Design Systems: exemplos práticos

Natan Souza
Natan Souza

Compartilhe

Design System é uma coleção de componentes reutilizáveis, padronizados para determinado produto, site ou sistema web. Diferente de um style guide (guia de estilos), um design system vai além: o design system unifica a linguagem de um determinado produto.

Encare o design system não como um projeto, mas como um produto interno da empresa, que precisa de pessoas que o atualizem enquanto desenvolvem soluções novas, novos componentes, novos guias de estilo. De botões arredondados e snippets de códigos a concepções de aplicação de marca, tom de voz de texto e o microcopy.

Exemplos de Design Systems

Como a definição de design system ainda é viva, o ideal é enxergar exemplos conhecidos na comunidade, que possuem seu sistema publicado:

Stack Overflow

O Stack Overflow possui um Design System com padrões que vão de classes CSS, uso de marca e até mesmo e-mail marketing. Muito completo e é um exemplo bastante conhecido na comunidade de UX e design:

https://stackoverflow.design/

Design System Spectrum da Stack Overflow

Adobe Spectrum

Na seção sobre cores do Design System da Adobe ela se preocupa com o modo noturno da aplicação.

https://spectrum.adobe.com/

Design System Spectrum da Adobe

Claro Mondrian

Exemplo brasileiro, a Claro também fez seu próprio Design System, inclusive com bibliotecas em React de componentes específicos que eles criaram e usam:

https://mondrian.claro.com.br

Design System Mondrian da Claro

Podcast Design System

E para saber mais, gravamos um podcast focado no assunto que pode te ajudar nos primeiros passos:

Referências Design System

Natan Souza
Natan Souza

Atualmente projeto, ensino e lidero Product Design na Alura Cursos Online de Tecnologia.UX Designer e desenvolvedor front-end com um histórico de quatro anos em ensinar.Desenvolvimento de interfaces web e sua implementação front-end, desde o HTML/CSS, projetando protótipos de alta fidelidade e testes com usuários.

Veja outros artigos sobre UX & Design