Primeiras aulas do curso Marketplaces: primeiros passos e estratégias de venda

Marketplaces: primeiros passos e estratégias de venda

O que é marketplace - Introdução

Bem-vindo ao curso de como vender em marketplaces. Meu nome é Edson Cruz, sou eu quem vai conduzir os próximos vídeos e aulas com vocês.

O que acontece é que o Flávio montou uma loja com nossa ajuda em um curso anterior da Alura e recentemente ele nos procurou porque pretende vender em marketplaces. Ele precisa ampliar os canais de venda da loja dele e tem interesse de vender no que é popularmente chamado de marketplaces. Ele nos chamou para que o ajudássemos a fazer a venda dos produtos dele em lojas como Mercado Livre, Americanas, e tantas outras que operam no modelo de marketplace.

Vamos nos aprofundar em estratégias e processos de como vender no marketplace. Vamos entender o que é o marketplace, como ele funciona, quais são eles, quantos existem no Brasil, como é a regra geral de funcionamento deles.

Vamos colocar aqui quais são os benefícios de vender no marketplace e pontos de atenção que você precisa ter cuidado para não problemas, financeiras, de venda, etc. Mostrar para vocês o que é importante, quais os benefícios e com o que você precisa ter cuidado quando decide entrar neste canal de vendas.

Vamos explorar bastante quais são os passos para se vender nesses sites. Como você cadastra sua empresa, o que sua empresa precisa ter, como cadastrar os produtos, qual a melhor forma de entregar. Por fim, como você cria uma estratégia vendedora dentro desses marketplaces, uma estratégia vencedora, porque também não adianta só colocar os produtos lá se você não tiver uma estratégia de vendas.

Nós vamos explorar bastante o universo de marketplace, como vender e todos os passos e pontos a serem analisados para que isso aconteça de forma interessante para você varejista eletrônico e para o Flávio que nos procurou para esse auxílio.

Nos vemos no próximo vídeo.

O que é marketplace - Introduzindo o conceito de Marketplaces

Bem-vindo ao primeiro vídeo de como vender em marketplaces. Como falamos na introdução, vamos ajudar o Flávio a vender nos marketplaces. No primeiro curso de plataformas que fizemos, nós o ajudamos a montar a loja. Agora ele nos procurou para ampliar o canal de venda que ele tem para a loja. Nós vamos ajudá-lo a fazer a venda através dos marketplaces, que é um canal muito interessante que surgiu nos últimos anos.

Montamos essa loja do Flávio, ele vende camisetas, canecas, colecionáveis, livros, etc. Vamos fazer o trabalho de ensiná-lo a vender dentro dos marketplaces. Mas o que é o marketplace de fato? Para entender isso, vamos começar do início, exemplificando como funciona.

Vou procurar um produto que o Flávio vende na loja dele para ver como isso está nos marketplaces. Vou escolher o clássico Guia do Mochileiro das Galáxias. Vou entrar no Google e pesquisar por ele. Já vemos que o Google apresenta algumas opções, por exemplo, da Amazon.

Na página da Amazon, vemos o livro que o Flávio vende. A Amazon vende o livro por R$27,90, mas além da venda, ela oferece outras possibilidades de venda para quem é cliente. Veja que eles têm dez usados e dezoito livros novos. O que nos interessa é entender os dezoito novos.

Vejam que ele abre uma possibilidade de outros varejistas vendendo o mesmo livro. Eu, como cliente, vou ter outras opções, mesmo estando no ambiente da Amazon, não preciso necessariamente comprar deles. Tenho outras opções de lojistas. Cada um oferece o produto com diferentes condições. Preço diferente, frete diferente, prazo de entrega diferente.

O mesmo produto é ofertado tanto pela Amazon quanto para uma série de outros varejistas. É isso que vamos ajudar o Flávio a fazer. A entrar nesses lojistas que possibilitam outros venderem. Ser mais uma opção dentro da Amazon para o cliente.

Vou mostrar outro exemplo. Vamos entrar nas Americanas e procurar pelo mesmo livro. Ele é vendido por outros varejistas além das Americanas, é oferecido pela Saraiva, que tem seu próprio site e suas lojas, mas também vende dentro das Americanas, entre outros vendedores.

Via de regra para nós, como varejistas, é um site com tradição e com grande tráfego que possibilita que nós, como varejistas, vendamos no site deles, e possibilite ao Flávio ter seus produtos vendidos dentro desse site.

Para fixarmos um pouco o conceito, marketplace é um grande shopping virtual, um lugar onde se reúnem inúmeras lojas ofertando o mesmo produto ou produtos diferentes. É como se fosse um shopping, com várias lojas. Para nós, varejistas, o que interessa é que esse é um site já com grande tráfego de clientes. Além de ter vários clientes, ele permite que outros vendam lá dentro. Para nós e para o Flávio, é um novo canal de vendas.

A grosso modo, hoje temos mais de trinta marketplaces abertos no Brasil e vendendo. Para nós, varejistas, é importante entender isso. Tem alguns com perfil mais generalista, como a B2W, que é a empresa que controla Submarino, Americanas e Shoptime, Mercado Livre, que é o mais tradicional e mais antigo, Cnova, que controla Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, Magazine Luíza, Carrefour e Walmart. Esses são os de perfil mais generalista.

Tem outros com perfil mais de nicho, como a Dafiti, de moda, esportes e infantil, a Madeireira Madeira e a Mobly, com perfil de decoração, a Netshoes, de esportes, a Ricardo Eletro de eletroeletrônicos, e a Saraiva, que também é um marketplace, mais voltada para o perfil de produtos culturais, livros, etc.

O marketplace é um lugar com várias pessoas trafegando e que possibilita que outros vendam. Tem perfis mais generalistas e mais de nicho. Nós, como varejistas, nos aproveitamos desse tráfego de clientes para gerar mais vendas.

De forma geral, o marketplace é responsável por marketing, pela geração de tráfego de clientes, pela gestão financeira e parcialmente pela entrega e atendimento ao cliente. Nós, como varejistas, somos responsáveis pelo processamento do pedido, emissão de nota e parcialmente pela entrega, mas vamos explorar isso mais à fundo no decorrer do curso.

O que é marketplace - Benefícios de se vender nos Markeplaces

No vídeo anterior, exploramos o que é o marketplace, quais são e um pouco do funcionamento. Vamos avançar agora e ver qual é a vantagem de estar no marketplace.

Relembrando um pouco, esses sites têm um fluxo de clientes gigantesco, na casa dos milhões. Quando você abre uma loja, seja ela física ou virtual, o grande desafio é trazer clientes que vão gerar vendas. O primeiro benefício claro e evidente é que consigamos mais vendas. Isso efetivamente acontece, porque esses sites têm muitos clientes navegando na loja deles, que vai expor a sua loja, os seus produtos.

Além disso, essas vendas são vendas efetivas. Em uma loja virtual, quando é gerada uma venda, você tem algumas preocupações, como se o cliente vai pagar o boleto, se o cartão vai ser aprovado, se não é uma fraude. A venda em um marketplace já é efetiva. Todas essas variáveis que podem dar errado já foram resolvidas. Não é uma fraude, o cliente já pagou. É uma venda certa.

Outras coisas que você tem em mente quando entra no marketplace é que você não precisa fazer marketing, não precisa gerar clientes, que é o grande desafio de quem está começando. Você não precisa contratar Google, Facebook, Instagram, fazer publicidade para gerar clientes. Isso já está nos marketplaces. Além de que quando você contrata uma mídia paga, como o Google, você tem incerteza se aquele investimento vai dar certo, qual vai ser o retorno do investimento que você está fazendo em termos de venda.

Aqui, quando você atua dentro do marketplace, você não precisa fazer marketing, já está feito pelo marketplace. Óbvio que esse custo está embutido no que você vai pagar de comissão para eles, e vamos nos aprofundar nisso mais para frente, mas você não precisa fazer marketing. Além disso, não corre o risco de fraude, que é um dos riscos quando você tem uma loja virtual.

Além disso, você tem o fluxo de caixa. Quando você vende através do marketplace, você vai receber o dinheiro antes do que você receberia em uma venda pelo seu site. Quando você vende pelo seu site, você vai receber em 30, 60, 90 dias. No marketplace, você recebe de 15 a 30 dias. Independente da forma como o cliente parcelou, vamos entrar mais à fundo nisso no decorrer do curso. Isso te ajuda no seu fluxo de caixa.

Outros pontos benéficos para você dentro do marketplace é: imagine esses milhões de clientes que estão dentro da Amazon, Casas Bahia, Ponto Frio, tendo contato com a sua marca. O quanto você teria que investir para conseguir levar sua loja até essas pessoas. Óbvio que você está misturado com outras marcas, mas quantas pessoas vão ter contato com a sua marca e quanto você teria que investir para que essas pessoas te conhecessem?

Além disso, imagine que se você faz uma venda uma vez dentro do marketplace, esse cliente pode considerar você como uma primeira opção futura. O Flávio foi lá, vendeu o livro com um preço mais barato, entregou bem, fez um pós-venda, ligou para o cliente para ver se estava tudo bem. Quando o cliente for comprar de novo, ele pode considerar a loja do Flávio como uma primeira opção de compra, e não necessariamente ir dentro de um marketplace. Tem uma certa exposição de marketing bastante interessante.

Outra coisa. O cliente, ao comprar dentro do marketplace e da sua loja, vai estar dentro da sua base para você trabalhar posteriormente. Você vai ter o telefone, endereço, não vai ter o e-mail, porque os marketplaces seguram essa informação, mas terá uma série de informações do cliente sem ter que investir para conseguir isso. Eventualmente, no futuro, você pode fazer marketing com esses clientes falando das promoções, novidades, etc, basicamente porque o cara comprou no marketplace e foi para a sua loja. Você começa a ter um banco de clientes importante para trabalhar em vendas futuras.

E o fato também de estar dentro do marketplace te demanda menos recursos para começar. Você não vai precisar investir em marketing, em antifraude, fluxo de caixa estendido, não vai precisar contratar uma plataforma para uma loja virtual.

Vender no marketplace demanda menor investimento, menor recurso financeiro seu para começar. Tem várias coisas acessórias, base de clientes, exposição de marca, fluxo de caixa, que são benefícios de vender no marketplace, mas o principal é que você vai conseguir gerar vendas sem grande esforço financeiro dentro de uma estratégia que vamos explorar mais à fundo, até porque a comissão é só sobre o que você vendeu. Óbvio que você precisa respeitar as características do seu negócio, entender o financeiro para não ter prejuízo, mas vamos entrar nisso nos próximos vídeos.

Sobre o curso Marketplaces: primeiros passos e estratégias de venda

O curso Marketplaces: primeiros passos e estratégias de venda possui 168 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de E-commerce em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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