Ampliando a análise com o Describe

Ampliando a análise com o Describe
David Neves
David Neves

Compartilhe

Introdução

Comumente realizamos cálculos estatísticos para obter insights durante a análise exploratória dos dados. Para facilitar a nossa vida, podemos recorrer ao uso de diversas ferramentas, tais como o Microsoft Excel e, até mesmo, linguagens de programação como o R, Python e suas bibliotecas.

A biblioteca Pandas é uma delas! Recheada de funções voltadas para todo o tipo de necessidade e incluindo métodos que podem facilitar a nossa vida. No momento de descrever estatisticamente uma base de dados, por exemplo, a função Describe é capaz de gerar estatísticas descritivas através de uma base de dados importada.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Lendo a base de dados

Para entender melhor como funciona essa função, vamos importar a biblioteca Pandas para ler a base de dados de extensão CSV e exibir as 5 primeiras linhas da base utilizando a função head().

Import pandas as pd
dados = pd.read_csv(“dataset-rh.CSV”, sep=”;”)
dados.head()
Imagem recortada do google colab que ilustra a importação do pandas, conexão ao arquivo csv e exibição das 5 primeiras linhas dos dados

Feito isso, podemos observar que a base importada possui dados categóricos e numéricos. Assim, vamos usar a função describe para entender quais resultados serão retornados.

Dados numéricos

dados.describe()
Imagem recortada do google colab que ilustra a utilização da função describe nos dados numéricos

Nota-se que a função describe, por padrão, escolhe apenas os dados numéricos, retornando a contagem de linhas (count), o cálculo da média (mean) e desvio padrão (std) e identifica o valor mínimo (min), os quartis (25%, 50% e 75%) e o valor máximo (max).

Buscando o perfeito entendimento dos resultados, vamos focar na coluna Salario:

  • count - Através da contagem de valores, conseguimos entender o tamanho da amostra. Inclusive conseguimos detectar linhas com valores vazios comparando o valor do count entre duas colunas. Imagina que você utilizou a função describe e a coluna ID tem 500 valores, porém a coluna Salario tem 300 valores. Com isso, sabemos que a coluna Salario tem 200 valores vazios e é preciso tratar esses dados.
  • mean - Por ser a média aritmética, devemos sempre ficar atentos ao que ela representa, pois o resultado nem sempre refletirá a realidade. Podemos pensar numa amostra do salário mensal de 5 pessoas, sendo que 4 delas recebem 2.000 reais e uma delas recebe 50.000 reais. Ao calcularmos a média simples, encontramos 11.600 reais como resultado, o que não representa a realidade da maioria das pessoas dessa amostra.
  • std - O desvio padrão é uma medida de como os dados se dispersam em relação à média, em outras palavras, ele mostra o quanto esses dados estão espalhados. O desvio padrão é a estatística descritiva que nos permite atribuir um número único para essa dispersão em torno da média. Se a distribuição for muito dispersa, podemos calcular a quantos desvios padrão ela está do centro, por exemplo. Em nosso caso, sabemos que aproximadamente 25 mil reais estão variando em torno da média.
  • min e max - São os valores que nos auxiliam para identificar a amplitude da amostra. Na coluna Salario temos uma pessoa que recebe o valor de aproximadamente 45 mil (min) e outra que recebe aproximadamente 250 mil, logo a amplitude é igual a diferença entre 250 mil e 45 mil.
  • quartis - São os valores que nos mostram de que forma os dados foram distribuídos. Como exemplo, temos o quartil de 50%, definida como mediana, que no caso da coluna Salario mostra que metade dos valores são inferiores a 62 mil e a outra metade é superior a 62 mil.

Dados categóricos

Também é possível obtermos algumas informações das colunas categóricas. Para isso, precisamos selecioná-las para usar a função describe.

dados[[“Estado,”Sexo”]].describe()
Imagem recortada do google colab que ilustra a utilização da função describe nos dados categóricos *Estado* e *Sexo*

Como os dados das colunas Estado e Sexo são categóricos, a função describe retorna cálculos mais adequados para este tipo de dados, como a contagem de valores distintos (unique), a moda (top) e a frequência da mesma (freq). Por exemplo, a moda SP, que tem uma frequência acima dos 50% de toda a amostra.

Caso tenha interesse em conhecer ainda mais essa função e a sua aplicabilidade, dê uma olhada na documentação.

David Neves
David Neves

Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

Veja outros artigos sobre Data Science