Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Canva: editando imagens

Canva: editando imagens

Acervo de imagens - Apresentação

Boas-vindas ao curso de edição de Imagem no Canva. Meu nome é Rafael Balbi, sou editor de Design, Ilustração e Criatividade aqui na Alura.

Vou guiar você por um processo de criação de stories para o Instagram de um podcast chamado DevCafé, um podcast fictício que criamos em cursos anteriores e vai ser o propulsor da nossa criatividade nesse projeto. Vamos abrir o Canva e começar a entender o que ele oferece de recursos de imagem de forma geral no imenso banco de imagens que ele tem.

A partir disso entenderemos como buscar essas imagens, como catalogar, não só as imagens que esse banco de imagens já tem, mas também de fora, como podemos trazer uma imagem de outra parte da internet, de outro banco de imagens, por exemplo.

Veremos um pouco sobre direitos autorais para saber a sua liberdade de uso das imagens e trabalharemos com essas imagens para representar a identidade do DevCafé, para entendermos como vamos fazer uma série de fotos de "bom dia". Mostrando para o usuário do DevCafé no Instagram que todo dia tem um episódio novo lá no podcast.

Para chegar nesse resultado aprenderemos as ferramentas que o Canva oferece, primeiro para tratamento de imagem, tratamento mais amplo da imagem como um todo, a respeito de luz e cor. Inclusive, estudaremos os fundamentos da cor e da iluminação e entender como comunicar esse "bom dia".

Depois vamos entender algumas ferramentas e técnicas que vão permitir que façamos manipulação de imagem. Em que pegaremos, por exemplo, duas imagens: uma de uma mão segurando uma caneca e outra de uma paisagem. E misturar as duas, fazer uma correção de cor para que as duas passem a habitar o mesmo ambiente. Vamos entender como inserir ou retirar elementos da imagem.

Também entenderemos como inserir alguns elementos de design no nosso trabalho, por exemplo, um logo ou dar alguma solução diferente para alguma imagem.

Também vamos trabalhar com tratamento secundário da imagem, que é quando pegamos só uma porção da imagem e trabalhamos com cor e iluminação de forma independente do resto da imagem.

E vamos chegar a um resultado muito interessante em que poderemos visualizar o trabalho aplicado. Vamos usar os smart mockups, que são demonstrações de contexto de uso das imagens que vamos criar.

Espero que esse curso ajude você também a libertar sua criatividade a partir de uma plataforma tão poderosa e tão versátil quanto o Canva.

Se você é designer, acho que você vai curtir algumas facilidades que a plataforma traz em relação à edição de imagem.

Se você não é designer, você terá acesso a muitas ferramentas que te ajudarão a entender um pouco do que é esse trabalho de tratar e manipular imagens. E com fundamento, com consciência do que você está fazendo, entendendo onde você quer chegar e como utilizar cada uma dessas ferramentas.

Espero que você goste e mãos à obra.

Acervo de imagens - Overview

Vamos dar uma olhada no conteúdo desse curso, entender o que vamos produzir e como vamos produzir.

Esse curso vai partir do ponto inicial, do propulsor da nossa criatividade, que é criar stories para o Instagram de um podcast chamado DevCafé que tem um material pronto que já trabalhamos em outros cursos da Alura. Isso será o propulsor da nossa criatividade, um problema a ser resolvido.

Vamos abrir o Canva e entender como levar imagens para dentro dele. Pode ser uma imagem que nós mesmos fotografamos com nosso celular ou uma imagem que pesquisamos na internet.

Vamos entender um pouco sobre licença, quais imagens podemos utilizar e quais não podemos. Direito autoral é uma coisa importante e veremos brevemente esse assunto.

Também entenderemos como organizar toda essa matéria-prima para produção dentro do Canva, organizando em pastas e fazendo uma decupagem interessante do material que escolhermos.

Vamos entender como dar uma cara para esse material que representa esse podcast chamado DevCafé.

Vamos também conhecer os fundamentos de edição de imagem. Para entendermos onde queremos chegar e como chegar lá. Vamos entender o que é tratamento de luz e cor, o que é manipulação dos elementos gráficos, ou seja, como manipular a imagem inserindo ou tirando elementos, e entender composição, como isso tudo pode nos ajudar a nos comunicarmos com intencionalidade e consciência criando imagens para o Instagram do podcast DevCafé.

Entenderemos fundamentos de imagem. O que é uma imagem, como ela é composta, como ela é criada, através dos pixels, o que é um pixel, que informações ele guarda e como a alteração desses pixels vai ajudar a compor uma imagem maior do jeito que queremos. Então vamos entender um pouco sobre leitura de imagem.

Vamos entender como posicionar os elementos da foto, como fazer giro, proporção, enquadramento. Vamos entender um pouco sobre as regras dos terços e como ela pode nos ajudar a chegar em um resultado de comunicação inteligente.

Depois, vamos entender o que são filtros. Veremos que filtros são tratamentos pré-definidos de imagem e como cada pré-definição comunica e nos ajuda a estabelecer uma comunicação visual.

Vamos entender o que é tratamento de imagem, o que é tratamento primário, que é a edição de luminosidade e cores na imagem como um todo. E também veremos sobre tratamento secundário, que é a edição em porções selecionadas do gráfico total, trabalhando de forma localizada com as cores e a iluminação.

Vamos entender também como trabalhar com manipulação de imagens, seja inserir novos elementos, modificar elementos presentes ou a limpeza de elementos indesejados.

Veremos técnicas de design gráfico como inserir contornos ou trabalhar com logo dentro da imagem para chegarmos nos resultados que queremos. E teremos consciência no uso dessas ferramentas porque buscamos os fundamentos de cor, de luz e tudo mais.

Por fim, vamos entender o que são os smartmockups que existem no Canva e como podemos utilizar esse recurso para visualizar melhor, dentro de um contexto de uso real, qual será o resultado da nossa imagem. Vamos simular uma aplicação para vermos o contexto.

Espero que você goste desse curso e que ele te instigue a se aprofundar não somente nos fundamentos, mas também que te estimule a buscar soluções alternativas, a brincar com a criatividade a partir das ferramentas e seus usos primários. Que você dê resultados criativos para o uso dessas ferramentas tão poderosas e versáteis do Canva. Vamos começar esse curso.

Acervo de imagens - Material fotográfico

Queremos fazer tratamento de imagem, certo? Para isso precisamos de uma imagem para podermos tratar.

Quero começar mostrando um recurso muito interessante do Canva, que é uma das coisas principais que ele tem a oferecer. Que está no menu superior em "Recursos > Fotos".

Tem um banco de imagens com mais de 91 milhões de fotos. Algumas delas são gratuitas e outras são para usuários pro. Você pode fazer uma pesquisa geral só pelas imagens pro ou só pelas imagens grátis.

Com a conta grátis já teremos acesso a muitas imagens interessantes. Ainda assim, a conta pro vai ter uma base ainda maior de imagens. O banco de imagens do Canva é muito interessante por várias questões, primeiro que tem imagens de boa qualidade, fotos bem tiradas e tudo mais.

Mas também tem diversidade no fator humano, vemos pessoas diferentes daquelas que costumamos ver em outros bancos de imagens, aqui temos pessoas com corpos fora dos padrões, etnias diferentes, uma foto do pai cuidando da filha e não necessariamente a mãe cuidando da filha, temos mais possibilidades de diversidade.

Podemos buscar as imagens pelas tags ou pelo campo de pesquisa.

Vamos começar a trabalhar uma coisa importante. Já temos na Alura dois cursos feitos para Canva que abordam o projeto do podcast DevCafé, os cursos: Introdução ao Canva: criando o material gráfico para um podcast e o Canva: viabilizando soluções para artes no Instagram e Twitter.

No primeiro curso trabalhamos a atividade visual, o logo, e no segundo curso algumas aplicações para mídias sociais. Conseguimos chegar nesses resultados chegando numa ideia de identidade visual para o DevCafé.

Imagens de divulgação do podcast DevCafé criadas nos cursos anteriores

Por isso, o fio condutor desse curso será justamente o projeto de pegar algumas fotos dentro do banco de imagens do Canva - ou produzir imagens - podemos trazer imagens relacionadas a café que estejam em um lugar legal ou uma paisagem interessante como se a pessoa estivesse trabalhando de forma remota.

Quero usar uma série de imagens que transmitam a identidade visual do DevCafé e ao mesmo tempo tragam uma sensação boa de "bom dia", para lembrar que todo dia vai ter um novo episódio do DevCafé. Esse é o objetivo.

Então, vamos partir disso para escolher nossas fotos. Podemos procurar, por exemplo, por "café". Tem fotos que remetem à ideia de "bom dia", uma xícara de café em cima de uma revista, uma xícara de café em uma paisagem interessante, uma casa de campo.

Podemos clicar na imagem e ver algumas informações sobre ela, as dimensões dela em pixels, nome da pessoa que fez a imagem, se ela pertence a algum banco de imagens que está linkado ao Canva, tem a licença, que no caso dessa foto em que eu cliquei é de "uso gratuito", veremos mais sobre licença no próximo vídeo, e temos algumas possibilidades de usar no design, podemos clicar em um ícone de uma estrela para salvar a imagem no "favoritos".

Podemos também clicar nos três pontinhos para ver as outras opções que são a "notificar", que serve para informar ao Canva se tem alguma imagem inapropriada, e a opção "adicionar à pasta", você pode colocar em alguma pasta que já exista ou pode criar uma pasta nova. No caso, vou criar uma nova pasta chamada "café" e adicionar a imagem a essa pasta.

Agora podemos vir na home e encontrar essa imagem no menu lateral, à esquerda, no "Seus projetos". Aqui dentro você vai ter os favoritos e a imagem que salvamos na pasta. Vou abrir essa imagem e clicar em "Usar em um design" e vai abrir uma lista com várias possibilidades, podemos usá-la para um post no Instagram, numa capa para Facebook, num cartaz, tem diversas possibilidades de uso dessa imagem. Vou selecionar aqui o "Story do Instagram".

E ele vai abrir uma página com um template do tamanho correto a se usar em um story do Instagram. Depois veremos como mexer no tamanho da imagem, fazer recorte, mexer na luz, na sombra, vamos fazer isso tudo. Mas, por enquanto, vou fazer uma seleção de fotos interessantes dentro do tema que vimos para o nosso podcast DevCafé e no próximo vídeo vamos aprofundar a discussão a respeito de alguns pontos do banco de imagem.

Sobre o curso Canva: editando imagens

O curso Canva: editando imagens possui 146 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas