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Inbound Marketing parte 2: processos de automação

Fundamentos da Automação de Marketing - Introdução

Olá. Meu nome é Aline. Seja muito bem-vindo ao curso de Inbound Marketing – Parte 2: Processos de Automação.

Este curso tem como pré-requisito o curso Inbound Marketing – Parte 1: Fundamentos e Ações. Caso você já tenha feito o curso, pode seguir adiante. Senão, recomendo fortemente que você faça, porque neste curso vamos continuar a saga de João e Maria. Eles criaram o software e tiveram problemas para captação de leads.

No curso 1, nós desenvolvemos todo um processo baseado na metodologia Inbound, para atrair, engajar e encantar clientes. Nós os ajudamos na construção de uma persona e no mapeamento da jornada dessa persona para que a metodologia pudesse de fato entregar conteúdos relevantes em cada uma das etapas. No entanto, o processo de Inbound tem suas dificuldades. Ele exige muito envolvimento e um volume muito grande de ações a serem executadas. Se feito de forma manual, pode não ser escalável.

É exatamente por isso que neste curso vamos desenvolver um processo de automação de marketing para o João e para Maria. Para isso, vamos falar sobre os tipos de ferramentas e vamos experienciar algumas. Desde as que simplificam o processo até aquelas que automatizam efetivamente. Vamos conhecer algumas das principais ferramentas do mercado do tipo all in one, embora esse não seja o foco deste curso, já que cada uma dessas ferramentas tem peculiaridades muito específicas. Nós vamos, ao invés disso, utilizar ferramentas mais abrangentes, ainda que fragmentadas.

Vamos executar na prática todo um processo de planejamento de um fluxo de automação. Nós vamos colocar na prática esse fluxo através do Mailchimp. Vamos ainda utilizar ferramentas que permitam integrar nossas equipes, criando metas compartilhadas e dando visibilidade dos processos de uns para os outros.

Nós vamos passar na prática por todo o processo de planejamento, criação, produção e distribuição de conteúdos utilizando ferramentas que simplificam ou são capazes de automatizar. Vamos ainda desenvolver um fluxo de e-mail e marketing no Mailchimp. E nós vamos construir pop-ups e formulários utilizando a ferramenta.

Por fim, vamos criar um chatbot, que vai ser testado e experimentado para que possamos incluir uma ferramenta nova no nosso processo de automação.

E aí? Vamos nessa?

Fundamentos da Automação de Marketing - O contexto

Neste curso, vamos continuar a saga do João e da Maria. Os sócios da Soft que tiveram problemas na captação de clientes. Lembram?

No curso 1, nós os ajudamos a resolver esse problema desenvolvendo um processo baseado na metodologia Inbound marketing, que envolve atrair desconhecidos e transformar em contatos, engajar esses contatos para que transformem em clientes, e encantar esses clientes para que se transformem em promotores da marca, ajudando na atração de novos desconhecidos. Tudo isso em um esforço integrado entre as equipes de marketing, vendas e serviços.

Para que isso fosse possível, nós ajudamos a Soft na identificação das personas. No caso, resultando no Pedro, que é a identificação do cliente ideal da Soft. Conhecendo o Pedro e com uso de técnicas de entrevista, conseguimos descobrir a jornada dele, desde a fase de descoberta do problema na etapa de conhecimento até interesse por possíveis soluções e decisão de contratação da Soft.

Vamos olhar juntos como ficou o site da Soft depois da nossa intervenção e da criação do processo de Inbound. Eles adicionaram uma seção de blog, onde adicionam posts novos semanalmente. Também inseriram uma parte de captura de leads, através da oferta de conteúdos. E criaram perfis em outras redes sociais mais adequadas à característica de navegação da persona deles.

Mas com tudo isso, surgiu um novo problema. Um processo de Inbound bem estruturado precisa ser constante para atrair pessoas. Ou seja, não adianta postar de vez em quando. Ele precisa postar com recorrência. Se ele for feito com qualidade, pode gerar muitos leads, o que é um problema bom, mas ainda assim um problema.

Percebam que todo esse processo envolve execução, desde a etapa de criação de conteúdos para atração até o processo de gestão desses leads, para que eles se tornem clientes. No caso da Soft, eles tinham que dividir esse esforço entre marketing, vendas e operação. Afinal de contas, eles estavam vendendo algo que precisava ser entregue depois.

Processos manuais consomem muito tempo quando se fala de Inbound marketing, e eles estavam tocando tudo com o uso de planilhas. Algumas empresas optam por terceirizar esse processo, contratando uma agência especializada. Ou montando um time interno para tocar. Mas nem sempre isso é possível. Nem sempre a empresa tem condições ou recursos para contratar uma equipe. Como é o caso da Soft. Toda a produção ficou centralizada nos sócios. Isso gera um problema grande. As coisas começam a esgargalar.

Imagine você que um lead entrou em contato através de determinado conteúdo, ou pediu uma proposta, e teve que esperar para receber a sequência do material que ele solicitou, seja a próprio proposta ou seja um material que o ajudasse a avançar na jornada. Isso se torna insustentável.

Felizmente, existem formas de tratar isso. Uma delas é a automação de marketing, que nada mais é do que o uso de softwares no processo de Inbound. Esses softwares nos ajudam a dar escala para o nosso processo. Ao invés de executar envio de e-mails manuais, por exemplo, podemos configurar um fluxo automatizado através de uma ferramenta. Isso potencializa a personalização da experiência do meu cliente. Ele não tem mais que esperar meu tempo para que eu envie o material para ele. Ele pode receber o material de acordo com a jornada que ele está percorrendo, na hora que faz mais sentido.

É isso que nós vamos ver a seguir.

Fundamentos da Automação de Marketing - Tipos de automação

Quando falamos do uso de software no processo de Inbound, estamos falando de duas coisas diferentes. Em um primeiro momento, estamos falando de softwares de automação, que nos permitem executar tarefas de forma automatizada. Por exemplo, gestão de redes sociais.

Podemos configurar um calendário de postagens e ele irá postar automaticamente nas redes que pedirmos. Também podemos usar gestão de e-mail marketing, configurando respostas automáticas de acordo com a interação do usuário. Também podemos falar de CRM, que é a gestão do relacionamento com o cliente, programando, por exemplo, e-mails automáticos de follow up. Também temos o lead scoring, que é uma pontuação para cada ação do usuário dentro da nossa plataforma, ou do nosso site, enfim, dentro dos processos de interação dele com a nossa empresa.

Isso são processos automatizados que envolvem a gestão do relacionamento do cliente. Também podemos estar falando de processos que são simplificados. Ou seja, usamos software para deixar mais fácil a execução de determinada tarefa, como por exemplo criação de formulários e pop-ups, que vão ser integrados com o nosso site, criação de landing pages, que podem ser uma oferta única de um determinado material rico. Ou o design de materiais, que também precisa ter muita atenção. Afinal de contas, se nossos materiais têm o objetivo de atrair os usuários, precisamos que eles sejam agradáveis, certo?

Existem duas formas de se pensar o uso de todo esse processo de automação. A primeira delas consiste na adoção de uma ferramenta de automação do tipo all in one. Ou seja, que agrega todas essas funções, do criativo à automação de processos em uma só.

Existem diversas ferramentas para esse fim. As três principais que eu vou mostrar para você são a Hubspot, que foi a cunhadora do termo Inbound marketing em nível global e tem como benefícios ser uma ferramenta que agrega parte de marketing, parte de vendas, e agora mais recentemente a parte de serviços, incluindo ferramentas de chat dentro da sua estrutura.

A Hubspot tem uma oferta inicial gratuita. Você pode usar o CRM, por exemplo, de forma ilimitada e gratuitamente, aproveitando inclusive, os exemplos de fluxos de e-mail deles. No entanto, a parte de marketing é um pouco salgada, com preço em dólar.

Também temos a RD Station, que talvez seja a ferramenta do tipo all in one mais popular do Brasil. A RD Station agrega toda essa função de marketing, de gestão de redes sociais, do criativo, e agora mais recentemente eles adotaram também a parte de CRM, embora eles permitam a integração com CRMs bem populares do mercado. Ela tem por vantagem o fato de ter suporte e preço brasileiros, o que já é um grande ganho, mas eles cobram setup, que nem sempre é viável para quem ainda não está com o processo bem azeitado.

Podemos começar, por exemplo, usando ferramentas gratuitas de forma fragmentada, que é o que vamos explorar neste curso, e depois, quando já se sentir confortável, contratar uma ferramenta do tipo all in one.

Uma das mais novas players nesse mercado é a Lead Lovers. Eu coloquei ela nessa lista por uma característica especial. Eles têm o whats lovers, que é uma ferramenta integrada com a Lead Lovers que permite a automação de processos com o uso do WhatsApp. Ela é a única dessas três que oferece esse recurso e é por isso que está aqui.

Percebam que neste curso não vamos entrar em detalhes sobre cada uma das ferramentas. Afinal de contas, todas elas oferecem suportes e cursos próprios para aprender a mexer nas ferramentas, e ainda assim são muito diferentes umas das outras. O nosso propósito aqui é ensinar a estratégia, o planejamento e como usar diferentes ferramentas para começar seu processo. Quando você estiver pronto para contratar, aí estão minhas indicações.

Sobre o curso Inbound Marketing parte 2: processos de automação

O curso Inbound Marketing parte 2: processos de automação possui 153 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Conteúdo em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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