Como calcular o VCF de um experimento em Growth Hacking

Como calcular o VCF de um experimento em Growth Hacking
Imagem de destaque #cover

Agora que minha amiga começou a utilizar o processo de Growth Hacking no marketing em seu clube de assinatura de chocolates e entendeu em qual fase do funil do Growth Hacking ela deveria focar suas ações para resolver o problema do clube, ela passou a documentar em uma planilha tudo relativo aos testes que seriam realizados.

Ela colocou em linhas o objetivo, o período que o teste iria ficar na plataforma, os resultados esperados e os experimentos que seriam feitos dentro deles.

Além disso, ela vem realizando reuniões periódicas com a equipe, nas quais apresenta todos os experimentos que seriam feitos nos períodos das cerimônias de Growth Hacking. Ao fim das reuniões, escolhem um experimento para ser o principal daquele encontro.

Na planilha dos testes, separaram uma parte para criar uma tabela para os experimentos, onde eram adicionadas todas as informações a respeito deles

Nesta planilha com experimentos temos:

  • Status: indica a fase atual do experimento, podendo ser "Ideia", “Sendo executado” ou “Finalizado” No caso, estava em “ideia”, pois está começando a ser considerado e depois passa para “sendo executado” e “finalizado”, quando estiver pronto;
  • Categoria: indica em qual fase do funil do Growth Hacking aquele experimento se enquadra (no nosso exemplo acima, é o de faturamento, já que esse experimento foca em fazer com que mais pessoas passem a pagar pelo clube de assinaturas, após o período gratuito);
  • A métrica: indica quais dados que irão medir para avaliar se o experimento funcionou. Nesse experimento é a quantidade de clientes que clicam no link para começarem a pagar pelo clube.

Ao fim de cada explicação, como parte do processo de avaliação dos experimentos, ela pediu para todos os membros da equipe darem uma nota de 0 a 10 para o experimento baseados em três parâmetros:

Valor

Esse parâmetro significa, realmente, o valor que cada integrante acredita que aquele experimento irá trazer para o negócio. Sendo zero nenhum valor e 10 muito valor.

Confiança

Representa o nível de confiança que cada pessoa tem de que esse experimento realmente funcione e traga o resultado esperado por ele.

O zero indica que a pessoa não tem confiança que o experimento funcione e 10 que a pessoa tem muita confiança que funcione.

Facilidade

Por fim, cada pessoa tem que definir o nível de facilidade que acredita que aquele experimento possui. Sendo zero muito difícil, e 10 muito fácil.

Como a equipe conta com cinco pessoas: Letícia, Yuri, Yan, Giovanna e Felipe, a planilha com as notas dadas para cada parâmetro ficou assim:

Somando a nota dada por eles em cada parâmetro, para ter uma visão mais geral da resposta, na planilha a soma deles ficou ao lado do nome do parâmetro, com as notas dadas por cada membro abaixo dela.

Porém, essas notas não parecem representar nada. Será que existe algum meio mais assertivo de que esses experimento dará certo?

Calculando as probabilidades

Depois de somar as notas para o Valor, para a Confiança e para a Facilidade, minha amiga pensou em fazer uma média dessas três somas para atribuir um número ao experimento.

Para, então, analisar esse número de acordo com a média máxima da equipe para calcular a probabilidade do experimento funcionar.

O que eles estão fazendo é o VCF (Valor, Confiança e Facilidade), que calcula uma média de Valor, Confiança e Facilidade (VCF).

Dentro da estratégia, ela serve para indicar um maior sucesso ou fracasso de um experimento utilizando esses três valores. Quanto maior o valor do VCF, maior a probabilidade do experimento dar certo, quanto menor o valor, menor a chance.

Também, através desse número, podemos avaliar quais experimentos devemos fazer primeiro, priorizando os que possuem um VCF maior.

Essa média se dá com a soma dos valores apresentados para cada parâmetro por todas as pessoas da equipe de Growth Hacking.

Ou seja, o Valor representa a soma das notas dadas pela equipe a este item, da mesma forma para Facilidade e Confiança. Depois soma-se esses valores e divide-se por três, que é a quantidade de parâmetros.

A fórmula fica assim:

Assim, toda a equipe de Growth Hacking do clube de assinatura de chocolate foi calcular o VCF. A soma de Valor deu 32, a de Confiança 32, também, e a de Facilidade 50. Assim, a fórmula para este experimento ficará assim:

E continuando a conta:

Então, o valor final do VCF foi 38, o que adicionamos à planilha.

E está pronto o VCF para este experimento!

Por fim, temos que avaliar esse número de acordo com a média máxima que poderia ser dada pela quantidade de integrantes na equipe.

Como temos uma equipe com cinco pessoas, a média máxima seria 50. Se fosse uma equipe com seis integrantes, a média máxima seria 60, se fosse de dez, a média máxima seria 100, e por aí vai.

Desta forma, temos que verificar a porcentagem que demonstrará o quanto o experimento poderá funcionar.

Para isso, podemos utilizar uma simples regra de três.

Se a média máxima é 50, esse número representa o 100%.

Se a média dada para o experimento foi 38, então, temos que descobrir qual porcentagem esse número representa, o que mostrará a probabilidade do experimento funcionar. Como ainda não sabemos esse número, colocamos o x.

Cruzando os números, iremos multiplicar o 38 por 100 e o 50 por x.

O que resultará na seguinte fórmula, na qual 50 multiplica o x e 3800 é o resultado da multiplicação do 38 por 100.

Para descobrir o x, que será a porcentagem que o VCF tem em relação à média máxima, devemos passar o 50 que o está multiplicando para o outro lado do sinal de igual, o que fará com o 3800 seja dividido por 50.

Dividindo 3800 por 50, descobriremos a porcentagem do valor de VCF de dar certo.

Então, descobrimos que esse experimento tem 76% de chance de funcionar!

Assim, analisando cada experimento e sua chance de dar certo, ao fim da reunião, eles definiram quais deles deveriam ser priorizados, além de terem uma ideia de quais poderiam dar mais certo.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

O que é VCF

Então, resumindo: o VCF é um cálculo utilizado para analisar as probabilidades de um experimento funcionar ou não, por meio da percepção de todos os membros da equipe de Growth Hacking.

Pois, todos darão uma nota para o Valor, Confiança e Facilidade de cada experimento e a soma de todos as notas dividida por 3 determinará o valor do VCF.

Quanto mais próximo da média máxima, que é determinada pela maior média que poderia ser dada pela quantidade de integrantes da equipe, maior a chance do experimento funcionar e, por isso, deve ser priorizado em meio a tantos outros.

Se quiser saber mais sobre VCF, faça o nosso curso de Introdução ao Growth Hacking: crescimento para negócios digitais, que aborda cerimônias do Growth Hacking e estratégias para algumas fases do funil de Growth Hacking.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão