Primeiras aulas do curso RH Ágil: Desenvolvendo competências profissionais

RH Ágil: Desenvolvendo competências profissionais

Mindset e cultura ágil - Visão geral do curso e conceitos iniciais

Olá, tudo bem? É um prazer ter você com a gente no curso "Desenvolvendo Competências Profissionais para atuar no RH Ágil". Nessa primeira aula, nós vamos abordar conceitos gerais que são importantes para o seu entendimento sobre esse tema.

E vamos começar pelas apresentações. Esse curso é voltado para profissionais de gestão de pessoas, sejam aqueles que já estão atuando há pouco ou há muito tempo nas organizações, sejam aqueles que estão estudando e se aprimorando para entrar no mercado de trabalho.

Ou aqueles que estão em transição de carreira buscando se capacitar para passar a atuar nessa área. Também é voltado para líderes que estão buscando novas competências relevantes para transformar a sua atuação.

Ao longo desse curso aprenderemos sobre as competências técnicas e comportamentais que são essenciais para que o profissional atue no RH Ágil. Vamos aprofundar o nosso entendimento sobre Práticas, Mindset e Cultura Ágil. Entendendo como esse tema é relevante para as organizações no mundo atual.

Vamos falar também sobre o novo papel do RH nas organizações e trazer de maneira prática como transformar essas novas competências em processos mais eficientes, e a agregação de valor do RH para as organizações.

Por que falar sobre RH Ágil? Nós sabemos que o Ágil surgiu na área de TI - em especial, em desenvolvimento de software. Uma nova abordagem de fazer software mais eficiente, com mais entrega de valor, porém, com as pessoas e interações como protagonistas nesse movimento.

Sabemos que essa abordagem nos traz uma série de ferramentas e práticas que vem se mostrando eficientes na condução de processos e projetos. Nesse momento, o RH começa a se apropriar dessa abordagem, percebendo que pode ser tanto apoiador, como protagonista desse movimento de transformação, por também possuir esse olhar para as pessoas.

Sabemos que Ágil é mais do que apenas um conjunto de práticas e ferramentas. Ele passa por uma mudança de Mindset, e essa mudança de Mindset é o que vai sustentar a aquisição de novas competências comportamentais e técnicas para o profissional do futuro.

Ao final desse curso eu espero que você consiga aplicar os seus aprendizados de maneira prática, transformando o ambiente a sua volta. Para isso, nós temos programado um projeto de conclusão de curso que vai garantir que você consiga aplicar os seus conhecimentos.

O nosso projeto consiste no desenvolvimento de um quadro que nós chamamos de "3 C’s". Cada "C" representa uma palavra: começar, continuar e cessar. Aqui nós vamos poder exercitar que comportamentos e que práticas devemos começar, continuar, ou cessar, para garantir a aquisição dessas novas competências.

E o meu convite é para que você adote essa abordagem em uma reflexão a respeito da sua área de trabalho com enfoque organizacional, e também com enfoque pessoal. Com as práticas e comportamentos, você como indivíduo, precisa começar, continuar, e cessar, para adquirir essas novas competências.

Antes de avançar, é importante você dar uma olhada nos cursos sobre metodologia e Abordagem Ágil. Porque são pré-requisitos para esse curso.

Eu espero que você se interesse pelo tema e te espero no próximo vídeo. Até lá! Um abraço.

Mindset e cultura ágil - Mindset e cultura ágil

Olá, tudo bem? Dando continuidade a nossa primeira aula do curso "Desenvolvendo Competências para Atuar no RH Ágil". Nós vamos falar nesse vídeo sobre Mindset, Cultura Ágil e a importância do entendimento desses conceitos para que nós possamos desenvolver as competências adequadas a esse ambiente.

Antes de falar de Mindset Ágil, é importante nós compreendermos o que é um Mindset. Quando falamos de Mindset nós estamos falando de modelo mental. É o conjunto de atitudes mentais que nos fazem nos comportar de determinada maneira. É a forma como nós pensamos. É o jeito que nós vemos o mundo e nos expressamos a partir dos nossos comportamentos.

E quando nós falamos de Mindset Ágil, nós estamos falando que ele é expresso através de um manifesto que é composto de quatro frases e um conjunto de doze princípios, que vão definir o que está por trás desse Mindset.

A importância das pessoas, da colaboração, da adaptação, e da construção de valor entregue de forma antecipada para o nosso cliente. Para que nós façamos isso, o Ágil define uma série de práticas que são importantes de serem adotadas para que você possa consolidar esse Mindset no seu dia a dia.

No próximo vídeo, nós vamos abordar esse conjunto de práticas. Agora, vamos nos aprofundar nesse Mindset.

A primeira coisa que é importante nós entendermos quando falamos de Mindset Ágil, é a entrega de valor antecipado. O que quer dizer que eu preciso entender o que o meu cliente quer e conseguir antecipar a entrega de valor quando eu vou desenvolver, por exemplo, um projeto.

Pense na abordagem tradicional: a gestão de projetos cascata, o valor gerado por um projeto muitas vezes só é percebido ao final desse projeto, com a última entrega.

O que o Mindset Ágil espera é que nós consigamos antecipar essa entrega de valor. Nós só conseguimos fazer isso quebrando a complexidade desse projeto e realizando em entregas menores. Nós vamos revisar o conceito de mínimo produto viável que embasa esse aspecto do Mindset.

Além disso, é importante que isso seja realizado por um time que tem autonomia e prática autogestão, sendo responsável e empoderado pelas suas entregas. Para isso nós precisamos garantir que a comunicação seja constante e que a abordagem seja transparente. Isso quer dizer que todos os interessados naquele projeto, ou naquele processo, precisam ter acesso a informação de forma consistente.

Como falamos, autonomia e autogestão tem a ver com responsabilidade. O time precisa ser responsável pelas suas entregas. Isso só é possível se ele estiver conectado com o propósito e entender profundamente o valor que ele vai gerar com aquela entrega - que é um valor muito além dos aspectos financeiros, que vai permear aspectos intangíveis da organização.

Essa atuação precisa ser adaptável constantemente. Eu preciso ser flexível e responder às mudanças com velocidade.

E por fim, eu preciso garantir a evolução contínua, tanto do meu produto entregue, quanto da forma do time a atuar em conjunto. Isso reflete o Mindset por trás da abordagem Ágil.

Existe uma cultura que sustenta esse movimento, que pressupõe o engajamento dos indivíduos com o propósito da organização. Pessoas engajadas são mais produtivas, e pessoas só conseguem se engajar com aquilo que elas acreditam e veem valor.

Essa cultura vê o erro como uma alavanca da inovação e do aprendizado, não um erro que acontece por negligência, um erro que acontece pela tentativa, pela exploração, pela experimentação de novas hipóteses e oportunidades. A partir disso, eu aprendo e posso melhorar constantemente.

Além disso, é uma cultura que estimula a colaboração do time. É a unidade fundamental para a entrega de valor. Porque ele é formado por múltiplas competências e multidisciplinaridade, o que permite que eu tenha diferentes pontos de vista para construir a melhor solução.

Por fim, isso requer uma cultura de descentralização e empoderamento desse time. As decisões não ficam centralizadas apenas na liderança. É preciso que elas sejam compartilhadas e que todos possam trazer o seu ponto de vista para tomar a melhor decisão. Como falamos, o Mindset Ágil requer responsabilidade e autonomia para gerar entrega de valor.

Nesse vídeo nós falamos um pouco sobre esse Mindset, que apoia as práticas ágeis que nós conhecemos. No próximo, nós vamos fazer uma recapitulação de quais são essas práticas, mas não deixem de ver os outros cursos disponíveis na plataforma sobre agilidade. Eles vão te dar uma base maior para você navegar na agilidade.

Eu te vejo no próximo vídeo. Um abraço e até lá!

Mindset e cultura ágil - Práticas e ferramentas ágeis

Olá, tudo bem? No nosso vídeo anterior nós falamos sobre Mindset Ágil e a cultura que precisa sustentar esse grande movimento. Nesse vídeo, nós vamos abordar as práticas e ferramentas ágeis que dão corpo a toda essa abordagem.

Mindset Ágil, como nós já falamos, é expresso através de um conjunto de práticas. Se você fez um dos outros cursos disponíveis na plataforma relacionados a agilidade, você já deve conhecer bastante sobre essas práticas.

Essas práticas, como você deve saber, surgiram a partir de um olhar da área de tecnologia, onde surgiu a abordagem Ágil, porém são práticas que podem ser adaptadas e implementadas em diversas áreas da organização, inclusive no RH Ágil. Que práticas são essas?

A primeira coisa, como já conversamos anteriormente, é a quebra da complexidade em entregas menores. Isso acontece quando pegamos um produto ou um processo, quebramos ele e desenhamos então o que conhecemos como “Backlog” - que são um conjunto de entregas que vão compor aquele produto ou as entregas daquele projeto, e elas são priorizadas por ordem de importância.

Cada uma dessas entregas será trabalhada ao longo de pequenas caixas de tempo que nós conhecemos como “Sprints”.

As “Sprints” são “Time Box’s” ou caixas de tempo, que acontecem e que dentro daquele período você vai desenvolver uma série de atividades relacionadas à entrega que foi priorizada para aquele momento, para que no futuro você tenha entrega de valor de maneira antecipada e validada pelo seu cliente interno.

Para que eu consiga garantir que eu estou entregando valor constantemente, nós realizamos as dailys, que são as reuniões diárias onde o time se reúne para conversar sobre aquilo que está sendo feito e os impedimentos que refletem obstáculos que podem atrapalhar a entrega de valor.

Além disso, o time em geral se apoia em um “Kanban”, que é um quadro utilizado para gestão visual. Ele ajuda a acompanhar o progresso do projeto e também a medir como o time está trabalhando.

Ao final de cada “Sprints” o time faz uma retrospectiva, onde ele vai conversar sobre aquilo que foi bom no processo de trabalho e aquilo que pode ser melhorado. Refletindo então, a evolução contínua.

Vale lembrar que todas essas práticas requerem um aspecto fundamental: o trabalho em equipe. Então é sempre realizado através de um grupo de profissionais que juntos atuam com autonomia e de maneira empoderada, e que realizando sua autogestão, conseguem organizar a sua forma de trabalhar da melhor maneira.

Mas você deve estar se perguntando: “Será que as Práticas Ágeis se refletem apenas nesses processos de trabalho?” Eu te respondo que não! Para além desse olhar das rotinas, das práticas e ferramentas da abordagem Ágil, existe um olhar para o entendimento aprofundado dos problemas em questão.

O que precisa ser resolvido? Qual é a dor? Qual é a necessidade do meu cliente, seja ele interno, ou externo? E isso é um aspecto fundamental para a atuação do profissional que deseja atuar com RH Ágil. Se aprofundar no entendimento do problema, para que não realize uma entrega de ferramenta, de processos ou de projetos, que não agrega valor.

Além disso, a construção das soluções é realizada sempre em conjunto, o objetivo é cocriar a melhor solução. Dessa maneira, é importante que o RH e as outras áreas da organização possam atuar em conjunto, para que cada conhecimento específico possa agregar uma visão diferente que vai ampliar a geração de valor com os projetos e processos entregues.

Outra prática muito relevante dentro da abordagem Ágil, é o apoio ao processo de organização dos times. Um time não é apenas um conjunto de pessoas que sentam para trabalhar juntas.

Elas precisam de um propósito em comum, precisam estabelecer vínculos, precisam gerar confiança entre elas, precisam entender quais são as melhores maneiras de trabalhar, quais são as forças e fraquezas do time. Nesse ponto o RH Ágil tem um papel fundamental para ajudar essa formação.

Outro aspecto muito importante: o aprendizado. O Mindset Ágil, é um Mindset de crescimento e de aprendizado, que vê o erro como uma oportunidade de aprender. Então, o processo de experimentação é muito relevante, assim como a comunicação que permite a troca de experiências para que todos possam aprender em conjunto.

E por fim, muito importante, permeando todas as práticas Ágeis e um Mindset Ágil, é falar sobre o papel da gestão nesse processo. Dentro da Agilidade o empoderamento do time é um aspecto bastante relevante.

E nós sabemos que a maioria das organizações ainda não estão no nível de maturidade para eliminar completamente o papel do líder, então é preciso repensar a maneira desse líder atuar e fazer a gestão do time.

No Ágil, o líder muda de papel e deixa de atuar como alguém que controla e direciona o time para usar um chapéu de coaching, de facilitador e de mobilizador do time, para que o próprio time construa a melhor solução.

E que comportamentos essas práticas querem reforçar? Se fizermos um link com o vídeo anterior, vamos perceber que existe uma essência por trás dessas ferramentas e práticas, que é justamente o Mindset Ágil - que é focado na geração de valor, na comunicação, e na transparência constante dentro do time. É focado em gerar autonomia para os times, e colaboração entre os profissionais.

E por fim, é voltado para a qualidade da entrega e melhoria contínua. Sempre com o objetivo final de gerar um valor que é muito maior do que apenas os aspectos financeiros. Que passa por alinhamento de valores e propósitos organizacionais para entregar uma solução que efetivamente resolva o problema e possa ser percebida como valiosa para o cliente final.

Já conhecemos o Mindset e a cultura que sustenta o Ágil, e as práticas. A partir de agora nós vamos ter um olhar sobre o que nós precisamos fazer e desenvolver para adotar esse Mindset e poder efetivamente atuar como um profissional da nova atualidade do RH Ágil.

Eu te espero em breve. Um abraço e até lá!

Sobre o curso RH Ágil: Desenvolvendo competências profissionais

O curso RH Ágil: Desenvolvendo competências profissionais possui 120 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana