Desenvolvimento de Apps Mobile: por onde começar?

Desenvolvimento de Apps Mobile: por onde começar?
Jeniffer Bittencourt
Jeniffer Bittencourt

Compartilhe

Que os dispositivos mobile estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia, você já sabe, mas já parou pra pensar quais tecnologias estão por trás de aplicativos famosos de comunicação, transporte e entrega, por exemplo?

Nesse artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essas tecnologias que fazem parte do universo mobile e descobrir por onde começar a desenvolver seus próprios aplicativos e também:

  • Breve histórico dos smartphones;
  • A diferença entre Híbrido x Nativo;
  • Android;
  • iOS;
  • React Native;
  • Flutter.

Histórico de dispositivos móveis

Os smartphones começaram a ficar mais conhecidos depois do surgimento do primeiro Iphone em 2007. Logo no ano seguinte, veio o Android, lançando versões mais competitivas e popularizando a utilização dos aparelhos.

Atualmente, o Brasil está entre os cinco países com maior número de pessoas usuárias de smartphone (pesquisa anual da Newzoo de 2020) e, com tantas opções de aplicativos para facilitar nosso dia a dia, não é nada surpreendente que o mercado mobile esteja em constante avanço.

Diante disso, você pode ter muitas perguntas. O que é nativo? O que é híbrido? Onde posso começar a escrever meu código e transformar uma ideia em aplicativo?

Primeiramente, quem quer desenvolver aplicativos para iOS e Android vai encontrar várias possibilidades, seja com desenvolvimento híbrido ou nativo. Existem várias tecnologias que vão ajudar nesse processo de criação de apps e vamos conhecer um pouquinho mais sobre algumas delas.

Gif do personagem Bob Esponja com um bloco de papel e um lápis na mão prestando atenção e fazendo anotações.

Nativo x Híbrido

Que no universo mobile existem várias possibilidades a gente já falou, mas a pergunta que geralmente vem antes de chegar nas tecnologias em si é: desenvolvimento nativo ou híbrido, qual é melhor?

Primeiramente, dizer qual o melhor sem ter um contexto é uma tarefa bem difícil, pois ambos têm suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas de acordo com as necessidades de desenvolvimento. Beleza, mas o que é esse tal de híbrido e de nativo?

Desenvolvimento nativo

O desenvolvimento nativo é aquele em que desenvolvemos para um sistema operacional específico, seja Android ou iOS. Uma das vantagens de optar pelo desenvolvimento nativo é que, por ter um desenvolvimento específico, ele se torna mais rápido e pode oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Porém, essa característica de desenvolvimento exclusivo acaba se tornando uma desvantagem quando precisamos desenvolver um mesmo aplicativo para os dois sistemas operacionais.

Desenvolvimento híbrido

Já no desenvolvimento híbrido, conseguimos criar um mesmo aplicativo que poderá ser executado tanto no sistema operacional Android quanto no iOS, trazendo assim uma otimização maior durante o desenvolvimento. Porém, podem existir algumas desvantagens em utilizar o desenvolvimento híbrido, por exemplo, ter mais dificuldades em aplicar alguma interação mais complexa e específica de uma plataforma.

Tecnologias presentes em desenvolvimento mobile

Os aplicativos nativos são desenvolvidos com as linguagens próprias para Android e iOS. Já nos aplicativos híbridos, as principais tecnologias são o React Native e o Flutter, e vamos ver sobre elas um pouco melhor mais a frente.

No episódio do Hipsters Ponto Tech sobre Ecossistemas Mobile, você pode conhecer um pouco melhor sobre a aplicação de soluções híbridas ou nativas, vale a pena conferir.

Agora que vimos um pouco sobre as diferenças entre desenvolvimento nativo e híbrido, e também sobre as tecnologias usadas em desenvolvimento mobile, é importante conhecer os dois principais sistemas operacionais utilizados nos celulares: Android e iOS.

Android

Android é o sistema operacional do Google e no desenvolvimento de aplicativos nativos, utilizamos as linguagens Java e Kotlin com a IDE Android Studio, que traz funcionalidades e recursos para facilitar o desenvolvimento de aplicativos.

Para aprender a desenvolver aplicativos nativos para Android, temos na Alura a Formação Android utilizando o Java e os cursos de Android com Kotlin. E nesse vídeo do Hipsters Ponto Tube sobre Desenvolvimento Android, você pode conhecer mais sobre esse assunto.

iOS

Já o iOS é o sistema operacional da Apple e as principais linguagens utilizadas para desenvolvimento nativo são Objective-C e Swift, sendo esta última uma linguagem mais limpa e mais moderna, por isso, tem sido bastante utilizada. Para desenvolver em Swift, é preciso ter um Mac com Xcode, que é a IDE da Apple, instalado.

Na Alura, temos vários cursos de Swift para quem quer mergulhar nesse universo de desenvolvimento nativo para iOS. E, nesse episódio do Hipsters Ponto Tech sobre Desenvolvimento iOS com Swift, você pode conhecer mais sobre essa linguagem e um pouco mais sobre como é desenvolver para iOS.

Resumindo, para desenvolvimento nativo Android usamos Java e Kotlin, e para iOS, podemos usar Objective-C e Swift. Mas e para desenvolvimento híbrido? É o que veremos a seguir com React Native e Flutter.

React Native

React Native é um framework para desenvolvimento de aplicativos mobile multiplataforma criado pelo Facebook baseado no React, que é um framework JavaScript para desenvolvimento web. Com ele, é possível desenvolver aplicativos tanto para Android quanto para iOS com um mesmo código JavaScript.

Além dos cursos de React Native da plataforma, no episódio React Native do Hipsters Ponto Tech você pode conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e suas possibilidades de aplicação.

E quem conhece um pouquinho de React pode ver aqui nesse Alura+ as Diferenças entre React e React Native.

Flutter

Flutter é um framework criado pela Google para desenvolver aplicativos mobile multiplataforma e que utiliza a linguagem Dart. Assim como o React Native, com o Flutter é possível desenvolver para Android e iOS com um único código base.

Na Alura, temos vários cursos de Flutter pra quem quer mergulhar nessa tecnologia e, nesse Alura+ sobre O que é Flutter?, você pode conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia.

No episódio do podcast Hipsters Ponto Tech React Native vs Flutter, você vai conhecer um pouco sobre a aplicação dessas duas tecnologias híbridas, suas vantagens, desvantagens e saber a opinião de pessoas que trabalham com elas no dia a dia.

Conclusão

Nesse artigo, vimos que não existe uma tecnologia melhor do que a outra e que a escolha vai depender das necessidades do aplicativo mobile que precisa ser desenvolvido.

Aprendemos também a diferença entre desenvolvimento híbrido e nativo, conhecemos algumas vantagens e desvantagens e as tecnologias utilizadas em cada um.

E, por fim, vimos um pouco mais sobre as principais tecnologias de desenvolvimento mobile e suas aplicações, além de vários conteúdos complementares para conhecer mais sobre elas.

No mapa mental abaixo estão resumidas todas as informações sobre desenvolvimento mobile que vimos nesse artigo, e você pode utilizar quando precisar fazer uma consulta mais rápida:

Mapa mental que representa o esquema de desenvolvimento Mobile. Há um quadrado em cor laranja que está ligado, por uma linha, a dois quadrados: um quadrado em que se lê “Nativo” e outro em que se lê “Híbrido”. No quadrado do desenvolvimento Nativo há os sistemas operacionais, Android e iOS, e a linguagem utilizada em cada um: Java e Kotlin no Android e Objective-C e Swift no iOS. No quadrado de desenvolvimento híbrido, pode-se ver os dois frameworks, que são React Native e Flutter, e suas respectivas linguagens, as quais são Javascript e Dart.

Curtiu conhecer mais sobre o universo mobile e quer aprender a desenvolver seus primeiros aplicativos? Então confira aqui todos os cursos de mobile da Alura.

E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com as amigas e amigos que podem gostar também e marca a gente lá nas redes sociais.

Até a próxima! =D

Jeniffer Bittencourt
Jeniffer Bittencourt

Oi pessoal! Eu sou a Jeniffer, tenho 29 anos, faço parte do Scuba Team e compartilho alguns conteúdos sobre transição de carreira e tecnologia no instagram e dev.to (@jeniblo_dev). Estou aqui para ajudar a solucionar as dúvidas que forem aparecendo durante os cursos. Bons estudos! =D

Veja outros artigos sobre Mobile