Primeiras aulas do curso Lean Inbound parte 2: práticas de validação, marketing e vendas

Lean Inbound parte 2: práticas de validação, marketing e vendas

Introdução - Introdução

Seja bem-vindo ao segundo treinamento desta série Inbound combinado com Lean para startups. Viemos de um curso que nos apresentou muita teoria, em que preparamos os fundamentos, para conseguir tirar tanto o lean startup quanto o Inbound marketing do papel e colocar na prática.

No curso anterior, e eu recomendo fortemente que você o faça, estudamos o que é o lean, validação de hipóteses, MVP, o que é o Inbound, da metodologia do Inbound marketing. Agora, iremos pegar tudo que preparamos no primeiro curso e vamos executar um projeto.

Iremos pegar, por exemplo, a persona que você construiu durante o primeiro treinamento e colocar na prática. Vamos criar o seu projeto de conclusão. Eu e você vamos juntos vender um produto. Iremos cumprir todo o ciclo do lean e do Inbound de ponta a ponta. Vamos lançar um produto no mercado, atrair pessoas e fazer uma proposta comercial utilizando técnicas de venda por e-mail, a partir de ferramentas de automação de marketing de conteúdo e de anúncios.

Além disso, obviamente, temos que fazer o setup de uma ferramenta. Vou te ensinar a configurar uma ferramenta de marketing digital do zero, que vai servir ao nosso propósito. Você vai aprender a usar uma ferramenta não como um analista de marketing, mas como um empreendedor, para que você consiga vender seu peixe no mercado.

Nessa ferramenta, vamos criar landing pages. São páginas de destino. Quando você oferece alguma coisa no mercado, um produto, um serviço ou uma solução. Até mesmo um material gratuito, como um e-book, um vídeo, você vai querer colocar esse conteúdo em uma página dedicada a elencar os pontos fortes dele, para converter a pessoa interessada.

Também vamos criar anúncios do Facebook. Vou te mostrar alguns que irão servir ao propósito da validação de hipóteses. Depois, vou te falar sobre um pré-requisito muito importante para este treinamento, além do primeiro curso desta série.

Nós vamos colocar o lean na prática. Vou te ensinar a validar suas ideias. Vamos fazer um teste A/B para validar qual a solução que o mercado está procurando. Também iremos colocar o Inbound na prática. Mais do que isso, vou te ensinar uma técnica que vai além do Inbound marketing, de venda por e-mail, para você começar a ganhar dinheiro de verdade, porque eu sei que é muito difícil descobrir ferramentas, soluções e técnicas para vender quando a internet tem muito mais conteúdo segmentado para profissionais como analistas de marketing ou analistas de SEO. O empreendedor ainda tem uma carência grande de treinamentos que ofereçam o know how necessário para vender por conta própria um serviço ou produto.

Vou te ajudar a utilizar o Inbound com esse fim, com outras técnicas ainda. Já conversei com você sobre ter ou não ter um produto no curso anterior. Nós rascunhamos juntos um produto. Tendo este produto, esse conceito, iremos validá-lo e vendê-lo.

Este curso é uma linha reta. Eu poderia abordar vários elementos do Inbound, do lean, e de técnicas de lançamento e copywrite, que é escrever conteúdo que vende. Mas eu não posso fazer isso, porque senão não vou conseguir oferecer a você justamente o que estou prometendo, que é o mínimo de conhecimento necessário para sair do zero até sua primeira venda. É o que vamos fazer. Uma linha reta. Essa linha reta vai atender uma série de requisitos, mas não vai conseguir tocar em todos os conteúdos. Isso foi feito de propósito, porque quero que você termine este curso com sangue nos olhos e com uma noção do todo, para conseguir trabalhar no seu próprio negócio.

Encerrando este vídeo de introdução, quero te convidar a fazer o curso Facebook Ads, para criar anúncios que geram resultados e para fazer validações legais, inteligentes, e promover seu negócio na internet. Faça este curso se você quer tirar o melhor do treinamento. Com os dois cursos, você vai sair daqui pronto para crescer.

Prática em Inbound - Criando um Ebook

Neste vídeo, vamos começar a traçar nosso caminho em direção à prática. O primeiro conceito que quero te apresentar é o de iscas digitais. Você está navegando na internet, querendo emagrecer, começou uma dieta, mas não chegou a perder peso. Você procura no Google como começar uma dieta. Imagine que ao iniciar essa jornada você se depare com um e-book, um livro digital PDF que te apresenta várias dicas. É o que você quer. Você quer aquele e-book. Ele se tornou uma isca para quem tem uma estratégia de venda definida pela internet. Oferecer um e-book por nada é um trabalho voluntário. Agora, se você, que está interessado em vender uma solução para quem quer perder peso, colocar esse e-book, você está estruturando sua estratégia de marketing.

As iscas digitais servem para atrair as pessoas para o seu negócio. Só que você ainda não vai vender algo para uma pessoa que sequer te conhece. Essas iscas tendem a ser gratuitas. Além disso, são conteúdos que vão alimentar seu futuro lead com informações para que ele comece sua jornada de compra em direção ao produto que você quer vender.

Cabe ressaltar que no nosso treinamento vou focar no curso online, porque é fácil criar uma relação de estratégia e de técnicas para um curso online, já que você está fazendo um, e também do curso online para com aquilo que você de fato quer criar. Você pode querer criar um software, vender pela internet, um produto físico. Você pode relacionar todas as técnicas que veremos aqui com esse curso online que vai ser o centro do nosso treinamento.

O e-book é um conjunto de informações válidas que uma determinada pessoa vai acessar. Ele pode fazer o download desse e-book de forma gratuita, ou oferecendo informações, a permissão para que você entre em contato com ele futuramente. O que vamos aprender no curso é a trabalhar essa troca e a partir dela construir um fluxo de nutrição para levar o lead desde esse momento inicial até você oferecer um produto, serviço por um valor específico.

Já te alerto que todo o curso a partir de agora vai ser dirigido para construção de material referente ao problema que identificamos no primeiro curso. Os conteúdos que vamos criar nos exercícios são voltados para esse produto de curso de emagrecimento. Mas lembre-se, você pode vender o seu produto, o que for, com essa estrutura.

O e-book é um PDF, um arquivo que a pessoa vai acessar. Você pode criar outras iscas digitais, como um artigo, um tutorial, um vídeo que não seja tutorial falando sobre algo importante para a pessoa. Geralmente, o que vai acontecer é que você vai oferecer o e-book por meio de uma landing page. O usuário vai entrar na landing page, deixar os dados e receber conteúdo.

Vou te mostrar um exemplo de e-book simples, mas que funciona. O e-book é mais fácil de se fazer, e dentro deste curso quero te ensinar o procedimento básico para você vender algo. Faça comigo os exercícios, os vídeos, e depois você pode avançar para a direção que você achar melhor.

A partir da landing page, o usuário vai ser convertido em um lead. Para acessarmos essa busca, estarmos presentes na vida da pessoa que deseja a solução que temos a oferecer, é muito importante termos definido a persona que criamos no curso anterior. Vamos utilizar aquela persona ao elaborar nosso e-book.

Você lembra da história da Suzi, que queria emagrecer? Vamos pensar nela. Você vai criar um curso online e vai mirar todo seu esforço para atrair pessoas como ela. Como fazer isso de maneira fácil, para que no futuro você fale a linguagem do público que você quer atingir? Uma persona. Onde seu público mora, quanto ganha, se é formado, do que gosta, qual a idade da pessoa.

Com o seu público desenhado, você pode criar conteúdo e dirigir esse conteúdo para aquela persona que representa o todo. Combinado com esse direcionamento claro, que é a persona, você vai utilizar vários gatilhos mentais. Já fica a dica. Faça um rascunho de e-book com base na persona que você já conhece, que pode ser você mesmo. Crie livremente, mas busque se ater a essa lógica de treinamento online para conseguirmos desenrolar o conteúdo.

Os gatilhos mentais são uma forma de falar algo que vão fazer com que a pessoa fique interessada em ouvir sua história. Vou apresentá-los em vídeos posteriores, quando estivermos elaborando ainda mais conteúdo. Se você já tiver o rascunho de um e-book, quando estivermos fazendo nossas aulas, ficará muito mais fácil aperfeiçoar seu e-book e acertar mais seu discurso.

Eu vou abrir um editor de texto, como o Word, e vou te mostrar um e-book, para você ver que não tem mistério, feito pela escola Sitecampus. Decidimos fazer um material rico, mas sem investir fortunas de design. Nosso público são gerentes de projeto buscando certificações especiais. Nós criamos para essa escola um mapa de uma certificação gerencial específica. O professor colaborou com conteúdo e decidiu-se utilizar o Word para fazer o e-book. É um PDF não muito complexo que apresenta informações sobre determinada certificação.

Toda essa apresentação da certificação, do profissional, tudo fizemos em um documento Word, salvamos, exportamos em PDF e transformamos em um e-book. Esse e-book pode ser baixado por qualquer pessoa que tenha interesse em saber mais sobre essa certificação e que faça uma procura no Google. A pessoa vai clicar no conteúdo no Google e vai ser direcionada a uma página de destino. Essa página é onde faremos a conversão. Caso o lead tenha interesse em saber mais sobre o e-book, ele vai deixar as informações dele e irá receber o conteúdo. Assim, já adicionamos aquele e-mail a uma base de dados que vamos configurar juntos. Mais adiante, vou te dar dicas para construir conteúdos como este utilizando gatilhos mentais.

Para você ver como aquele e-book não tem nada de mais, abri no Word para você verificar como o processo foi simples. E ao mesmo tempo posso te garantir que ele traz muito retorno para a escola. Muitos downloads são feitos, porque ele comunica a ideia que precisa comunicar, oferece a informação de maneira organizada, bem escrita.

Ficamos por aqui. Não se esqueça de acompanhar os exercícios complementares. Te vejo no próximo vídeo.

Prática em Inbound - Apresentação RD Station

Seja bem-vindo à nossa aula sobre RD Station. É uma plataforma de marketing digital, uma empresa que já se consolidou no mercado nacional que surgiu pela necessidade do mercado de se ter uma solução de marketing de conteúdo além das que já existiam fora do Brasil. Hoje é uma ferramenta que vale a pena apresentar, porque possui um framework próprio e relativamente simples de automação de marketing de conteúdo.

Mas, para eu poder te apresentar, preciso te dar alguns avisos. Para configurar uma conta na RD Station, você precisa ter um domínio próprio. Se você não tem, terá que criar. Se você não souber como fazer isso, recomendo a Kinghost, uma empresa brasileira que oferece hospedagem na internet. E se você fala inglês fluentemente, recomendo a Siteground, a empresa que hospeda todos os meus sites. Dito isto, a Kinghost tem um valor adequado para a qualidade que eles oferecem, você pode entrar e solicitar o registro do seu domínio.

Essas empresas de hospedagem vão te dar assessoria no registro do domínio, podem até registrar para você, e te ajudar nesse processo, para que você tenha pelo menos acesso a um e-mail personalizado. No painel da Kinghost, por exemplo, você consegue direcionar seu e-mail para a sua caixa postal.

Se você quer fazer tudo manualmente, você pode acessar o registro.br, que é o órgão no Brasil que faz registro de domínios.

Dito isto, podemos avançar. A RD Station está no mercado desde 2010, você paga uma mensalidade e a partir dela tem acesso à plataforma. Um ponto negativo é que o preço está ficando cada vez mais caro, mas eu não encontrei ainda uma ferramenta no Brasil em português com o suporte que eles oferecem com a mesma qualidade. Se você conhecer, pode indicar no fórum.

A RD Station tem um período de teste que você poderá usar como plataforma de aprendizado. Iremos fazer nosso treinamento nela. Vamos preencher um formulário online e nos cadastrar. Feito o cadastro, você terá acesso a um teste de sete dias para conhecer a plataforma. É pouco tempo, mas para o que temos a fazer no curso, se você se dedicar, é suficiente. Se você precisar de mais tempo, tente conversar com eles para estender seu teste. E se não conseguir, existem muitas ferramentas no mercado. O que estamos aprendendo aqui você consegue aplicar em qualquer ferramenta mediana de Inbound Marketing no mercado.

Para poder assinar a RD Station, você também vai ter que fazer um pacote de adequação à ferramenta, mas não vou entrar nesses detalhes, porque o objetivo aqui é ensinar como fazer seu negócio do chão. Você pode fazer tudo que vou ensinar aqui usando sua caixa de e-mail pessoal, sem gastar um real. Você não terá a facilidade da automação, mas irá resolver o problema sem gastar dinheiro.

Preenchidos os dados, você ainda pode fazer um curso na RD Station para aprender a mexer nas ferramentas.

Entenda o seguinte. Iremos fazer um ciclo de lean que não é completo, porque eu preciso traçar aquela linha reta, como já conversamos. Vou te ensinar a fazer algumas validações, e depois vamos partir para a venda para conseguir te ajudar a entender não só como validar uma hipótese, mas como vender um negócio, um serviço, um produto pela internet.

No próximo vídeo então vou criar uma conta junto com você.

Sobre o curso Lean Inbound parte 2: práticas de validação, marketing e vendas

O curso Lean Inbound parte 2: práticas de validação, marketing e vendas possui 156 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Vendas em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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