Reuniões online para vendas: como elas podem ser mais produtivas?
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Com uma boa preparação, você pode vender qualquer ideia, produto ou serviço em reuniões online.
Você não precisa estar no mesmo local físico para fazer uma boa apresentação de vendas e convencer qualquer pessoa a adquirir seu produto ou serviço. Na verdade, as reuniões online com clientes em potencial podem ser importantes para apresentar sua oferta e evoluir as negociações antes de encontros presenciais para assinar algum contrato.
Ainda mais no momento atual, em que mais pessoas estão trabalhando em home office, conduzir boas reuniões online é uma habilidade importante. Com preparação e organização, você pode tornar esses encontros ainda mais produtivos e fazer com que eles ajudem sua empresa a fechar mais negócios.
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1. Faça a lição de casa antes da reunião
O primeiro segredo para ter reuniões de vendas mais produtivas é marcar horário apenas com pessoas que tenham probabilidade de comprar seu produto ou serviço.
Estude a persona do cliente para identificar quando um contato tem fit ou está pronto para uma reunião de vendas.
Caso você identifique uma oportunidade, pesquise bastante as informações mais importantes sobre o contato antes da reunião. Por exemplo, acessar o site e as redes sociais da empresa (principalmente o LinkedIn) pode trazer dados importantes. Assim, você consegue adaptar seus argumentos de venda de acordo com as necessidades desse contato.
2. Comece a reunião online com o "pé direito"
Assim que seu contato atender à ligação ou videochamada, você pode começar, de maneira simples, a se apresentar e explicar (ou recapitular) o motivo da reunião. O mais importante é falar com firmeza, sem gaguejar ou fazer muitos "rodeios", transmitindo segurança para quem está do outro lado da linha.
Depois disso, um pouco de bom humor e uma conversa rápida sobre amenidades ou questões gerais do mercado podem ajudar a "quebrar o gelo" e começar bem a reunião. Uma boa ideia é fazer um gancho com essa conversa inicial, para introduzir sua apresentação de vendas.
3. Prepare sua apresentação com antecedência
Além de preparar o apoio visual da apresentação — em *slides, documentos ou outro material — você também precisa saber exatamente o que falar**. Escreva em tópicos ou frases quais assuntos você necessita abordar. Se possível, revise essas anotações e pratique suas falas antes da reunião.
Assim, você consegue se programar para dizer tudo que precisa, passando de um tópico a outro de forma natural e dedicando o tempo necessário para cada um, sem tornar a reunião longa demais.
4. Escutar também é importante
Mesmo quando você está apresentando, é importante reservar um tempo e ter paciência para ouvir o que os outros participantes têm a dizer.
Faça perguntas interessantes, em meio às falas, para que as outras pessoas também exponham suas ideias sobre os assuntos abordados na reunião. Assim, você pode aproveitar o que essas pessoas disseram para embasar seus argumentos, algo como: “"Isso que você disse tem tudo a ver com o nosso próximo slide" ou “Você disse que a sua empresa tem problema X. É interessante, pois a nossa solução resolve isso de forma Y*”.
Por fim, é importante manter contato com clientes em potencial após a videochamada ou ligação. Mande um e-mail para a pessoa logo após a reunião, agradecendo-o pela presença e se colocando à disposição para tirar dúvidas. Você também pode aproveitar para mandar os materiais de apoio ou divulgação que utilizou durante esse encontro online.
Além disso, também é de bom tom sugerir os próximos passos das negociações, pois assim é mais garantido que o seu contato não vai "esfriar" e a reunião terá algum resultado futuro.
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