Identidade visual: entenda o que é, qual a sua importância e como construir uma

Identidade visual: entenda o que é, qual a sua importância e como construir uma
Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

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Uma identidade visual é muito mais do que apenas um logotipo bonito: ela é a materialização de uma marca, o conjunto de elementos gráficos que a torna única e memorável para o público.

Nesse artigo vamos passar pelos tópicos mais importantes para você entender exatamente o que é uma identidade e como prepará-la:

  1. As diferenças entre identidade visual, marca e branding;
  2. A importância de uma identidade visual para uma marca;
  3. O papel de um logo, assim como o das cores, da tipografia e das formas;
  4. Como criar uma identidade visual; e
  5. Quais são os softwares de design mais usados na criação de uma identidade visual.

Vamos lá?

O que é identidade visual?

Em essência, a identidade visual é a linguagem visual que comunica quem a marca é, o que ela representa e como deseja ser percebida.

Assim, é por meio dela que os conceitos que definem uma marca ganham vida.

Noções e valores abstratos que conferem a personalidade de uma marca são traduzidos em cores, tipografia e outros elementos.

Página inicial da Alura, Cursos de Tecnologia.

A marca da Alura toma forma mediante o uso de cores, tipografia e outros elementos. É isso que vemos na página inicial da plataforma, por exemplo.

Banner promocional da Semana Carreira Tech, organizada pela Alura e FIAP. Texto: 'Descubra como graduações tech estão transformando o futuro. Cinco lives gratuitas para você mergulhar nas áreas mais transformadoras da atualidade, desde o que se estuda nas graduações até a prática do mercado. Garanta sua vaga de 01 a 05 de julho.' Imagem de profissionais usando equipamentos tecnológicos avançados, como óculos de realidade aumentada. Botão destacado com a chamada 'Garanta sua vaga'. Logotipos da Alura e FIAP no canto superior direito.

Quais são as diferenças entre identidade visual, marca e branding

Enquanto a identidade visual é a representação tangível da natureza de uma marca, a “marca” é a soma das percepções e sentimentos que o público tem em relação a ela.

Portanto, a marca necessariamente precede a identidade visual - já que não podem haver elementos visuais se não existirem os conceitos a serem representados.

O branding, por sua vez, é o processo estratégico de construção dessa imagem de marca na mente do consumidor.

Lista dos valores da Alura: Diversidade, Desenvolvimento, Colaboração, Dedicação e Encantar.

Antes de mais nada, uma marca precisa definir para si mesma quem ela é. No caso da Alura, temos a missão de transformar a vida pessoal e profissional das pessoas através da educação e da tecnologia.

Para chegar nesse objetivo, nossas ações diárias e projetos são guiados por esses valores, que são considerados por todo mundo que trabalha com a gente.

Qual é a importância de uma identidade visual para uma marca

É a identidade visual que cria consistência em todas as interações da marca com o público.

Materiais de comunicação, como imagens e vídeos, impregnados com o estilo próprio da identidade, são mais facilmente reconhecidos.

Uma identidade visual bem elaborada também facilita a diferenciação em um mercado saturado, destacando-se a concorrência.

Posters de propagandas da FIAP, com foco em sua identidade visual.

Note como todas as publicações do Instagram da Fiap seguem um mesmo padrão gráfico.

Qual é o papel de um logo, assim como o das cores, da tipografia e das formas

O logo (ou logotipo) é o ponto central da identidade visual, sendo o símbolo único mais fundamental de uma marca. Mas sua eficácia depende de outros elementos como cores, tipografia e formas.

As cores, por exemplo, evocam emoções e associam significados, enquanto a tipografia transmite personalidade e estilo. As formas complementam, criando uma linguagem visual coesa.

Posters de propagandas do Mcdonald's.

Alguns logos são tão conhecidos que já nos trazem quase que imediatamente à identidade de uma marca, como o do McDonald 's.

De qualquer maneira, a identidade visual dessa marca vai além destes símbolos, como podemos ver nas imagens acima.

Como criar uma identidade visual

Criar uma identidade visual envolve um processo estruturado de pesquisa, conceituação e design. É imprescindível entender a personalidade da marca, seu público-alvo e posicionamento no mercado.

A partir daí, os elementos visuais são desenvolvidos de forma a transmitir esses valores de maneira clara e consistente.

Deste modo, é indispensável que a pessoa que vá construir uma marca tenha conhecimentos sólidos de cores, tipografia e composição visual, a fim de tomar decisões criativas baseadas em princípios que façam sentido: as decisões não podem ser aleatórias, elas precisam ter uma boa base teórica.

Na formação Fundamentos do Design Visual mergulhamos de cabeça nos principais conceitos e ferramentas para criar projetos de qualidade profissional, entendendo na teoria e na prática como manipular cores, tipografia, grids e composição.

Quais são os softwares de design mais usados na criação de uma identidade visual

Na prática, softwares de design como os da suíte Adobe, o Photoshop, o Illustrator e o InDesign são amplamente utilizados devido à sua versatilidade e recursos avançados.

Com eles, é possível preparar desde os elementos primários da identidade — como logo e grafismos — até todo o enxoval de comunicação e marketing mais complexos, como banners, cartazes e ilustrações.

É exatamente isso que fazemos na formação Identidade Visual: construímos do zero, de ponta a ponta, a identidade visual de uma marca, começando pelo logo e indo até a última entrega: o manual de identidade visual.

Imagem de parte do manual de identidade visual da Alura, apresentando, entre outras orientações, o que pode e o que não se pode fazer com o logotipo da empresa.

O manual de identidade visual da Alura traz, entre outras orientações, o que pode e o que não se pode fazer com o logotipo.

Escolher os elementos visuais certos requer considerar diversos fatores, incluindo contexto cultural, psicologia das cores e tendências de design.

É importante buscar elementos que não apenas representem a marca de forma precisa, mas que também sejam relevantes e atrativos para o público-alvo.

Concluindo, a identidade visual é uma parte vital para qualquer marca. Ela diferencia e fortalece a marca e também estabelece uma conexão emocional duradoura com o público.

Investir na construção e manutenção de uma identidade visual sólida é determinante para o sucesso a longo prazo no mercado competitivo de hoje.

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

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