Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Modelagem 3D > Conteúdos de Modelagem 3D > Primeiras aulas do curso Blender 2.8: modelagem poligonal

Blender 2.8: modelagem poligonal

Começando os trabalhos em um ambiente 3D - Introdução

Então sejam muito bem-vindos ao nosso curso Blender 2.8 e nesse curso vamos estar vendo como desenvolver essa arma que vocês estão vendo aqui na tela, vamos partir desde princípios básicos, no capítulo e 1 capítulo 2 para quem não tem conhecimento nenhum no Blender e já a partir do capítulo 3 nós vamos avançar um pouco isso, que é também pra quem já tem esse conhecimento do Blender e quer avançar nesse nosso projeto.

Então vamos estar passando desde as ferramentas essenciais como extrude, adição de loops, vamos estar vendo também a parte dessas novas funções que o Blender nos disponibilizou de uma forma mais prática, então é muito mais rápido estarmos fazendo essas alternâncias, vamos ver suas principais ferramentas e também vamos trabalhar um pouco com o shading, além de uma forma bem passageira e também vamos fazer aqui na parte do look dev render.

Vamos ver um pouquinho também sobre curves para criar, por exemplo, esse tubo aqui da munição, até a forma criativa de pensar que é o foco do nosso curso, onde o principal objetivo vai ser a parte artística, então vamos desmistificar um pouco essa parte de focar somente nas ferramentas onde muitas vezes o resultado é uma modelagem mediana e indo mais para parte criativa e artística, fazendo com que a ferramenta trabalhe para nós e não nós em função da ferramenta.

Então espero que vocês gostem e sem mais enrolação, vamos colocar a mão na massa, ou melhor dizendo, a mão nos polígonos.

Começando os trabalhos em um ambiente 3D - Ferramentas de navegação

Então sejam muito bem vindos a nossa primeira aula oficial desse novo curso do Blender versão 2.8, lembrando que caso você já tenha feito os cursos antigos do Blender 2.79, é um ótimo curso para você estar fazendo e nós a partir do capítulo 3 estaremos desenvolvendo o projeto, então nesse capítulo 1 e capítulo 2 vamos ver as ferramentas básicas, as ferramentas de navegação, então caso você já tenha esse conhecimento você pode pular lá para o capítulo 3 e começar a desenvolver o modelo que é a nossa arma.

Caso você não tenha conhecimento nenhum, eu recomendo você fazer o curso de Blender da versão 2.79 para reforçar os princípios de o que é um polígono, todas essas informações básicas, por mais que aqui vamos repassar isso tudo também, porém de uma forma mais rápida e objetiva.

Então vocês baixaram o Blender e ele vai vir assim, essa vai ser a primeira tela que vocês vão ver quando abrirem ele e nós vamos falar um pouquinho então de algumas coisas dessa tela, nessa opção aqui Shortcuts ele vai disponibilizar as teclas de atalho desse Blender atual e do Blender antigo que era a versão 2.79, eu vou deixar tudo padrão, que eu não recomendo vocês mudarem pelo seguinte, o Blender lançou essa versão nova, então vamos ter menus, modeling, sculpting diferentes e tudo mais.

Podemos personalizar? Podemos, mas esse curso nós vamos trabalhar com ele do jeito que ele está, e nós temos a possibilidade de alterar as teclas de atalho voltando para o Blender antigo, ou deixar nesse Blender atual, nesse caso aqui eu vou deixar no Blender atual.

Esse Select With, diferente do Blender antigo, ele vinha por padrão para selecionarmos objeto clicando com botão direito, aqui ele vem por padrão para seleção de objetos clicando com o botão esquerdo, então nós vamos deixar ali também.

E esse Spacebar, antes era essa opção que era ativada quando pressionávamos espaço, ou seja, íamos para o search e poderíamos adicionar objetos e fazer outras coisas dentro do Blender e agora quando pressionamos espaço vamos tocar a animação, caso tenha alguma animação aqui, vamos ativar o play para nossa time line.

Então basicamente é isso que tem de novidade dessa pequena tela aqui, agora nós vamos vir aqui para o Blender, então depois daqui do lado vocês podem clicar fora, clicando aqui e aqui nós vamos ter New File, vamos ter alguns arquivos que queiramos criar novos, 2D animation, Sculpting, já vem pré setado, nós temos aqui o pen para abrir algum arquivo, que é o mesmo que vir aqui em File Open.

Eu vou abrir de novo o Blender porque ele saiu aquela minha tela, então deixa eu abrir ele aqui e aqui nós temos o Recover Last Section, ou seja, então caso queiramos abrir o último arquivo que foi editado dentro do Blender podemos clicar aqui e aqui os arquivos recentes, caso vocês não tenham nenhum, tudo bem, porque vocês estão com a versão nova, então não foi trabalhado ainda, mas aqui são os arquivos recentes que foram desenvolvidos, aqui alguns links de sites e desenvolvimento da [FOLDER].

Então é o seguinte, feito isso eu vou clicar aqui no meu canvas, isso aqui chamamos de canvas ou viewport, todo esse espaço que vamos trabalhar aqui, e vamos ver as ferramentas de navegação básica, que a Rotate, Pam e Zoom, ou seja, para podermos ter esse controle de navegação dentro do Blender como eu estou fazendo aqui, de poder movimentar meu plano, dar um zoom e rotate, porém antes de falarmos mais aqui dessas ferramentas que estão dentro do Blender, nós já vamos abrir nosso arquivo disponibilizado para download.

Vou clicar para abrir, File Open, e vou dar um Discard Changes, ou seja, não quero salvar esses arquivos e vou selecionar a pasta onde está esse arquivo, vocês podem vir em desktop, documents, para poder adicionar esse arquivo disponibilizado, vou selecionar ele e vou dar um Open Blender File.

Então nós temos aqui a nossa arma, vocês vão ter essa mesma cena que eu estou tendo aqui, que é a modelagem final do nosso curso, vamos estar modelando. E nesse curso vamos ser bem rápido e objetivo, então nós temos a interface do Blender aqui, então nós temos, menu, file, edit, render, window, nós temos a opções, Sculpting, vou clicar aqui em Sculpting, temos o UV Editing, parte de pintar textura, shading que vamos ver lá no final que é o nosso look dev, animação.

Então vocês vão clicando, temos a animação, rendering, composição e scripting, nós vamos nos atentar no modeling e na parte do shading, vamos ver um pouquinho só do shading que o objeto é só modelagem, mas para compor melhor a nossa cena e esse menu aqui Shading e Rendering, temos aqui também clicando nessas bolinhas nós temos o look dev e temos aqui a parte de render.

Então conseguimos ver ele aqui, então vamos alternar bastante entre esse nosso modo sólido, look dev e render, e nós temos aqui também a parte de wireframe, então basicamente vamos trabalhar com essas 4 opções.

Agora sim, apenas para informações, aqui nós temos as nossas ferramentas aonde nós vamos ver extrude, Bevel que facilitou bastante essas ferramentas aqui, nós temos aqui onde ficam os arquivos, fica aqui agora os nossos arquivos, tudo que criarmos vai ficar aqui, câmera e tudo mais, aqui as configurações, menus de renderização e luz que vamos estar vendo um pouco adiante também, temos tool aqui e as opções de view tool e transform ficaram aqui nessa região.

Estou passando isso geral para que caso você já tenha conhecimento no Blender antigo mudou algumas posições, e caso você não tenha nenhum conhecimento em Blender vai acompanhando, e agora sim, após termos visto esse overall bem rápido e sucinto, nós vamos trabalhar aqui com nosso Orbit ou pode ser Rotate que é clicando com botão do meio do mouse, eu jogo para o lado esquerdo e lado direito, conseguimos ver vários ângulos do nosso modelo.

Uma coisa que não está ativo aqui que precisamos ativar nesse caso aqui é o nosso Grid vocês viram que sumiu? Então eu vou clicar nessa opção, vou clicar e vou ativar a opção Floor X Y, vocês podem ver que agora nós temos o nosso Grid, então agora nós temos essa opção também.

Feito isso, nós temos aqui com o botão do meio do mouse temos o Orbit, podemos ver a parte de trás do meu modelo, a parte de cima, de baixo e da frente, nós temos aqui o Pam que é clicando as telas de conjunto “Shift + Botão do meio do mouse” e eu consigo jogar esse espaço mais para direita, mas para esquerda, mais para baixo, mais para cima e nós temos o Zoom clicando com o “Ctrl + Botão do meio mouse”.

Então como vocês podem ver, as 3 principais ferramentas de navegação são com o botão do meio do mouse, um é livre, um é com Shift e agora o zoom é com Ctrl, então “ Ctrl + Botão do meio do mouse” eu consigo dar um zoom em uma região que eu quero, então combinando essas 3 ferramentas, por exemplo, dei um zoom aqui em baixo mas eu quero ver a lâmpada, o que vamos fazer? Agora usamos o Pam que é clicando com “Shift + Botão do meio do mouse”.

Agora vou jogar ela lá para cima, “Daniel, mas agora eu quero ver ela lá atrás”, eu só uso botão do meio do mouse, venho e giro e jogo ela aqui para traz, então essas 3 ferramentas são as ferramentas mais importantes de navegação, quero que vocês treinem bastante isso e nos vemos na próxima aula com continuidade, então vamos indo com calma, ao mesmo tempo que vamos vendo isso de uma forma rápida, estamos vendo poucas ferramentas, até para vocês poderem se adaptar.

Começando os trabalhos em um ambiente 3D - Navegando entre viewports

E vamos falar um pouco sobre as viewports do Blender, por mais que nesse projeto vamos trabalhar com as câmeras, mas não vamos estar trabalhando nas viewports, porém é bem importante saber, nós temos duas formas de ver vários ângulos da nossa modelagem, uma delas é dando “Ctrl + Alt + Q”, eu vou mudar aqui para o nosso modo de look dev e nós temos essa opção de “Ctrl + Alt + Q”, que é o nosso quad view.

Então conseguimos ter uma vista de cima, ortogonal, “Daniel, como assim ortogonal?”, só temos dois eixos nessas viewports, então aqui na região de baixo nós temos o y e o x, e aqui nós temos o z e o x, que é a profundidade e a largura e aqui na parte de baixo temos a altura e a largura, nós temos essa opção, então mexemos no nosso modelo e temos a opção de ver os outros lados, então qualquer coisa que eu fizer aqui vai mexer nessas regiões também.

Porém nós temos uma limitação que eu não consigo movimentar essas minhas janelas, ou seja, eu tenho exatamente essas proporções, quando eu pressiono “Ctrl + Alt + Q” de novo, eu acabo fechando essa região, voltando aqui para minha janela principal.

Uma outra forma de criar viewports é dividindo o nosso cenário, já vamos ver depois um pouco sobre a inicialização básica do Blender, nós temos duas formas de criar uma divisão aqui, para termos um viewport aqui e uma aqui, posicionando aqui o mouse nessa região vai aparecer uma cruz, eu clico e jogo para baixo, eu posso dividir a minha cena e eu posso também clicar com botão direito e dar um split, quando eu dou um split ele vai me dizer para onde eu quero criar.

Ele criou mais uma viewport, eu posso jogar isso para o meu lado esquerdo também para dividir, então temos várias câmeras aqui, várias viewports e podemos trabalhar no seu tamanho, quero deixar meu modelo aqui nessa visão de trás, deixa eu dar o zoom e deixar ele assim, e nessa eu vou modelar ele assim e nessa aqui eu vou deixar ele assim, então vai muito do gosto dependendo do projeto, para fecharmos podemos clicar aqui com botão direito de novo e vou dar um Join Area.

Quando eu clicar em Join Área vai aparecer essa seta, para onde eu colocar a seta significa que aquela janela vai ser fechada, então eu vou clicar, fechei aquela janela, vou ir aqui embaixo, clicar com o botão direito, Join Area e vou fechar aqui em cima também e assim eu vou fechando, clico com o botão direito, Join Area e fecho onde eu quero, então se eu clicar aqui de novo e jogar para minha esquerda eu vou dividir ela no meio, se eu jogar ela pra baixo eu vou jogar para baixo.

Podemos fechar também dessa maneira se eu clicar e manter pressionado e jogar para baixo eu vou dividir como tínhamos dito, porém também temos como fechar isso, clicando com o botão direito aqui no nosso Join Area, entre a janela que eu quero fechar, então se eu clico aqui em cima não tem para onde eu fechar, mas se eu clicar aqui eu posso fechar tanto a de cima quanto a de baixo.

Então vou dar um Join Area aqui, fecho, temos essas quatros e eu vou clicar com botão direito aqui Join Area e vou fechar, então vou arrumando essa região, eu também posso clicar de uma forma mais rápida, clicar ali e manter pressionado meu mouse e eu vou conseguir fechar sem precisar clicar com o botão direito, simplesmente clico com o botão esquerdo, então dessa forma gerenciamos as viewports, às vezes vamos ter um projeto nós precisamos termos um Model Cheat.

E nesse caso aqui vamos modelar a partir de um concert que é um pouco mais difícil de interpretar, porém quando pegamos essas habilidades nos tornamos um profissional muito mais rápido. Então é isso, isso foi sobre as viewports, então na próxima aula vamos estar vendo como movimentar os nossos objetos, como escalonar eles também e como trabalhar com rotate, apenas para termos mais informações para quando começarmos a desenvolver esse projeto já sabermos esses comandos básicos.

Sobre o curso Blender 2.8: modelagem poligonal

O curso Blender 2.8: modelagem poligonal possui 446 minutos de vídeos, em um total de 71 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Modelagem 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Modelagem 3D acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas