Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Deep Learning e Deep Fake

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Compartilhe

Deep Learning é uma classe de algoritmos de machine learning que utiliza múltiplas camadas (layers) para extrair as características (features) dos dados, sem que a gente tenha que definir quais são essas caraterísticas. Ao se trabalhar com imagens, normalmente são utilizadas uma variação das redes neuráis de multiplas camadas, chamadas de Convolutional Neural Networks (CNN) .

Quer um exemplo clássico?

Quando queremos detectar "qual animal está nessa imagem" temos de definir qual é a entrada. Será a imagem pura em JPG? Será a imagem em preto e branco só dos contornos pré processados dos objetos? Será uma versão já tentando dar destaque para as "faces" dos animais?

Essa decisão é difícil. Que tal então deixar que o próprio algoritmo escolha quais dessas features deve utilizar?

gatinho

Fazer essa analogia do que está acontecendo por trás do algoritmo é difícil. Eu dou outros exemplos no vídeo abaixo: quando um grupo de médicos e médicas fazem um diagnóstico complexo, cada um pode estar analisando uma parte do paciente diferente, um exame diferente e até em níveis de abstração diferente. É a "soma" de todas essas análises que gera a saída que buscamos. Mas quais análises fazer? Quais características (features) do exame/paciente usar? A própria rede vai pesá-los!

E o Deep fake?

Deep Fake é a aplicação dessas técnicas para tentar modificar imagens, vídeos ou até textos e dar naturalidade a eles.

No meu canal, o Guilherme Guiminam (que eu convido você a se inscrever), fiz alguns deep fakes, como do Fabio Akita, do Mario Souto (DevSoutinho) e Filipe Deschamps. Nele eu vou mais a fundo do Deep Learning e dou exemplos incríveis, mostrando o código:

Lembrando do potencial destrutivo dessas técnicas e que você precisa de autorização das imagens com quem será feito seus testes!

O código fonte em Python que eu fiz está neste repositório e o Colab aqui. Tudo baseado no paper First Order Motion Model for Image Animation.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Guilherme co-fundou a Caelum, a Alura e o GUJ. Com mais de 15 anos de experiência no ensino de programação e habilidades digitais, coordena as equipes de produção de cursos na Alura. É tecnólogo com viés matemático e medalhista de ouro em competições nacionais de computação, representando o Brasil nos mundiais. Participante ativo da comunidade open source e de educação em tecnologia, autor de 7 livros da área.

Veja outros artigos sobre Data Science