Primeiras aulas do curso Canva: criando o material gráfico para um podcast

Canva: criando o material gráfico para um podcast

Conhecendo o Canva - Apresentação

Olá bem-vindo o curso de introdução ao Canva, meu nome é Rafael Balbi, eu sou instrutor de design, ilustração e criatividade aqui na Alura, sou podcaster também.

E aqui vamos criar o material visual para um projeto, no caso para um podcast, como se fosse um podcast nosso, hipotético, mas vamos criar desde o logotipo, até a comunicação visual dele.

Isso tudo dentro dessa plataforma tão ágil, e tão versátil quanto o Canva, vamos conhecer várias possibilidades aqui de criação dentro do Canva, vamos ver que ele tem soluções prontas que podemos utilizar para muitas coisas, mas não vamos parar por aí.

Vamos começar a trabalhar um logo a partir do zero, vamos botar uma solução no papel, e a partir dela vamos começar a trabalhar dentro do método de criação do designer gráfico, vamos ver como isso nos ajuda a ter criatividade e a trabalhar material para além dos templates prontos que o Canva traz.

Então vamos combinar e recombinar soluções prontas que ele tem para criar o nosso próprio material autêntico e bem focado no nosso projeto.

Então vamos partir daquele logo que vimos até esses aqui, um logo mais, finalizado, pronto para o uso, que diz bastante sobre a nossa marca.

Vamos ver como aplicar ele também no dia a dia, tanto na capa do podcast, quanto uma comunicação no Twitter, vamos ver como aplicar esse logo.

E se você é designer, você vai ver não somente o seu método de criação adaptado aqui para o Canva e suas oportunidades e também suas limitações, mas vai ver como trazer material de fora, caso você queira.

E vai ver também como utilizar, por exemplo, recursos como o kit de marca que traz e organiza toda a identidade visual que você criar aqui dentro.

E ajuda também a colaborar, não só passar para colaboradores mas também fazer entregas, você consegue entregar aqui e controlar a criação em cima desse material aqui de uma forma muito consciente, muito clara e isso vai ajudar muito você a passar para frente, a colaborar em cima das suas criações. Então vamos lá, espero que você goste do curso.

Conhecendo o Canva - Overview

Bem-vindo ao curso de introdução ao Canva, vamos aprender como criar dentro dessa ferramenta tão versátil e tão leve também, tão fácil de mexer.

Vamos mexer no Canva para criar o material visual de um projeto específico que é um podcast, um podcast voltado para os Devs, como se eu fosse um Dev, criando um material para o meu podcast.

E esse material é capa, a capa dos episódios também, os anúncios em Twitter por exemplo, uma capa de Twitter para o nosso podcast.

Então vamos aprender desde o logo, desde a criação do logo, até a criação das peças gráficas, e até mesmo na transposição dessa ideia, dessa identidade visual para o Canva, para podermos passar a produção para frente, vamos aprender tudo isso.

Vamos também, para quem não é designer vamos focar um pouco no método de criação do designer, como é que ele cria? Como é que no design gráfico as pessoas criam, como é que eles chegam lá.

Aprendendo isso você vai se libertar um pouco e vai entender como utilizar o Canva a seu favor, e não ficar preso nos templates que ele já apresenta, então você vai poder buscar soluções mais personalizadas dentro dessa ferramenta.

E se você é designer, você vai aprender como agilizar a sua produção, como utilizar o Canva até onde você consegue, até onde você precisa ali, e no que você precisar de fora, você pode até trazer suas soluções de fora, de outros softwares, outras ferramentas, mas você vai ver que as vezes nem isso você vai precisar, você vai conseguir trazer soluções interessantes do Canva.

E vai agilizar muito sua criação e a produção, você vai conseguir partilhar o seu material com outras pessoas para que elas possam criar de forma mais autônoma e com muito controle da sua criação a partir do compartilhamento das ferramentas do Canva, então vai te permite trabalhar com fornecedores, e com colaboradores de uma forma mais ágil do que normalmente conseguimos.

Vamos mexer na interface aqui, conhecer as possibilidades do Canva, vamos conhecer os templates dele, o que ele já tem pronto e vamos aprender a quebrar esses templates também.

Vamos fazer um estudo aqui de marcas similares a nossa, vamos entender como é esse processo de criatividade do designer gráfico, e vai a partir de um logo bem simples que concebemos logo de início, já botamos nossas ideias para fora e começa a retrabalhar essas ideias, começa a significar essas ideias dentro desse processo de pesquisa e criação do design.

Então vamos chegar em uma paleta de cores, vamos trabalhar várias possibilidades de logo e de elementos gráficos, vamos trabalhar tipografia e entender como se opta por uma tipografia ou outra dentro do projeto, afunilamos essas soluções e chegamos finalmente no nosso logo.

Quando chegamos nesse logo conseguimos trabalhar inclusive aqui outras versões do logo, outras aplicações desse logo, aplicamos ele efetivamente em peças gráficas e tudo mais.

E fazemos inclusive uma coisa muito interessante que transportamos aqui para o kit de marca do Canva, a nossa identidade visual, facilitando a criação de novas peças, agilizando bastante esse processo e facilitando a entrega de isso aqui, tanto para colaboradores quanto para fornecedores, então conseguimos fazer isso com bastante controle aqui dentro do Canva.

Sendo, repetindo, um curso interessante para quem é designer e vai poder agilizar sua criação e utilizar essa ferramenta a seu favor, quando for colaborar com pessoas de fora, ou com gente interna também que não é designer gráfico e que não têm acesso a outras ferramentas, você vai poder incrementar as criações com suas ferramentas de fora inclusive.

E se você não for designer gráfico você vai entender esse jogo da criatividade, aqui dentro do Canva, de um jeito específico para as ferramentas que ele oferece e com as limitações que ele oferece também.

Então é isso, espero que você goste do curso, faça os exercícios, e deixe sua opinião no fórum, vai compartilhando conosco a sua evolução aqui dentro. Então é isso, vamos lá, mãos à obra.

Conhecendo o Canva - Estudando alternativas no Canva

Vamos começar nossa primeira aula conhecendo o Canva, aqui vamos aprender a mexer com os elementos básicos do Canva, as possibilidades que ele traz, então vamos conhecer a interface dele basicamente.

[00:10] Vamos mexer com os elementos, vamos mexer principalmente com os templates, o que que são os templates? São soluções prontas, que o Canva nos traz.

E ele traz soluções para tudo, tem solução ali pronta para comunicação na web com redes sociais, para logo, para criação de cartazes e muitas coisas.

Vamos ver esses templates, vamos entender essa interface do Canva, vamos ver que ele já traz muitos elementos prontos, ele tem tipografias, ele tem outros elementos que conseguimos utilizar ali dentro, conseguimos editar esses templates.

E vamos aprender a mexer elementos, combinar esses elementos para mexer nos templates, nessas soluções prontas que o Canva traz. Então vamos lá, vamos conhecer o Canva, vamos conhecer esse aplicativo.

Chegamos na home aqui, no site do Canva, temos várias possibilidades, temos apresentação, post para Instagram, vídeo, logotipo, convite, website, uma infinidade de soluções prontas, de templates.

Podemos pegar aqui “logotipo”, queremos começar pelo logo, queremos fazer o logo do nosso podcast, e aqui podemos botar por exemplo, na busca na parte superior, podemos botar em buscar templates café por exemplo, vou botar café aqui.

Vamos ver várias soluções, no caso para pegarmos uma solução dessa, é só pegarmos, clicar e arrastar, mas primeiro vamos ver qual que de repente tem mais a ver aqui com o nosso podcast, que de repente podemos alterar um pouco para brincar e trazer um pouco a nossa ideia.

O nosso podcast é um podcast matinal, vai ao ar todo dia de manhã, é uma coisa intimista, trocamos ideia enquanto tomamos um café.

Então de repente essa solução aqui, do Jack’s, ela pode se aproximar do que eu quero, por que? Porque tem aqui uma coisa circular aqui atrás, pode parecer um sol, uma coisa da manhã, uma mesa implícita, de repente um espaço aqui em branco, pode remeter a uma mesa sob a qual o café está, só que essa folha aqui que não tem muito a ver, essa tipografia também não.

Imagem com o print da interface de edição da página "canva.com". Na aba superior, estão as opções "Home", "Arquivo", "Redimensionar", "Compartilhar" e "Baixar". Na barra lateral esquerda, há opções de elementos de design para adicionar. Ao lado, ainda no canto esquerdo da tela, aparecem os resultados da busca de "Templates" da plataforma pela palavra "café". Ao centro, está a área de edição com o logotipo pronto de "Jackson Bolan Tea House" escrito curvadamente acima de uma ilustração feito somente com linhas de uma chícara com duas folhas de plantas em cima, os quais estão acima do nome "jacks's" feito com tipografia serifada de cor marrom claro.

Eu vou começar trabalhar esse elemento aqui, esse sol, eu quero tirar o que está escrito aqui, não tem nada a ver esse Jackson Bolan Tea House, se eu clicar duas vezes, vamos para o texto aqui, e se clicarmos e arrastar, podemos mudar ele, então vou botar aqui, “Toda dia um Dev como nós”. Essa é ideia do nosso podcast, então vou deixar essa frase de efeito aqui, todo dia um Dev como nós. Isso aqui para mim está legal.

Agora essa tipografia aqui Jack’s, essa aqui não tem nada a ver, não parece uma coisa de Devs, de tecnologia, nem nada, então eu quero trabalhar isso aqui melhor, eu quero trabalhar essa tipografia aqui.

Então vou dar dois cliques aqui e vou trabalhar essa tipografia, as opções de tipografia estão aqui em cima, podemos vir aqui e clicar e buscar outras tipografias, aqui tem muitas tipografias que podemos escolher.

Eu vou dar uma olhada aqui e escolher alguma delas, a que eu acho de repente mais legal aqui, vamos dar uma olhada, estou olhando aqui, e estou vendo, olha, se formos arrastando para baixo aqui ele não para, ele dá muitas e muitas famílias tipográficas aqui para utilizarmos.

Podemos ver várias categorias de diferente tipografia e tudo mais, podemos escolher aquela que achamos melhor por enquanto, vamos dar uma olhada aqui, quero uma fonte mais normal, parecida com de repente com Arial, alguma coisa assim, então deixa eu ver aqui.

Está difícil escolher dessa forma, é muita tipografia de fato, então o que que podemos fazer? Podemos vir aqui na barra de busca e clicar nela, e aqui logo abaixo vamos ter vários tipos que eles vão aparecer com certos labels, isso nos ajuda bastante a buscar o tipo de letra que queremos, aqui obviamente são as letras que parecem manuscritas, aqui corporativo, tem mais essa cara.

Aqui o letreiro são essas mais garrafais assim, os títulos você pode ver que é mais forte, mais escuro, então aqui ele tenta nos ajudar, tem sans serif e serif, o que isso? Serifa são esses elementos aqui, tipo essa dobra na ponta do S aqui que ajuda em tipografia escrita, ajuda na leitura, então enfim, temos várias possibilidades aqui.

Sem serifa, então se botarmos sem serifa, por exemplo, vamos ver que tem tipografias aqui que não tem isso, deixa eu selecionar essa aqui por exemplo, essa Clear Sans Bold, olha aqui, ela vem sem serifa, ela é mais simples, então é bem o que eu quero, então vou botar aqui usando ela, DevCafé.

Só que eu quero mudar a cor também, podemos selecionar aqui na mesma barra na parte superior, podemos mudar a cor dela, eu vou botar esse laranja aqui, laranja é uma cor mais solar, aqui no outro texto também eu vou aproveitar e vou mudar essa cor dessa letra aqui, então vou pegar aqui selecionando o texto, vou clicar aqui no ícone de mudar cor que está na barra superior e clicar na barra lateral no canto esquerdo escolhendo a cor, vou botar essa cor amarela aqui, olha, interessante, já posso aproximar um pouco.

Agora eu queria abrir esse arco, como será? Podemos mexer no tamanho da letra em primeiro lugar, podemos mexer também em outros atributos aqui, por exemplo, aqui na barra superior também, mexemos nos espaçamentos entre as letras, aumenta, diminui o espaçamento entre as letras, entre cada letra, pode botar tudo bem apertado, tudo bem solto, enfim, vou botar aqui no meio termo.

E altura da linha é o espaçamento entre a linha de cima e a linha de baixo, podemos mexer nessas coisas, aqui nas opções é ancorar a caixa de texto, ou seja, vamos pegar com base na base da linha da letra, no meio da letra ou no topo da letra, isso nos ajuda a entender melhor esse espaçamento.

E tem uma outra coisa aqui que são os efeitos, temos sombreado, temos flutuante, temos várias possibilidades com ajustes específicos para cada estilo, cada efeito deste, no caso estamos com o curvar, o efeito curvar é o que faz essa curva aqui, eu quero menos acentuado, eu quero botar ele mais ou menos a partir daqui, para a ideia de reforçar esse espaço em branco aqui, quase intrínseca a ideia de uma mesa, de uma coisa assim.

E eu posso inclusive diminuir isso aqui, se eu quiser diminuir, eu posso clicar nesse gráfico uma vez, se eu clicar aqui nessa lateral, nesse retângulo, eu não consigo diminuir, por que? Porque ele está com esse efeito, se eu pegar na debaixo, eu diminuo essa caixa inteira aqui.

Mas se eu quiser diminuir o tamanho geral, se eu quiser diminuir o tamanho da letra em si, pegamos aqui na quina e podemos aumentar ou diminuir, no caso eu vou deixar ele aqui.

E esse aqui maior com a frase, eu vou diminuir no canto aqui, vou puxar assim, está mais ou menos dentro do que queremos, vou aumentar um pouco aqui para ficar do tamanho, juntar nas bordas.

Agora eu quero mudar essa folha de planta, será que se eu der dois cliques eu consigo apagar só essa folha? Não consigo, isso é uma limitação do Canva, e podemos trazer gráficos de fora, clicando em uploads aqui no canto esquerdo, você pode trazer um gráfico de fora caso você seja designer e tenha a possibilidade de você mesmo desenhar o que você quer.

Mas o bom é que temos elementos prontos aqui dentro do Canva e muitos elementos que podemos utilizar para trabalhar, só não conseguimos editar eles como vimos, no máximo conseguimos editar uma cor, uma coisa ou outra em alguns dos gráficos.

Mas se eu botar café aqui na busca por exemplo, vou achar várias canecas, olha só, eu posso pegar elas para utilizar dentro do nosso logo. Olha, tem essa aqui que eu acho interessante, é mais ou menos essa coisa do café de manhã, tem várias possibilidades aqui.

Algumas delas são grátis e outras são pagas, essas por elas são pagas, se você quiser selecionar por exemplo, só as profissionais aqui que eles chamam, você pode clicar aqui no canto direito onde fica a busca, e você vai ter acesso somente a essas que são pro.

Você pagando você tem acesso a um número imenso de fotos a mais, templates a mais, possibilidades a mais dentro do Canva, então é uma coisa que eu sugiro você fazer, não é muito caro, mas também se você quiser usar a gratuita e ver até onde vai, certamente vai cobrir muitas possibilidades de uso para você.

Vimos lá que estávamos escolhendo uma caneca que estava de graça, mas aqui eu estou pesquisando mais, eu estou querendo buscar outras possibilidades aqui de café, no caso eu vou tirar aqui do profissional, vamos analisar todas elas, não quero me limitar necessariamente ao que eles chamam aqui dos gráficos profissionais, eu quero ver todos os gráficos.

Vou pegar essa xícara aqui, é um elemento grátis inclusive, eu posso pegar, diminuir aqui, ela é bem simples, uma forma bem simples e funciona para mim e eu consigo ainda trabalhar a cor dela, então posso botar ela nesse amarelo que estamos trabalhando aqui, ou no laranja.

Imagem com o print da interface de edição da página "canva.com". Na aba superior, estão as opções "Home", "Arquivo", "Redimensionar", "Compartilhar" e "Baixar". Na barra lateral esquerda, há opções de elementos de design para adicionar. Ao lado, ainda no canto esquerdo da tela, aparecem os resultados da busca de "Elementos" da plataforma pela palavra "café". Ao centro, está a área de edição com o logotipo pronto com "Todo dia um DEV como nós" escrito curvadamente acima de uma ilustração feito somente com linhas de uma chícara, os quais estão acima do nome "DevCafé" feito com tipografia sem serifa de cor laranja claro.

Assim chegamos no nosso logo, temos esse logo aqui, e ele é uma solução que está pronta, pegamos uma coisa pronta aqui, um template pronto, só trabalhamos em cima.

Agora isso aqui é uma solução que vamos ver muitas coisas parecidas, vamos ver soluções possíveis, muito parecidas, se utilizamos um template, obviamente outras pessoas podem utilizar esse template, e se for dentro dos templates grátis então, mais gente vai ter acesso exatamente a esses gráficos, então a possibilidade de você dar um pouco menos de autenticidade, de originalidade para o seu logo fica limitada.

Uma coisa que podemos fazer, que podemos criar em cima desses elementos todos aqui, podemos recombinar elementos e tudo mais, e para isso, podemos utilizar técnicas profissionais de design que é o método de criação do designer gráfico.

E esse método de criação ele nos ensina o jogo de criatividade, ele combina elementos a partir de uma pesquisa que nos permite que entendamos as decisões que estamos tomando em vez de tomar as decisões meio que de orelhada, meio que achando, a achei legal, não achei legal, nós em troca disso vamos poder trabalhar mais a fundo com consciência, a partir de pesquisa visual, pesquisa gráfica, a pesquisa da própria marca que queremos fazer e desdobramentos desses gráficos que vamos chegar.

E você vai ver que vamos ter muita mais consciência do que estamos trazendo e como consequência vamos trazer um logo muito mais original, que conversa muito mais com a nossa marca, a partir dos elementos que temos aqui, e se você é designer gráfico, você já está acostumado com esse procedimento de pensamento, de criação, essa produção do designer gráfico.

Eu vou dar uma adaptada nesse processo aqui para o Canva, vamos fazer esse processo todo dentro do Canva, então vai ser interessante que você também vê como eu fiz essa adaptação e propor também uma adaptação sua, do seu processo aqui dentro do Canva.

Se você não é, você vai aprender esse jogo da criatividade, vai ser bom para você ver, como os profissionais criam as marcas, e você vai poder brincar muito disso, e trabalhar, fazer o seu material gráfico aqui dentro do Canva, porque ele vai te ajudar a chegar em resultados excelentes.

Então nos próximos vídeos, vamos começar a entender esse processo, como funciona essa criação dentro do design gráfico e como podemos transplantar isso aqui para o Canva e utilizar as suas ferramentas.

Então até lá, dá uma olhada no fórum, vê os exercícios que eu vou botar, isso vai ajudar você a entender um pouco melhor do que eu estou falando, então até lá, e use o fórum se tiver dúvidas, um abraço.

Sobre o curso Canva: criando o material gráfico para um podcast

O curso Canva: criando o material gráfico para um podcast possui 172 minutos de vídeos, em um total de 48 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas