Programação

Java parte 2: Introdução à Orientação a Objetos

Curso online de Java parte 2: Introdução à Orientação a Objetos

1682 9.6

9,6

é a nota desse curso

3.424

alunos neste curso

Faça esse curso e...

  • Domine o paradigma de programação mais usado no mercado de trabalho
  • Entenda o que são referências e objetos
  • Use atributos, métodos da instancia e da classe
  • Define objetos através de construtores
  • Aprenda sobre encapsulamento

Premium

12x R$100 R$75
(ou à vista R$1.200 R$900) Aproveite enquanto os preços antigos continuam valendo!
Matricule-se
  • 580
    Cursos
  • 33.319
    Atividades
  • Estude por 1 ano
  • 3 ebooks da Casa do Código
  • Curso de inglês na Alura Língua
  • Acesso à Alura Start

Premium Plus

12x R$125 R$100
(ou à vista R$1.500 R$1.200) Aproveite enquanto os preços antigos continuam valendo!
Matricule-se
  • 580
    Cursos
  • 33.319
    Atividades
  • Estude por 1 ano
  • 3 ebooks da Casa do Código
  • Curso de inglês na Alura Língua
  • Acesso à Alura Start
Acesso por 1 ano
Certificado digital de conclusão
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana

Carreiras com esse curso

Veja a 1ª aula

Público alvo

Desenvolvedores que estão começando com Java e querem aprender mais sobre OO.

Nível de Dificuldade

Básico

Instrutores

  • Paulo Silveira

    Instrutor e desenvolvedor na Caelum e no Alura, fundador do GUJ.com.br e um dos criadores do VRaptor.

Já é aluno?

Começar o Curso

Conteúdo Detalhado

  1. O problema do paradigma procedural

    • Introdução
    • Paradigma procedural vs Objetos
    • Idéia central do paradigma OO
    • Cheiro procedural
    • Seja bem-vindo, Fulano!
    • O que aprendemos?
  2. Introdução à Orientação a Objetos

    • Primeira classe - Contas
    • Características dos objetos
    • Instanciação, atributos e referências
    • Definindo tipos
    • Segunda Instância
    • Valores default de atributos
    • Definindo valor de atributos
    • Referências vs Objetos
    • Referências de objetos
    • Mão na massa: Criando as primeiras classes
    • O que aprendemos?
  3. Definindo comportamento

    • Nosso primeiro método
    • Sobre métodos
    • Como chamar um método?
    • Você conhece o this?
    • Métodos com retorno
    • Métodos validos
    • Onde usar o this?
    • Métodos com referência e mais retorno
    • Declaração do método
    • Mão na massa: Criando métodos
    • O que aprendemos?
  4. Composição de objetos

    • Composição de Objetos
    • Extraindo o que é comum
    • Referência Null
    • Problema não esperado
    • Solucionando o problema no código
    • O que aprendemos?
    • Mão na massa: Referências
  5. Encapsulamento e visibilidade

    • Atributos privados e encapsulamento
    • Público x Privado
    • Getters e Setters
    • Criando Getters e Setters
    • Getters e Setters de referência
    • Vantagens de atributos privados
    • Mão na massa: Criando Getters e Setters
    • Para saber mais: Cuidado com o Modelo Anêmico
    • O que aprendemos?
  6. Construtores e membros estáticos

    • Construtores
    • Utilizando Construtores
    • Aonde está o erro?
    • Static
    • Por que não soma?
    • Mãos na massa: Criando construtores e variáveis estáticas
    • Para saber mais: Reaproveitamento entre construtores
    • O que aprendemos?
    • É agora?

Premium

12x R$100 R$75
(ou à vista R$1.200 R$900) Aproveite enquanto os preços antigos continuam valendo!
Matricule-se
  • 580
    Cursos
  • 33.319
    Atividades
  • Estude por 1 ano
  • 3 ebooks da Casa do Código
  • Curso de inglês na Alura Língua
  • Acesso à Alura Start

Premium Plus

12x R$125 R$100
(ou à vista R$1.500 R$1.200) Aproveite enquanto os preços antigos continuam valendo!
Matricule-se
  • 580
    Cursos
  • 33.319
    Atividades
  • Estude por 1 ano
  • 3 ebooks da Casa do Código
  • Curso de inglês na Alura Língua
  • Acesso à Alura Start
Acesso por 1 ano
Certificado digital de conclusão
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana