O que é uma IDE?

Guilherme Lima
Guilherme Lima

Compartilhe

Imagem com fundo roxo, com linhas formando figuras geométricas. Ao centro, está escrito em branco: IDE - Integrated Development Environment.

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE do inglês Integrated Development Environment), é uma ferramenta de desenvolvimento para editar o código, acessar um terminal, executar um script , debugar e compilar usando um único ambiente.

Página de edição de código.

Um IDE é um programa repleto de funcionalidades que podem ser usadas por muitos aspectos no desenvolvimento de software, que inclui ferramentas de preenchimento de código, plugins, e muitos outros recursos para facilitar o processo de desenvolvimento de software. Porém, atualmente existem diversas IDEs disponíveis no mercado, algumas desenvolvidas para linguagens de programação específicas, outros editores de código que se comportam como IDE. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso.

Vê-se uma imagem com desenho de diferentes pessoas dizendo que preferem utilizar o VSCode, outra que prefere o VIM, outra que prefere o NANO outra o INtelliJ e outra o Visual Studio.

História

Antes dos IDEs, os programadores escreviam seus programas em editores de texto. Isso envolvia escrever e salvar um aplicativo no editor de texto antes de executar o compilador, anotar quaisquer mensagens de erro e, em seguida, voltar ao editor de texto para revisar seu código e isso levava muito tempo.

Vê-se uma imagem de um sapo escrevendo com ênfase numa máquina de escrever.

Em 1983 a empresa dinamarquesa Borland lançou um editor de código e compilador de linguagem de programação Pascal chamado Turbo Pascal.

O desenvolvimento do compilador Turbo Pascal, pela Borland, teve uma grande importância no sucesso da linguagem Pascal, já que não era apenas um simples compilador, mas um ambiente de desenvolvimento onde se podia construir e depurar o código, o que foi uma novidade para a época.

O Turbo Pascal lançou a ideia de um ambiente de desenvolvimento integrado, mas muitos acreditam que o Visual Basic (VB) da Microsoft, lançado em 1991, foi na verdade o primeiro IDE real da história.

Editor de código e IDE

Os editores de código podem ser editores de texto simples, como Notepad++ ou VIM, por exemplo, mas que não aprimoram o processo de edição de código. Porém, existem alguns editores de código com diversas funcionalidades integradas, plugins e terminais acoplados que facilitam muito o desenvolvimento. Como exemplo podemos citar o Atom, o Sublime Text, e o famoso Visual Studio Code. Mas qual a diferença entre um editor de código e uma IDE?

Editores de código são editores de texto com poderosos recursos integrados e funcionalidades especializadas para simplificar e acelerar o processo de edição de código.

Já um IDE, por outro lado, é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software projetadas para tornar a codificação mais fácil. Em outras palavras, um IDE possui um editor de código, um depurador, compilador e outros recursos importantes, tudo em uma única ferramenta.

Existem diferentes tipos de IDEs, alguns de grandes organizações dos quais você provavelmente já ouviu falar, como Visual Studio da Microsoft, Xcode da Apple, e o Android Studio da Google. Os IDEs populares são Eclipse, IntelliJ IDEA, NetBeans, PyCharm, entre outros.

Neste link, você encontra uma lista de outras IDEs relacionadas com suas respectivas linguagens.

IDE e editor de código mais utilizados

Segundo o Stack Overflow, os ambientes de desenvolvimento mais utilizados por aqueles de desenvolvem são Visual Studio Code, Visual Studio e IntelliJ.

Vê-se uma imagem com um gráfico que descreve as principais IDEs do Stack Overflow.

Mas afinal, existe um editor ou IDE que seja a melhor?

Tomo a liberdade para dar minha sincera opinião sobre essa pergunta. A resposta é não.

Para aqueles que programam em Java, IntelliJ, NetBeans ou Eclipse são excelentes recomendações. Já para quem desenvolve utilizando o Javascript, Visual Studio Code e Atom.

A escolha do editor ou IDE é pessoal e depende muito da linguagem ou área de atuação. Além disso, existem pessoas que se adaptam melhor com um ambiente do que outro.

Conclusão

A IDE e/ou um editor de código auxiliam e ajudam aqueles que desenvolvem. Por isso, conhecer a ferramenta e seus atalhos podem acelerar o desenvolvimento. E aí, curtiu?

Para aprender mais sobre programação, veja:

Guilherme Lima
Guilherme Lima

Guilherme é desenvolvedor de software formado em Sistemas de Informação e possui experiência em programação usando diferentes tecnologias como Python, Javascript e Go. Criador de mais de 30 cursos de diferentes áreas da plataforma com foco no treinamento de profissionais de TI, como Data Science, Python para web com Django e Django Rest, jogos com Javascript, Infraestrutura como código com Terraform e Ansible, Orientação a Objetos com Go. Além disso, é um dos instrutores da Imersão Dev da Alura.

Veja outros artigos sobre Programação