamos que o Lucas é jovem, tem 24 anos, está fazendo a primeira mudança, tem o sonho de morar sozinho, e ter dependência total, nós estamos descrevendo características do Lucas, se desenvolvemos um produto, um serviço cuja proposta de valor se alinha com essas características das pessoas reais, nós vamos ter maior chance de estar presente na mente dela no momento em que ela for tomar uma decisão.

Uma proposta de valor é exatamente isso, um produto ou serviço que consegue resolver problemas reais das pessoas, conectado com as características que ela tem.

A Proposta de Valor - Tipos de proposta de valor

Prático que é, com a ideia na cabeça o Lucas foi logo fazendo uma lista de especificações de requisitos para aplicativo dele, eu pedi para ele me mandar, vamos dar uma olhadinha junto na lista do Lucas?

Essa é a lista de especificações de requisitos do Lucas, aqui adicionou funcionalidade, uma descrição de como isso vai acontecer, uma prioridade que ele definiu de acordo com a própria opinião dele, e uma quantidade estimada de esforço para fazer com que cada funcionalidade seja disponibilizada.

Considerando que ele pretende dedicar 4 horas por dia de desenvolvimento para esse aplicativo e vai trabalhar sozinho, ele acredita que dentro de uns 30 dias ele consegue lançar a primeira versão.

Vamos olhar aqui essas funcionalidades, "criar mudança, abre um cadastro com data, local de saída e local de chegada, salvar ou editar" ele está dizendo como que vai funcionar, mas ele não diz porque que ele botou isso ali, qual é o valor que essa funcionalidade gera no aplicativo dele? Como que ela ajuda as pessoas?

Eu perguntei para ele como é que ele chegou nessa lista, como é que ele chegou nessa ideia, ele me disse que fez um Business Model Canvas, eu pedi para ele me mandar, vamos olhar juntos o Canvas do Lucas? Esse é o Canvas, ele diz que o público dele, são pessoas que vão se mudar, a proposta de valor que ele criou inicialmente é centralizar as informações da organização da mudança. Ele disse que vai se relacionar com os usuários dele através de redes sociais e que vai utilizar como canais de entrega, a própria loja de aplicativos.

Eu perguntei para ele como é que ele pretende ganhar dinheiro, o que ele tem que fazer, ele disse que não tem grandes pretensões, ele é um desenvolvedor independente que vai fazer isso em um horário paralelo do trabalho dele, e vai publicar na internet, na loja de aplicativos para as pessoas usarem, é o que ele quer.

Então ele disse que se ganhar dinheiro com Ads, está ótimo, o dinheiro vai servir para pagar os custos que ele imagina que vai ter, ele acha que as atividades-chave dele vão ser o desenvolvimento e as atualizações, e que de recursos, além do próprio esforço, vai ser uma estrutura de servidores para suportar o banco de dados dele.

Ele acha que os custos dele vão ser relacionados a isso apenas, o tempo para desenvolver e a infraestrutura de servidores, e como parceiros ele identificou que vai precisar de um designer, afinal de contas o front-end não é a praia dele, e vai precisar de apoio de marketing, é por isso que estamos aqui ajudando o Lucas.

Vamos analisar com calma esse segmento de clientes. Pessoa que vão se mudar" que pessoas? Que tipo de pessoas? Que tipo de mudança elas vão fazer? Essa mudança é residencial ou é comercial? Essas pessoas são jovens que nem o Lucas? Ou será que são casais que podem ter filhos? Ou será que são famílias inteiras? Ou um casal indo morar juntos pela primeira vez? Quais são os desafios que essas pessoas vivem para que a proposta de valor possa ser adequada para cada uma delas?

Veja bem, quando trabalhamos com um público amplo demais, como o Lucas identificam aqui, nós corremos risco de acertar, mas veja que acertar na sorte não é a melhor escolha para quando se trata de um aplicativo nos negócios, a ideia é buscarmos mais informações para poder apoiar o nosso processo de tomada de decisão sobre o que fazer. A lista de requisitos nesse caso seria a última coisa que vamos pensar.

Quando estamos falando de um segmento de clientes diferentes, como por exemplo os casais que estão indo morar juntos, ou jovem indo morar sozinho, ou famílias inteiras, estamos falando de pessoas com desafios muito distintos e podemos criar a partir do uso de ferramentas, como essa daqui, uma identificação mais clara desse perfil.

Esse aqui por exemplo, nos ajuda a entender quais são as tarefas que essas pessoas vão fazer relacionadas ao contexto do aplicativo, o que são dores e o que são ganhos na percepção delas.

Quando identificamos isso para cada um dos nossos segmentos de clientes, entendemos quais são as diferenças entre eles, e a partir da compreensão dessas diferenças, podemos ver o que são pontos em comum, e assim especificamos nosso segmento de clientes, de acordo com pessoas que compartilham os mesmos desafios. Isso faz com que as nossas decisões se tornem muito mais assertivas, e voltadas para as necessidades reais dessas pessoas.

Sobre o curso Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços

O curso Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços possui 191 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Marketing acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas