O que é um sprite e como ele funciona em jogos 2D?

O que é um sprite e como ele funciona em jogos 2D?
Renan Lima
Renan Lima

Compartilhe

O que é um sprite?

É bem comum em jogos vermos vários personagens, movimento de objetos, mapas desenhados ao fundo e muita coisa acontecendo. Todos estes elementos também são conhecidos como sprite. Neste artigo, vamos focar nos sprites 2D e como são feitas as animações.

Um sprite é uma imagem ou um objeto gráfico de duas dimensões em um jogo, que pode ser tanto personagem quanto objetos adicionados em um plano de fundo. Veja a abaixo a imagem de uma cena com uma sprite de um dos maiores jogos 2D de todos os tempos:

Imagem do personagem do jogo Super Mario World com a imagem de fundo do cenário colorido com as cores originais do jogo.

Para os personagens, imagine que você queira criar os movimentos deles em seu jogo, como subida de mãos, corrida, pulo, entre outros. Nesse caso, tratamos que o sprite é o personagem e, para todos estes movimentos, devemos montar as variações de sprite. Em resumo, a ideia é desenhar cada movimento como no exemplo mostrado abaixo. O caso é parecido quando queremos construir uma animação em vídeo utilizando uma sequência de desenhos à mão.

Sequência de imagens do super Mario que podem formar diferentes movimentos.

Origem do nome

O nome sprite ganhou notoriedade no mundo dos games nas décadas de 1970 e 1980, principalmente nos consoles como Atari VCS (1977), ColecoVision (1982), Nintendo Entertainment System (1983) e Sega Genesis (1988).

Imagem dos quatro videogames da década de 70 e 80 sendo eles: ATARI, Nintendo, ColecoVision e Sega genesis com suas cores originais.

Sprites nos dias atuais

À medida que a performance dos computadores foi melhorando com a evolução de hardware e software, os videogames evoluíram para o 3D, porém o uso de elementos 2D ainda continua sendo muito utilizado e aclamado no mundo dos games.

Podemos encontrar excelentes jogos 2D nos consoles atuais, com gráficos lindos que possuem vários elementos de design com grande espectro de cores.

Veja alguns deles:

  • Cuphead é um jogo eletrônico de tiro 2D que lembra muito os jogos de plataforma dos anos 90 porém com seus gráficos extremamente detalhistas e uma ótima jogabilidade. Outra referência a jogos vintage está no sistema de navegação entre fases através de um mapa ao estilo Super Mario World.

Imagem gif dos dois personagens do jogo Cuphead, pulando e interagindo contra o inimigo do jogo no cenário colorido.

  • Ori and the Blind Forest é outro jogo 2D de plataforma com um visual impressionante, com seu personagem destinado a feitos heróicos.

Imagem gif do personagem principal do jogo Ori que está percorrendo o cenário colorido e pulando os obstáculos do jogo.

  • Limbo é mais um ótimo jogo eletrônico de plataforma, embora não se trate de um colorido, como os exemplos anteriores, é um jogo que possui paisagens deslumbrantes, personagens bizarros e sons perturbadores. O jogo acontece em um cenário totalmente escuro e cinzento, pois se trata de um lugar sombrio e cheio de perigos.

Imagem gif do personagem do jogo Limbo caminhando, pulando e interagindo com o cenário escuro do jogo

Conclusão

Um sprite é um personagem ou um objeto dentro dos jogos 2D. Para criar o efeito de movimento, são necessários vários sprites diferentes com pequenas variações do mesmo personagem. Ele teve maior notoriedade nas décadas de 70 e 80 com a chegada dos videogames 2D. Posteriormente, embora o 3D tenha chegado com a evolução dos hardwares e softwares, o sprite 2D continua sendo muito utilizado nos jogos atuais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sprite e como ele funciona, que tal recriar 2 jogos clássicos com Javascript? Temos esses dois cursos de programação que vão lhe mostrar como recriar esses jogos do zero:

E você pode participar também da imersão GAME DEV da Alura através do link:

E deixo aqui o meu agradecimento para você que leu até aqui e pôde aprender um pouco mais desse maravilhoso mundo que é a tecnologia. Valeu!

Imagem gif do personagem do super Mario colorido caminhando em frente a logomarca da Alura.

Renan Lima
Renan Lima

Sou desenvolvedor Front-end , com perfil hand-son, fiz migração de carreira e tenho me dedicado em obter maior conhecimento através de cursos e pesquisas. Pratico e registro todo meu progresso no GitHub. Tenho adquirido conhecimentos em diversas tecnologias.

Veja outros artigos sobre Front-end