Identidade visual: entenda o que é, qual a sua importância e como construir uma
![Identidade visual: entenda o que é, qual a sua importância e como construir uma](assets/identidade-visual/identidade-visual.jpg)
Uma identidade visual é muito mais do que apenas um logotipo bonito: ela é a materialização de uma marca, o conjunto de elementos gráficos que a torna única e memorável para o público.
Nesse artigo vamos passar pelos tópicos mais importantes para você entender exatamente o que é uma identidade e como prepará-la:
- As diferenças entre identidade visual, marca e branding;
- A importância de uma identidade visual para uma marca;
- O papel de um logo, assim como o das cores, da tipografia e das formas;
- Como criar uma identidade visual; e
- Quais são os softwares de design mais usados na criação de uma identidade visual.
Vamos lá?
O que é identidade visual?
Em essência, a identidade visual é a linguagem visual que comunica quem a marca é, o que ela representa e como deseja ser percebida.
Assim, é por meio dela que os conceitos que definem uma marca ganham vida.
Noções e valores abstratos que conferem a personalidade de uma marca são traduzidos em cores, tipografia e outros elementos.
![Página inicial da Alura, Cursos de Tecnologia.](assets/identidade-visual/cursos-tecnologia.jpg)
A marca da Alura toma forma mediante o uso de cores, tipografia e outros elementos. É isso que vemos na página inicial da plataforma, por exemplo.
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Quais são as diferenças entre identidade visual, marca e branding
Enquanto a identidade visual é a representação tangível da natureza de uma marca, a “marca” é a soma das percepções e sentimentos que o público tem em relação a ela.
Portanto, a marca necessariamente precede a identidade visual - já que não podem haver elementos visuais se não existirem os conceitos a serem representados.
O branding, por sua vez, é o processo estratégico de construção dessa imagem de marca na mente do consumidor.
![Lista dos valores da Alura: Diversidade, Desenvolvimento, Colaboração, Dedicação e Encantar.](assets/identidade-visual/missao-alura.jpg)
Antes de mais nada, uma marca precisa definir para si mesma quem ela é. No caso da Alura, temos a missão de transformar a vida pessoal e profissional das pessoas através da educação e da tecnologia.
Para chegar nesse objetivo, nossas ações diárias e projetos são guiados por esses valores, que são considerados por todo mundo que trabalha com a gente.
Qual é a importância de uma identidade visual para uma marca
É a identidade visual que cria consistência em todas as interações da marca com o público.
Materiais de comunicação, como imagens e vídeos, impregnados com o estilo próprio da identidade, são mais facilmente reconhecidos.
Uma identidade visual bem elaborada também facilita a diferenciação em um mercado saturado, destacando-se a concorrência.
![Posters de propagandas da FIAP, com foco em sua identidade visual.](assets/identidade-visual/identidade-visual-fiap.jpg)
Note como todas as publicações do Instagram da Fiap seguem um mesmo padrão gráfico.
Qual é o papel de um logo, assim como o das cores, da tipografia e das formas
O logo (ou logotipo) é o ponto central da identidade visual, sendo o símbolo único mais fundamental de uma marca. Mas sua eficácia depende de outros elementos como cores, tipografia e formas.
As cores, por exemplo, evocam emoções e associam significados, enquanto a tipografia transmite personalidade e estilo. As formas complementam, criando uma linguagem visual coesa.
![Posters de propagandas do Mcdonald's.](assets/identidade-visual/mcdonalds.jpg)
Alguns logos são tão conhecidos que já nos trazem quase que imediatamente à identidade de uma marca, como o do McDonald 's.
De qualquer maneira, a identidade visual dessa marca vai além destes símbolos, como podemos ver nas imagens acima.
Como criar uma identidade visual
Criar uma identidade visual envolve um processo estruturado de pesquisa, conceituação e design. É imprescindível entender a personalidade da marca, seu público-alvo e posicionamento no mercado.
A partir daí, os elementos visuais são desenvolvidos de forma a transmitir esses valores de maneira clara e consistente.
Deste modo, é indispensável que a pessoa que vá construir uma marca tenha conhecimentos sólidos de cores, tipografia e composição visual, a fim de tomar decisões criativas baseadas em princípios que façam sentido: as decisões não podem ser aleatórias, elas precisam ter uma boa base teórica.
Na formação Fundamentos do Design Visual mergulhamos de cabeça nos principais conceitos e ferramentas para criar projetos de qualidade profissional, entendendo na teoria e na prática como manipular cores, tipografia, grids e composição.
Quais são os softwares de design mais usados na criação de uma identidade visual
Na prática, softwares de design como os da suíte Adobe, o Photoshop, o Illustrator e o InDesign são amplamente utilizados devido à sua versatilidade e recursos avançados.
Com eles, é possível preparar desde os elementos primários da identidade — como logo e grafismos — até todo o enxoval de comunicação e marketing mais complexos, como banners, cartazes e ilustrações.
É exatamente isso que fazemos na formação Identidade Visual: construímos do zero, de ponta a ponta, a identidade visual de uma marca, começando pelo logo e indo até a última entrega: o manual de identidade visual.
![Imagem de parte do manual de identidade visual da Alura, apresentando, entre outras orientações, o que pode e o que não se pode fazer com o logotipo da empresa.](assets/identidade-visual/identidade-visual-alura.jpg)
O manual de identidade visual da Alura traz, entre outras orientações, o que pode e o que não se pode fazer com o logotipo.
Escolher os elementos visuais certos requer considerar diversos fatores, incluindo contexto cultural, psicologia das cores e tendências de design.
É importante buscar elementos que não apenas representem a marca de forma precisa, mas que também sejam relevantes e atrativos para o público-alvo.
Concluindo, a identidade visual é uma parte vital para qualquer marca. Ela diferencia e fortalece a marca e também estabelece uma conexão emocional duradoura com o público.
Investir na construção e manutenção de uma identidade visual sólida é determinante para o sucesso a longo prazo no mercado competitivo de hoje.