04 pontos essenciais que o Gui Silveira já nos ensinou para aprender a aprender!

Como eu faço para aprender melhor?

Essa é certamente uma pergunta de ouro. Na Alura, nós acreditamos muito no poder de transformação da educação, mas aprender pode não ser uma tarefa tão simples quanto imaginamos.

É preciso foco, comprometimento, atenção, prática e testar os limites do nosso conhecimento. Estudar é um ato tão técnico quanto pescar, cozinhar e desenvolver códigos em JavaScript.

Nesse contexto, não é à toa que utilizamos a metáfora do mergulho de forma tão recorrente: aprender é uma verdadeira imersão. E, para se aprofundar nesse oceano com tranquilidade, é interessante aprender a aprender.

Aqui na Alura, nós temos muita sorte: se tem alguém que entende desse assunto é o Gui Silveira, um dos co-fundadores do Grupo e nosso Chief Education Officer!

Para te ajudar a “aprender a aprender”, nós separamos alguns dos pontos essenciais que ele já nos ensinou sobre o tema! Vem conhecer cada um deles lendo esse artigo!

Mulher sentada no sofá com seu notebook

1. Estudar um pouco todos os dias

Estude nem que seja por um breve minuto. Um tempo pequeno que você separa do seu dia exclusivamente para essa atividade.

Ler um artigo, fazer uma aula online, assistir um vídeo no YouTube, completar alguns exercícios - todos esses atos são maneiras de implementar o estudo no seu dia a dia de forma simples, mas eficiente.

De fato, às vezes, pode não parecer muita coisa.

É importante ter em mente, porém, que aprender não é apenas o momento em que você se debruça completamente nos estudos. Ao estudar todos os dias, sejam dez minutos, sejam três horas, o aprendizado se torna uma rotina e estimulamos o pensamento crítico constantemente.

2. Prepare um calendário de estudo!

Muitas vezes, temos a sensação de que a nossa rotina está corrida demais. Nesse contexto, abrir um espaço para os estudos parece uma tarefa impossível.

Como trabalho, exercícios, socialização, porém, estudo é coisa séria.

Por que não colocar o estudo em sua agenda ao lado de todas as suas outras tarefas?

Reserve um espaço de tempo, se comprometa com o seu aprendizado, organize a sua rotina para aprender! Se programar antecipadamente para incluir o aprendizado no seu dia a dia pode ser uma mudança que vai transformar a sua carreira.

Ao seguir um calendário de estudos, você não só vai poder se organizar melhor, como poderá olhar para os dias em que estudou e refletir sobre tudo que aprendeu.

Uma sensação realmente compensadora!

Homem sentado em frente ao seu notebook

3. Faça cursos!

Quando aprender sozinho parecer uma tarefa difícil, faça cursos! Professores e professoras são aliados incríveis nessa jornada!

Se você não tiver esse costume, não se preocupe. Comece do começo.

Faça, por exemplo, um curso online rápido, algo que tenha aulas dinâmicas e curtas.

Aqui na Alura, nós dividimos as nossas aulas em blocos justamente para que você possa dosar a forma em que consome conteúdo. Você pode assistir uma aula de 10 minutos, ou ver um bloco inteiro e estudar durante uma, duas, três horas. Tudo depende de você e do seu próprio ritmo.

Quando estiver mais confiante, talvez seja o momento de investir em um curso síncrono! Ou seja, aulas ao vivo que costumam durar um grande período de tempo.

O importante é entender os seus limites e compreender que você tem professores e professoras sempre a sua disposição para te motivar a mergulhar nesse universo de aprendizado.

4. Estude com amigos!

A comunidade é uma peça fundamental quando o assunto é estudar.

Não podemos negar que aprender é uma atividade que se torna muito mais fácil se feita em conjunto. E esse é um dos nossos motivos principais para impulsionar a sua participação na comunidade da Alura.

É por isso que temos fóruns em cada curso, grupos pontuais no Discord, repositórios no GitHub e redes sociais, como o Twitter, o LinkedIn e o Instagram.

Nós fazemos questão de marcar presença em ambientes colaborativos, para que essa troca de comunicação se torne verdadeiramente efetiva, seja entre pessoas que estão estudando ou entre quem está ensinando de fato.

Não tenha vergonha de perguntar, compartilhar seus projetos e trocar experiências! Se joga!

Gostou desses 04 pontos essenciais para aprender a aprender?

Conta pra gente o que tem feito para aprender a aprender! Compartilhe os resultados dos seus estudos!

Estamos muito curiosos para saber como essa jornada tem sido para você!

Bons estudos!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão