Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Administração e Gestão > Conteúdos de Administração e Gestão > Primeiras aulas do curso Inovação colaborativa: desenvolvendo estratégias para equipes

Inovação colaborativa: desenvolvendo estratégias para equipes

Por que inovar em equipe? - Apresentação

Introdução ao Curso de Inovação Colaborativa

Boas-vindas ao curso de inovação colaborativa.

Meu nome é Daniela Soares, sou instrutora na Alura.

Audiodescrição: Daniela é uma mulher de pele parda, com cabelos cacheados castanhos escuros na altura dos ombros. Ela está no estúdio da Alura.

Objetivos e Conteúdo do Curso

Se estamos pensando em montar um time para a inovação colaborativa ou já estamos nesse processo, este curso é para nós.

Neste curso, vamos compreender o impacto da inovação colaborativa no mercado e conhecer alguns casos de sucesso. Exploraremos como montar e estruturar equipes para a inovação, além de trabalhar com a facilitação de reuniões. Abordaremos técnicas como o Brainstorming (tempestade de ideias) e o Learning Canvas (quadro de aprendizado).

Estruturação e Comunicação em Reuniões

Discutiremos como definir papéis nessas reuniões e como estruturar nossa comunicação e argumentação, utilizando como exemplo o princípio da pirâmide. Também aprenderemos a montar um storytelling (narrativa) ou um modelo problema-solução-impacto para apresentar ideias a partes interessadas.

Cultura de Inovação e Atividades Práticas

Por fim, veremos como manter uma cultura de inovação a médio e longo prazo. Para cada técnica e método apresentados ao longo das aulas, disponibilizaremos modelos e atividades práticas para aplicar no dia a dia. Desejamos bons estudos a todos! Vamos começar?

Por que inovar em equipe? - O impacto da inovação colaborativa

Uso Cotidiano de Plataformas Inovadoras

Quantas vezes, apenas nesta semana, nós já abrimos nossos celulares para ouvir música no Spotify? Ou quantas vezes acessamos o navegador do computador ou do celular para realizar uma pesquisa no Google? E se gostamos de viajar ou temos amigos que gostam de viajar, já utilizamos o Airbnb?

Inovação Colaborativa nas Empresas

Vamos apresentar essas empresas de uma outra forma. E se apresentássemos, por exemplo, o Airbnb como uma empresa com design centrado no usuário? Ou se falássemos do Google como a empresa que possui a política de 20% do tempo dos colaboradores voltado ao desenvolvimento de ideias criativas? E se apresentássemos o Spotify como uma empresa que adota o modelo de Squares (quadrados)? Todas essas características são resultantes da inovação colaborativa.

Impacto da Inovação Colaborativa

Mas qual é o impacto geral da inovação colaborativa além desses exemplos que trouxemos? Primeiramente, a inovação colaborativa impacta a produtividade. De acordo com uma pesquisa que apresentamos, há um aumento de 25% na produtividade quando trabalhamos com colaboração. Além disso, as empresas e equipes que adotam a inovação colaborativa conseguem se destacar no mercado, como exemplificado pelas marcas mencionadas.

Construção de Marcas Competitivas

Além do destaque no mercado e do aumento de produtividade, conseguimos construir marcas competitivas. Mesmo que existam outras empresas e marcas que ofereçam produtos semelhantes aos do Spotify, Airbnb ou Google, essas empresas acabam se posicionando com mais força no mercado.

Casos de Sucesso em Inovação Colaborativa

Além desses exemplos, vamos explorar outros casos de sucesso no mercado relacionados à inovação colaborativa. O primeiro caso que queremos apresentar é o da Lego Ideas.

Envolvimento dos Consumidores no Processo de Inovação

A inovação colaborativa não ocorre apenas em uma equipe que trabalha em uma célula de inovação ou em um pequeno projeto, mas também pode incluir os próprios consumidores nesse processo. Foi exatamente isso que a Lego Ideas fez ao entrar em contato com seus consumidores para produzir um novo tipo de produto e inseri-los no mercado. Além do Lego Ideas, temos também o caso do Fiat 1000, que representa uma colaboração global. Nesse caso, consumidores ao redor do mundo foram chamados para a geração de um conceito de carro. Com esses dois exemplos, podemos perceber que a inovação colaborativa pode envolver tanto uma equipe que trabalha com inovação quanto trazer os próprios clientes para perto desse processo.

Colaboração com Startups

Além dessa perspectiva, temos o caso da Natura Startups. Nesse caso, quem participa do processo de inovação não são os clientes, mas outras startups. A questão é como a Natura consegue conectar seu negócio e ecossistema com essas startups para gerar impacto.

Criando um Processo de Inovação Colaborativa

Diante desses exemplos, surge a questão de como podemos criar um processo de inovação colaborativa. Vamos compartilhar agora os principais pontos para começar a trabalhar com inovação colaborativa. Primeiro, precisamos de um ambiente favorável à troca de ideias, pois é um processo de inovação. Além de ter esse ambiente favorável, também precisamos utilizar ferramentas de colaboração, que serão comentadas ao longo deste curso, incluindo técnicas e métodos que podemos utilizar nesse processo.

Importância da Diversidade de Pensamento

Se desejamos um ambiente favorável para a troca de ideias com nossa equipe ou com nossos próprios clientes, como nos exemplos mencionados, é essencial ter uma equipe com diversidade de pensamento. Veremos como alcançar isso ao longo do curso.

Por que inovar em equipe? - Um ambiente para inovação colaborativa

Importância da Equipe e Ambiente para Inovação Colaborativa

Quando falamos sobre trabalhar com o processo de inovação colaborativa, precisamos construir uma equipe para esse processo. Além da construção de uma equipe, nosso ponto de atenção é a criação de um ambiente que seja favorável à inovação colaborativa.

Exemplos de Sucesso: Google e Spotify

Vamos trazer novamente aqueles primeiros exemplos mencionados? Comecemos, por exemplo, com o Google. O Google trabalhou bastante com a política de 20% do tempo dedicado da pessoa colaboradora para ideias criativas e de inovação. Como resultado, eles desenvolveram o Gmail e o Google News. Observamos que ter um espaço para esse processo de inovação colaborativa traz resultados tanto para a equipe que trabalha dessa forma quanto para a própria marca e empresa.

Outro exemplo é o Spotify. No caso do Spotify, temos a estruturação em squads (equipes), nas quais pequenas equipes trabalham de forma autônoma. Aqui, já identificamos duas palavras-chave: pequenas equipes e autonomia.

Fatores e Estratégias para Inovação Colaborativa

A partir dos exemplos de resultados observados no Spotify e no Google, podemos refletir sobre os fatores e estratégias que favorecem a construção de um ambiente para a inovação colaborativa.

Primeiro ponto: autonomia. Trabalhamos com equipes autônomas.

Segundo ponto: a utilização de plataformas digitais. Mesmo que essas equipes sejam presenciais, todo o processo inserido em inovação precisará, de alguma forma, utilizar plataformas digitais, seja para registro, brainstorm (tempestade de ideias), ou qualquer outro tipo de reunião ou engajamento da equipe.

Outro ponto importante é o feedback dos usuários, ou seja, o quanto a equipe acolhe e se mantém próxima dos feedbacks que os usuários fornecem em relação ao que estão desenvolvendo.

Aplicação dos Fatores de Sucesso em Inovação Colaborativa

Agora, vamos refletir sobre como, a partir dos exemplos de casos de sucesso de inovação colaborativa e dos fatores que identificamos como parte desse ambiente de inovação, podemos aplicar esses fatores, como autonomia, plataformas digitais e feedback dos usuários, para construir nosso próprio processo de inovação colaborativa em nossa equipe ou na equipe que pretendemos criar.

Sobre o curso Inovação colaborativa: desenvolvendo estratégias para equipes

O curso Inovação colaborativa: desenvolvendo estratégias para equipes possui 122 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Administração e Gestão em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Administração e Gestão acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas